Caixa-forte azul segura rendimento
Excluindo as três jornadas em que houve um clássico, a 1.ª volta fecha com algo inédito: três jogos envolvendo um clube grande no mesmo dia. Trata-se, portanto, de um‘domingo gordo’, em que o FC Porto vai procurar ‘encher’ ainda mais o seu pecúlio no campeonato, de modo a dobrar a prova na liderança isolada.
Apesar de ter pela frente um adversário com pergaminhos – embora o 7º lugar, a 11 pontos do acesso à Liga Europa, fique muito aquém do pretendido pelo V. Guimarães –, o FC Porto é a jogar em casa, mais do que nunca, claro favorito.
Isto porque os azuis e brancos contaram por vitórias todos os jogos para a Liga disputados no Dragão, com exceção do nulo frente ao Benfica.
Esse desempenho caseiro marca a diferença para o Sporting, que segue no 2.º lugar a 2 pontos. Precisamente aqueles que foram cedidos no empate a mais que os leões registam em Alvalade face ao FC Porto (2 em vez de 1).
Nos oito jogos fora, as duas equipas têm igual registo: 6 vitórias e 2 empates. Curiosamente, o Benfica também só tem a registar um empate caseiro, precisamente o que cedeu na quarta-feira com o Sporting.
As águias têm tido maiores dificuldades nos encontros fora de casa, onde já perderam 9 pontos contra os 4 de FC Porto e Sporting.
Uma tendência que se verificou, sobretudo, no início da época (o Benfica não venceu três dos quatro primeiros jogos como visitante) e que Rui Vitória quererá contrariar novamente em Moreira de Cónegos, onde poderá enfrentar o mesmo tipo de dificuldades que quase custaram pontos ao FC Porto em Santa Maria da Feira.