PUBLICIDADE
Actualidade

Cientistas querem 'Áreas Marinhas Protegidas Móveis' consagradas em convenção da ONU

16 | 01 | 2020   19.00H

Cientistas querem que o conceito de 'Áreas Marinhas Protegidas Móveis' seja consagrado na Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar (UNCLOS), como nova ferramenta de proteção ambiental face às alterações climáticas.

Num artigo que será publicado na sexta-feira na revista científica Science, investigadores consideram que o processo de atualização da UNCLOS que está em curso, o primeiro desde a assinatura da convenção em 1982, é uma "oportunidade única" para introduzir a ideia de zonas protegidas que acompanhem as espécies à medida que se deslocam.

"Como é óbvio os animais movimentam-se, muitos deles circulam por vastas áreas de oceano. À medida que as alterações climáticas se instalam e alteram ecossistemas, se criamos delimitações estáticas é provável que os animais que tentamos proteger acabem por deixar de existir dentro dessas delimitações", diz Sara Maxwell, principal autora do artigo científico, especialista em migrações de animais marinhos e professora na Universidade Washington, Estados Unidos.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE