Cultura

Invasão viking na zona de Belém

14 | 09 | 2017   23.01H
A freguesia de Belém, em Lisboa, vai receber este fim de semana – entre hoje e 17 de setembro – um acampamento viking, uma iniciativa do Museu da Marinha.
Destak | destak@destak.pt

Iniciativa do Museu da Marinha – que presentemente tem patente a exposição “Vikings - guerreiros do mar” – consiste num «acampamento constituído por um grupo de quatro vikings com as respetivas tendas», explicou fonte da Marinha Portuguesa à Lusa.

A iniciativa terá como parceiro o grupo de arqueologia experimental e recriação histórica “OphiGard”, vikings portugueses com «diferentes contextos profissionais, que se dedicam a ofícios específicos»: «Cada um é especialista na sua área, procurando perceber as tecnologias inerentes à atividade, assim como os gestos e os rituais», explica a Marinha.»

O acampamento será montado junto à entrada do museu e ao Mosteiro dos Jerónimos e a interação com o público terá lugar entre as 10h e as 20h. Também o Museu da Marinha, que conta com horário alargado nestes dias, poderá ser visitado neste intervalo.

Segundo a Marinha, o «objetivo é oferecer uma cápsula do tempo, estimulando a conversa e alguma experimentação, enquanto os mediadores desenvolvem as suas atividades e cumprem os rituais do dia».

O acampamento irá recriar quatro atividades que este povo nórdico desenvolvia: tecelagem e trabalhos em vidro, ferro e madeira.

Os ‘vikings’ irão chegar também à cafetaria do Museu, que irá servir pratos inspirados na gastronomia deste povo: hoje, o prato do dia será salmão assado em pão de trigo, acompanhado com batatas e legumes; amanhã «será servido um prato de frango guisado com cerveja preta, em que o frango é salteado em manteiga antes de juntar o tomilho e a cerveja preta», revela a organização; por fim, no domingo, e antes de estes guerreiros zarparem da coidade de Lisboa, quem se dirigir a Belém poderá provar um prato de «frango com mel, tarragão e alecrim».

Foto: DR
Invasão viking na zona de Belém | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE