Inovação

Pescado rastreado até ao prato

11 | 09 | 2017   23.22H
Plataforma oferece total controlo sobre o nível de transparência dos fornecedores de peixe.
João Moniz | jmoniz@destak.pt

Promete revolucionar a indústria da pesca sustentável à escala global, indo de encontro à crescente preocupação relativa ao consumo sustentável de pescado e à certificação da origem dos produtos marítimos.

Estamos a falar da Big Eye Smart Fishing, uma plataforma digital desenvolvida nas Caldas da Rainha que está a ser apresentada em Vigo, Espanha, no âmbito da edição 2017 da Conferência Mundial do Atum.

O software permite a gestão de frotas pesqueiras em tempo real, fornecendo uma visão 360° das operações realizadas no mar e em terra.

Através da rastreabilidade digital, oferece-se «total controlo sobre o nível de transparência dos fornecedores de peixe, localização e datas da apanha», garante ao Destak a empresa responsável pela tecnologia.

São ainda fornecidos outros detalhes de «grande utilidade para uma escolha responsável».

Refira-se que a rastreabilidade digital no setor alimentar é um setor cada vez mais disputado globalmente, prevendo-se que valha cerca de 14 mil milhões de dólares em 2019.

O Porto de Leixões acolhe hoje a apresentação da BIZCARGO, uma plataforma para o transporte de mercadorias que permite procurar, combinar e comparar os melhores serviços de transporte e logística com soluções multimodais porta a porta.

Após um investimento de meio milhão de euros, a empresa diz que «qualquer utilizador, seja empresa ou individual, pode procurar a melhor solução entre os vários operadores de serviços logísticos do mercado, obter a melhor cotação, executar o booking eletrónico e fazer o acompanhamento da mercadoria».

Foto: DR
Pescado rastreado até ao prato | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE