PUBLICIDADE
Redes sociais

O que é que o Twitter tem?

23 | 07 | 2009   08.39H

Qual é coisa qual é ela que permite a alguns dos mais famosos desportistas do Mundo comunicarem de forma directa com os seus fãs?

O mais recente e mediático serviço de rede social: o Twitter.

Com apenas 140 caracteres para escrever em cada mensagem, o serviço de microblogue não só contagiou personalidades como Obama, Demi Moore ou Arnold Schwarzenegger como chegou ao mundo do desporto.

O desportista mais activo neste momento é o ciclista Lance Armstrong. Sete vezes campeão na Volta à França, o regresso ao Tour que está quase a terminar é seguido por 1 523 810 e ele não desilude: responde aos fãs, partilha fotos, anuncia patrocínios e fala das provas antes e após o seu fim.

Outro exemplo produtivo em termos de tweets (regularidade com que escreve) é o Twitter do gigante Shaquille O'Neall, famoso basquetebolista, seguido por 1,7 milhões de pessoas ou o tenista Andy Murray.

A Europa continental parece ter poucos futebolistas famosos na "rede", mas em Inglaterra Rio Ferdinand adora responder a fãs e amigos e elogiar colegas, tal como Wayne Rooney e Steven Gerrard.

Existem ainda outros casos de presença de famosos do desporto com pouca escrita, tal como o nadador recordista norte-americano Michael Phelps e o jogador do Benfica Freddy Adu, que ainda não sabe o seu futuro e chegou ontem de férias.

O caso de Ibrahimovic

Existem muitas contas de Twitter falsas. Um dos meios para saber se é mesmo um famoso é um certificado do Twitter, mas que só acontece em contas com centenas de milhares de seguidores. Isso mesmo aconteceu recentemente com uma conta que parecia ser de Ibrahimovic.

As mensagens pareciam do jogador e os comentários sobre o desejo de ir para o Barcelona e que já estaria a aprender espanhol fizeram notícia em agências e jornais no Mundo. No entanto, trata-se de um conta falsa - o que não invalida que Ibrahimovic esteja perto de ir para o Barça.

Em Portugal não se conhecem ainda jogadores importantes no Twitter.

-------------------------------------------------------

Lance Armstrong - 1,523,810 seguidores

Com a Volta à França ainda a decorrer, o ciclista norte-americano tem falado na perseguição à sua equipa nos controlos antidoping constantes e incómodos, explicado a dificuldade de cada etapa antes de sair para a prova. O que escreve torna-se facilmente notícia. Elogia colegas, mostra vídeos e fotos e foi no Twitter que disse, no domingo, que a partir daquela etapa ia ajudar o colega da Astana Contador a vencer o Tour sem atacar a liderança. Terça-feira anunciou já ter patrocínios para uma equipa sua em 2010.

-----------------------------------------------------

@THE_REAL_SHAQ

Shaq O'Neall partilhou um vídeo de homenagem a Michael Jackson e fotos da visita a monges Shaolin na China, em férias.

@andy_murray

O tenista conta as peripécias de tirar a carta e de actividades como golfe ou karting.

@RealWayneRooney

O jogador do Man. United confessou que recebeu uma SMS de Ronaldo a falar sobre a sua apresentação em Madrid.

@Steven_Gerrard

Fala de Michael Owen e admite ter pena que o técnico do Liverpool não o tenha querido.

João Tomé | jtome@destak.pt

1 comentário

  • O Santo Corrupto também deveria de estar no Twitter


    Pinto da Costa: Amor & negócios

    Filomena exigiu divisão do ‘bolo’ suíço

    Quando se divorciou de Pinto da Costa, Filomena ficou a perder no processo de separação de bens. O presidente do FC Porto ficou com a maioria dos bens do casal, e a ex-mulher apenas com uma pensão para sustentar a filha e com a casa de família. Antes de voltar a casar-se com Jorge Nuno, em 2007, Filomena tratou logo de exigir a divisão do dinheiro depositado numa conta na Suíça. Para isso, arranjou como desculpa querer comprar o vestido de noiva em Milão.

    Esta e muitas outras histórias inéditas sobre a relação de Pinto da Costa e Filomena Morais são reveladas no livro ‘O Segredo de um Casamento’, que é lançado hoje, escrito pelo ex-assessor do casal.

    Rui Simões, que garante que o segundo casamento foi ‘forçado’ pelo processo ‘Apito Dourado’, conta que, depois de se ter divorciado, Filomena ficou nas ruas da amargura. Como a empresa de decoração que tinha sobrevivia com a ajuda dos amigos do marido, assim que se separou o negócio foi à falência. Quando Pinto da Costa a contactou para reatarem a relação, Filomena era uma funcionária do Ikea. Decidiram voltar a casar e tiveram de fazer cedências: Filomena ‘esqueceu’ o estalo que o ex-marido lhe deu em frente aos amigos da filha, e Pinto da Costa ‘esqueceu’ a aproximação da mulher ao Benfica.

    O presidente do FC Porto precisava da mãe da filha para renovar a sua imagem e, por isso, acedeu-lhe a todos os caprichos. Filomena recebeu dois anéis de noivado e um colar de milhares de euros, e ainda exigiu comprar o vestido de noiva em Milão. Quando se apanhou em Itália, decidiu ir a Genebra e obrigar o noivo a dividir o dinheiro de uma conta. Pinto da Costa dividiu a conta em dois: uma parte para si e para a mulher e a outra para si e para a filha. Ou seja, manteve o controlo total sobre o dinheiro. Segundo conta Rui Simões, Filomena não terá percebido a ‘jogada’ e ficou contente, convencida de que tinha conseguido o que queria.

    APONTAMENTOS

    DE TÁXI PARA GENEBRA

    Filomena, Jorge Nuno e Joana foram a Genebra via Milão. Alugaram um táxi na cidade italiana para não dar nas vistas.

    VESTIDO SEM MARCA

    O vestido acabou por ser comprado numa loja normal, mas, por uma questão de glamour, foi dito que tinha sido oferecido por uma estilista amiga de Barcelona.

    CONTA ERA 'IATE'

    Com medo das escutas telefónicas, Filomena referia-seà conta na Suíça como o 'iate'.

    MULHER INSULTA PINTO DA COSTA EM MENSAGENS

    Durante os dois meses que antecederam o enlace com Pinto da Costa, Filomena Morais abriu o jogo com o amigo Rui Simões e, através de mensagens escritas, agora publicadas em ‘O Segredo de um Casamento’, revelou o que lhe ia na alma. Sem grande vontade de voltar a dar o nó com o presidente do FC Porto, Filomena não poupa o actual marido de adjectivos menos simpáticos, assim como a filha adolescente, Joana, que o autor do livro garante nunca ter tido uma boa relação com a mãe. Mensagens reveladoras de um casamento-fachada.

    MENSAGENS ESCRITAS DE FILOMENA

    'Em casa foi aquela seca... Tive de engolir... A J. é impossível... Só quer o pai para ela... Que o guarde. A curar a ressaca de ontem. Fogo, fartei-me de beber.'

    'Eu tenho sido boa. Mas ele não vai ver isso nunca, é cab... demais. Mas não me come por lorpa :) E se eu não volto para ele vais ver como se enterra todo.'

    'Tou... Sozinha é melhor, mandei-o à m... mas ele não vai... Ainda vai voltar... Agora já quer ir para casa outra vez... Não sabe o que quer... Mas tem esquema, temos de o apanhar.'

    'Podes crer... Mal fique viúva vou logo embora :) Isto se aguentar até lá :) É sempre o mesmo anormal... E depois precisa de mim e fica aflito.'

    'Tá tudo... Cheguei agora de Leiria... O camelo está a ver tv. Vou comer e vou bazar :) quando puder ligo-te. Beijinhos.'

    'A J. já chateou o pai porque deste uma entrevista... E claro sobra para mim. Vê lá que disse que era uma Carolina... Beijo.'

    'O problema é que ele me usou, nunca teve intenção de dar nada... E agora quer continuara usar para proveito só dele, como tem a ajuda da filha e até dos meus pais... Pensa que consegue.'

    'Amanhã podia comprar o jornal. É lá que vem a história da brasileira. Cá para mim ele anda com ela. Beijinhos.'

    'Queria que fosse para casa assim sem mais nem menos. Andou a f... tudo este mês e agora fica tudo bem porque lhe dá jeito... Assim de borla :).'

    RUI SIMÕES REVELA PORMENORES DA VIDA ÍNTIMA DO CASAL

    Assim que Filomena decidiu voltar a dar o nó com Pinto da Costa, entrou em contacto com Rui Simões, de quem era amiga de longa data, e pediu-lhe para tratar de todos os preparativos da cerimónia. Em dois meses, o agora autor de ‘O Segredo de um casamento’ ficou encarregue de pensar nos convidados, nos convites, escolher o local para o enlace e ainda teve de gerir as 'constantes discussões' que marcavam a vida do casal. No final, garante que não levou um cêntimo para casa e ainda diz que o seu nome foi denegrido pelos noivos, razão que o levou a contar os pormenores mais íntimos da vida de Filomena e de Pinto da Costa. 'Se não tivessem posto em causa o meu bom-nome, não teria escrito este livro', admite Rui Simões, 33 anos, que, depois de ter sido despedido pelo presidente do FC Porto, nunca mais conseguiu encontrar a estabilidade profissional. Foi esse facto que o lançou para a secretária, onde passou os últimos meses a escrever os episódios mais caricatos que marcaram os dias de Filomena e Pinto da Costa antes do casamento. No livro, Rui Simões revela os segredos do enlace que diz ter-se realizado devido a um grande jogo de interesses. Sem medo das repercussões na sua vida, Rui Simões conta todos os pormenores da vida íntima do casal numa entrevista à revista Vidas. A não perder, no sábado.
    AZULDEMAIS | 23.07.2009 | 09.24Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE