Web Summit

Robótica torna cirurgias mais inteligentes e reduz tremuras dos médicos

08 | 11 | 2018   15.10H

A tecnologia veio "alterar profundamente" as cirurgias e tornou-as "mais inteligentes", defendeu hoje na Web Summit o cirurgião e especialista internacional Dorry Segev, para quem a robótica foi fundamental ao permitir um maior controlo e precisão.

"A robótica veio alterar profundamente o campo das cirurgias. Houve mudanças profundas nos últimos 15 anos", argumentou Dorry Segev, cirurgião da área da transplantação e professor na universidade norte-americana Johns Hopkins.

Segev apontou como exemplo da laparoscopia, a cirurgia minimamente invasiva, área que a robótica "trouxe e elevou a um outro nível".

Destak/Lusa | destak@destak.pt

1 comentário

  • A seu tempo os cirurgiões e médicos tenderão a desaparecer, substituídos por robots. Essa realidade está mais próxima do que muita gente espera! O diagnóstico de doenças começará a ser decidido com mais fidelidade por máquinas, onde se introduzem os resultados de todos os exames e análises médicas e a máquina indicará o tratamento aconselhado, numa primeira fase sempre sancionado por médicos que logo se julgará desnecessário. As intervenções cirúrgicas serão executadas também por autómatos. Que acontecerá então aos médicos? de início deverão fornecer os itens que servirão para programar as máquinas, mas depois serão as próprias máquinas que farão essa tarefa. A classe médica deverá resistir à sua substituição mas acabará por ser derrotada na sua luta. Esta é uma óbvia visão do futuro.
    zé da burra o alentejano | 08.11.2018 | 15.34Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE