Actualidade

Autoridades de saúde identificaram um caso de sarna em hospital na Madeira

20 | 04 | 2019   21.05H

Um caso de escabiose, doença vulgarmente designada por sarna, foi hoje identificado no Hospital dos Marmeleiros, no Funchal, num utente que foi internado por "outros motivos clínicos", informou o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM).

"Após o diagnóstico, foram implementadas as medidas de segurança e controlo preconizadas de forma a minimizar os efeitos dessa situação junto dos utentes internados e dos profissionais", refere o SESARAM em comunicado de imprensa.

O Serviço de Saúde da Madeira adianta que a escabiose "não é uma doença grave", sendo, no entanto, contagiosa e caracterizada comichão, prurido e erupções cutâneas.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

2 comentários

  • Um problema contra a cura efectiva é o facto de o pessoal lavar as mãos ou usa-as em ambiente húmido,donde retiram o produto e a sarna mantém-se nas mãos! Assim o produto tem novamente de ser bem aplicado!E muitas vezes a comichão é retirada com pomadas mas o tratamento eficaz fica por fazer, a doença é disfarçada e portanto o contágio via mãos multiplica-se! E muita gente vive com sarna e sem sintomas comichosos e de «riscos na pele» de maior,alguns usam pomadas para a comichão, algo que é muito vendido o que é sintomático! Assim o numero de doentes é muito superior ao que aparenta, tanto mais que é uma doença tabú, vergonhosa! Um dos caldos de cultura desta doença e de piolhagem são os impunes prostíbulos...
    enfermeiro Bernardo | 22.04.2019 | 11.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • NÃO É GRAVE MAS É DE CURA DIFICIL, É CONTAGIOSA E PODE TORNAR-SE FONTE DE INFECÇÕES GRAVES POR CAUSA DOS ARRANHÕES INFECTADOS!!! EXISTE UMA CRESCENTE E IMPARÁVEL PANDEMIA DE SARNA TRAZIDA DO ESTRANGEIRO E DE CERTOS INTERNAMENTOS NOS LARES DE IDOSOS DE GENTE DE POUCA HIGIENE E NÃO DIAGNOSTICADA! E OS MEDICAMENTOS EXISTENTES EM PORTUGAL NÃO CURAM, EM GRANDE PARTE DOS CASOS, APENAS ESCONDEM OS SINTOMAS,A DOENÇA VOLTA SEMPRE! TAMBÉM PORQUE O TRATAMENTO E OS CUIDADOS DE HIGIENE NO CORPO E ROUPAS NÃO SÃO APLICADOS! PORQUE FOI PROIBIDA A IMPORTAÇÃO DOS MEDICAMENTOS EFICAZES E ESQUECIDOS OS ANTIGOS TRATAMENTOS?
    ENFº BERNARDO (APOSENTADO) | 21.04.2019 | 14.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não