Enoturismo

Cultura, património e tradições

12 | 10 | 2017   23.47H
Dia Europeu do Enoturismo, este ano marcado para 13 de novembro, vai ser assinalado em 700 cidades.
João Moniz | jmoniz@destak.pt

Promover o turismo do vinho na Europa, as rotas de vinho e os diversos territórios vinhateiros. Foi este propósito que levou à instituição, em 2009, do Dia Europeu do Enoturismo, que se assinala desde então no segundo domingo de novembro.

Com esta iniciativa, a RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho, que está presente em 11 países, entre eles Portugal com cerca de 70 cidades, procura divulgar a cultura, o património e as tradições das cidades parceiras e os produtores de vinho, valorizando, desta forma, os territórios onde a vinha se insere.

Este dia vai ser assinalado com programas próprios em cada cidade, apresentando conferências, concertos, visitas a adegas e passeios pelas vinhas, provas de vinho e enogastronómicas, exposições, entre muitas outras iniciativas.

Uma boa desculpa para dar um salto a locais emblemáticos de Portugal, mas também Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Sérvia.

Nesta edição pretende-se que os organizadores destaquem o consumo moderado de vinho, em cooperação com o programa da Wine in Moderation, associação sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo setor vitivinícola.

Foto: 123RF
Cultura, património e tradições | © 123RF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE