Música

Espólio de Santiago Kastner doado à BN

14 | 07 | 2009   14.29H

A cerimónia está marcada para as 15:30 na BNP, na presença dos doadores, o musicólogo Rui Vieira Nery e o músico Manuel Morais (dos Segréis de Lisboa).

O espólio, como referiu à Lusa o director da Biblioteca, Jorge Couto, abrange o período compreendido entre 1931 e 1992, o ano da morte de Kastner.

Nascido em Londres em 1908, Kastner é sobretudo conhecido pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação da música antiga na Península Ibérica.

Estudou música em Londres, Leipzig e Berlim e, em 1929, fixou-se em Barcelona, onde colaborou com destacadas figuras da musicologia espanhola.

Em Portugal, onde passou a residir a partir de 1934, prosseguiu a sua obra de investigação musicológica, principalmente na área da música antiga, um importante trabalho que difundiu em livro e em revistas da especialidade, em cursos e em conferências em Portugal e no estrangeiro.

O seu trabalho de investigador incidiu sobre a música Ibérica para tecla e harpa entre os séculos XVI a XVIII, mas igualmente sobre o repertório instrumental italiano, holandês, inglês e alemão e diversos temas na área dos estudos organológicos.

Santiago Kastner faleceu em Lisboa a 12 de Maio de 1992 e a 10 de Junho deste mesmo ano foi-lhe concedida, a título póstumo, pelo Presidente da República Portuguesa a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE