Bactéria hospitalar sobrevive mesmo em material desinfetado - estudo

12 | 07 | 2019   18.01H

A bactéria 'Clostridium difficile' sobrevive em ambiente hospitalar, mesmo no vestuário cirúrgico e no material de aço inoxidável depois de terem sido tratados com o desinfetante recomendado.

"Os esporos das bactérias foram capazes de crescer após a descontaminação", disse a investigadora Tina Joshi a propósito de um estudo publicado hoje na revista Microbiologia Aplicada e Ambiental, da Sociedade Americana de Microbiologia.

Tina Joshi, professora da Microbiologia Molecular na Universidade de Plymouth, Reino Unido, alerta que os esporos estão a tornar-se mais resistentes e que é preciso repensar quer a forma de descontaminar os objetos quer as medidas de higiene nos hospitais.

1 comentário

• Hontem e falo há mais de 50 anos que se sabe que há um conjunto de microorganis mos que conseguem sobreviver em liquidos que em principio os deveria matar.Foram implementados vários métodos complementares de esterelizaçao de acordo com o material e que vai alem dos desifetantes.Hoje quando h´dinheiro usam-se roupas e materiais descartáveis e mesmo assim é preciso testes d de vigilância em todo o hopistial nas aguas inclusive.A manutenção dum sistema de vigilâncias permanebte inclusivé no ar dentro das instituições e nos serviços onde aparecem mais casos de resistência é oneroso e suponho que não existe essa vigilância permanente e intensiva no dito SNS assim está o SNS estatal e para estatal talvez.Uma vida valerá 3 milhões?Quantos milhoes se perdem com as infeções hospitares?
    xico | 14.07.2019 | 14.45Hdenunciar comentário