Letras

“Livro do Desassossego” com novo arquivo digital

08 | 01 | 2018   23.24H
Nova plataforma potencia novas leituras e ângulos de análise da mítica e complexa obra de Fernando Pessoa.
Destak | destak@destak.pt

Um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, com imagens dos documentos originais e transcrições de quatro edições da obra, que podem ser consultadas e comparadas, já está online e será apresentado na quinta-feira, em Lisboa.

O Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego demorou seis anos a ser preparado – de 2012 a 2017 – por investigadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores em Lisboa.

O novo Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra – de Jacinto Prado Coelho, de Teresa Sobral Cunha, de Richard Zenith e de Jerónimo Pizarro –, que é possível consultar separadamente e comparar.

Além da leitura e comparação das transcrições, permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais da obra. «Trata-se de um recurso multiplataforma e multidispositivo (smartphone, tablet, PC portátil) em acesso aberto, cujas funcionalidades servem para múltiplas atividades, incluindo leitura de lazer, estudo, análise, investigação avançada e criação literária», explica um texto introdutório da nova plataforma.

Foto: DR
“Livro do Desassossego” com novo arquivo digital | © DR

1 comentário

  • e... pagam direitos de autor ao Fernando Pessoa?
    Anónimo | 13.01.2018 | 12.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE