PUBLICIDADE
Magalhães/500 anos

Maior legado foi provar que a Terra é circum-navegável - historiador

12 | 09 | 2019   05.00H

O historiador Luís Filipe Thomaz considera que o maior legado do navegador português Fernão de Magalhães foi provar que a Terra é circum-navegável e o oceano Pacífico navegável.

Em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação do planeta, realizada por Magalhães e Elcano entre 1519 e 1522, Luís Filipe Thomaz disse que o navegador quinhentista "demonstrou pela prática que a Terra era circum-navegável", ao verificar a comunicabilidade entre os oceanos Pacífico e Atlântico, provando que é o mar que circunda os continentes e não o contrário.

"Já se sabia que [a Terra] era redonda, foi Pitágoras [filósofo da Antiguidade Grega] que afirmou que a Terra era redonda, sabia-se há uns dois mil anos", referiu o autor de "O drama de Magalhães e a volta ao mundo sem querer", acrescentando que "o consenso" sobre o paradigma da Terra esférica "era tamanho" no século XVI.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

1 comentário

  • os gregos nao especulavam que a terra è redonda mas baseavam-se em varios factos observados em terra e nos astronómicos.chegaram ao ponto de medir o raio da terra via estudo das sonbras! E desde há muito que as viagens de aviao e as fotos tiradas do espaço o provam, já não estamos nos tempos de Magalhaes,como os broncos terraplanistas sugerem,para facilitar os seus argumentos.Tiram partido de que a grande maioria das pessoas não percebem a explicação para a realidade dos antipodas e assim a da «das pessoas de cabeça para baixo», tem incapacidade de raciocinio abstracto!Sendo certo que a maioria acredita apenas mas não consegue perceber as provas, portanto são vulneráveis á anti-ciencia! Os nazis diziam que a terra é oca e que vivemos no seu interior!E na Rússia estalinista era oficial que existia a vida por geração espontânea(caso Lyssenco)!!! E quem se opunha...manicómio!
    O ATENTO | 19.09.2019 | 05.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE