PUBLICIDADE
Actualidade

Médicos incorrem em processos se fizerem ecografias sem terem competências

17 | 10 | 2019   17.47H

O presidente do colégio de obstetrícia da Ordem dos Médicos afirmou hoje que pode incorrer num processo disciplinar um médico que realize ecografias na gravidez sem ter as devidas competências ou requisitos exigidos.

Apesar de o colégio da Ordem andar há mais de uma década a tentar criar uma competência específica em ecografia obstétrica, sobretudo em relação às ecografias morfológicas, nenhum médico deve realizar essas ecografias específicas da gravidez sem ter os requisitos exigidos pelo colégio.

"Há uma regra geral no estatuto médico e regulamento disciplinar que diz que o médico não deve nunca exercer para além do seu nível de competência. Quem define as competências são os pares. A formação geral [de obstetrícia] tem formação em ecografia obstétrica, mas há um nível a partir do qual é preciso ter mais treino. Não se deve fazer a ecografia se não tiver a competência adequada. [E o médico] pode incorrer num processo disciplinar e eventualmente judicial", disse João Bernardes à agência Lusa.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

1 comentário

  • Com esta visao também não poderão fazer partos e cesarianas sem aquisição de competencias especificas.A especialização serve para quê?Pelos vistos são um curso genéricos e depois é necessário tirar varias competências e começarão a exercer quando chegarem á idade da reforma.Organizem-se e não compliquem.O mestrado e a especialidade ou poe limites aos atos médicos que podem exercer ou ninguém se vai entender.As ecos servem para examinar vários órgãos ,vai haver uma competência por orgâo?Se não conseguem criar a competência é por que é ridículo quando comparamos com os radiologista ou equiparados.Se o curso de obstetrícia já tem formação em ecografia obstétrica qual a questao?Das duas uma ou dao formação capaz ou deixam de a fazer e o obstetra mandará as pacientes aos serviços de radiodiagnóstico.Andamos a brincar?
    Snexo | 21.10.2019 | 18.07Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE