PUBLICIDADE
Covid-19

Presidente da República assume-se como primeiro responsável por zelar pela verdade

25 | 03 | 2020   19.59H

O Presidente da República assumiu-se hoje como "primeiro responsável" por zelar pela verdade das informações divulgadas durante o surto da covid-19 em Portugal e defendeu que é preciso esclarecimento permanente face a dúvidas e rumores.

Em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "tem de haver verdade", porque "para ser possível ganhar uma guerra, naturalmente, aqueles que estão a lutar nessa guerra têm de saber exatamente qual é a situação em cada momento, no que há de bom e no que há de mau".

"E eu disse isso no início e vai ter de ser assim até ao fim da guerra. Vai ter de ser. Se quiserem, eu assumo, como disse na declaração, a responsabilidade primeira de ser o primeiro responsável por estar atento a que também a verdade seja uma característica deste combate coletivo", acrescentou o chefe de Estado.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

26 comentários

  • O título desta entrada deveria ser: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ASSUME-SE COMO O PRIMEIRO RESPONSÁVEL PELAS CHAVES DA PRISÃO QUE É PORTUGAL. Agora somos impedidos de nos irmos vacinando naturalmente, para depois nos quererem vender as vacinas. As outras de uma gripe passada, ninguém lhes pegou e foram para o lixo, mas o dinheiro não se perdeu, mudou de mãos. E suspeito de ser gatuno sou eu.
    Dono dos Burros | 01.04.2020 | 19.46Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • - O POVO PORTUGUÊS VARREU-------- NOVAMENTE OS FASCISTAS DA--------- DIREITA PARA A RUA! -------------------------------------------------- ---------------------------- Um comentário é uma Informação nova que, num enunciado ou num texto, é transmitida acerca do chamado tópico ou tema! O problema foi a desmedida "caminhada para além da Troica" que atacou apenas os rendimentos do trabalho, reformas e pensões! Esses fascistas culparam os trabalhadores, pensionistas e aposentados de todos os males e deixaram os grandes capitalistas em roda livre para a fuga de capitais para o estrangeiro. Paulo Núncio Secretário de Estado desse Governo Fascista, deixou fugir 10 Mil Milhões de Euros para o estrangeiro sem qualquer controlo. A Fascista Maria Luís (Mentirosa) Albuquerque, disse que atacava apenas os trabalhadores, pensionistas e aposentados porque "não existiam ricos em Portugal!. Apenas quem trabalha ou trabalhou foi castigado nos seus rendimentos e todos os sectores capitalistas do país ficaram
    RIC | 01.04.2020 | 16.31Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Exmo e dignissimo snr Presidente por favor obrigue o governo a distribuir mascaras por todos.O uso isolado nao serve como barreira.Acertem a mascara que os civis devem usar, deixem-se de argumentar que nao sao precisas porque nao têm.Os próximos dias vâo ser catastróficos e todo o sistema politico vai ser avaliado.As mortes vão ser mais que muitas pois os doentes apresentam cada vez mais quadros agudos e graves e ultrapassarão as capacidades e disponibilidades do sistem nacional de saúde.O facto de haver reunioes fechadas enytr politicos e epidemiologistas,matemáticos ,investigadores á porta fechada deixam-nos a pensar que vem aí uma bomba tómica seguida de muitas mini bombas ao longo de meses ou anos.POR FAVOR.
    Genésis | 01.04.2020 | 12.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Os dados, o ouro do século XXI, não pode ser acessível a gentalha como nós. Primeiro deve, e é, fornecido às companhias de seguros, para que afinem as suas tabelas de mortalidade, depois aos laboratórios. Algum de vocês foi de férias pagas não sei para onde e limitou-se a marcar presença breve num seminário patrocinado pela indústria? Isso também eu queria saber, ver o gráfico por grupos etários das mortes. Talvez o senhor presidente-de-todos-os-portugueses nos esclareça. Quanto à cerca CECILIA, eu acho que está correcta. Animais e alguns irracionais, abaixo de cão e gato, que para esses até existem polícias que os defendem, para nós gado sem préstimo à espera do abate, somos cercados e cuidado, a campanha de vacinação contra a raiva está suspensa, nunca fiando se eles mordem.
    Dono dos Burros | 31.03.2020 | 19.04Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Para meter a colherada gostaria de comentar que os termos cerca e cerco se aplica aos animais do campo ,rebanhos,vacas etc.Já prOF Ricardo jorge século 19 e 20 usava o termo técnico Cordao sanitário ,mas pelos vistos somo tratados como gado???Desinformaçao ou nova terminologia técnica????
    Cecilia | 31.03.2020 | 17.42Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Há mulher de César nao basta ser séria tem também que parecê-lo.A opacidade é a norma e transparencia nâo existem.Soube-se só ontem pela CMTV que 209 profissionais da saude estâo infetados e uma enfermeira e 7 médicos estâo na UCI em estado grave.Os dados estatisticos existem nao SITE d DGS mas escusam-se a informar quem sâo os grupos que estâo na UCI.Assim quantos ventiladores disponiveis estao nos hospitais etc.Quando já existem normas para quem terá acesso ou nao aos ventiladores ,significa que o panorama próximo vai ser terrivel.E SR PR enquato todos e sao TODOS nao usarem mascaras a disseminaçao e mortes serão avassaladoras.O terem duplicado segunda feira os numeros do PORTO dá que pensar.
    Paulino | 31.03.2020 | 17.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • BRUXO, a 'justiça' serve para absolver os amigos e condenar os inimigos. Sempre assim foi e assim será. A lutas de classes não é balela dos comunistas, é uma realidade. A classe que se apodera do Poder, manda. Quem trabalha, prefere o certo ao incerto e deixa-se estar. Há telemóvel, carro, cão e gato, pizza (pronunciar bem, senão elas pensam que são como elas) e umas férias saloias como fazemos amigos estrangeiros do Merdina em Lisboa. Vão ser absolvidos. Esquece o assunto. Quanto às mortes, 160, devo dizer que vamos ter que esperar mais 2 ou 3 dias para atingirmos o mesmo número daqueles que morreram em 2018 devido à pneumonia em Portugal. Parou Portugal por causa dessas mortes? NÃO!
    Dono dos Burros | 31.03.2020 | 15.00Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Dado que não vejo por aqui qualquer noticia sobre o crime do UCRANIANO no aeroporto em Lisboa, permitam-me que diga o seguinte: Os CRIMINOSOS que mataram este JOVEM HOMEM, SIM CRIMINOSOS são uns felizardos dado que o JUIZ os mandou para casa com MEDIDAS DE SEGURANÇA IGUAIS AQUELAS QUE ME FORAM IMPOSTAS A MIM E A MUITOS OUTROS PORTUGUESES QUE NÃO COMETEMOS QUALQUER CRIME ! Deixem-me que diga :Mas que merda de JUSTIÇA é esta, que país de MERDA é ESTE ? Tenho quase 0ITENTA ANOS e sei que já não vou cá andar muito tempo, razão porque quero que estes políticos e mais MERDA vão todos para o INFERNO e todos os seus até à quinta geração. VERGONHA,VERGONHA, VERGONHA COMO DIZ O HOMEM DO CHEGA. Vivaaaaaa o CHEGA.
    bruxo | 31.03.2020 | 14.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O governo e restantes instituçoes têm que ter a consciencia que o POVO tem espirito critico e olhos.Sem pró atividade atempada veja-se o que vai acontecendo em lares,cadeias,cuidados continuados,hospitais , contaminaçao aliatória.. O facto de já terem saido normas indicativas em caso de falencia di sistema de saude de quem vai ou nâo para UCI etc.A bota nâo condiz com a perdigota.O caos aproxima-se ou nâo?
    Débora | 30.03.2020 | 17.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • MASCARENHAS, tens que ser tu e cada um de nós, a procurar as respostas para as perguntas. Ninguém pode esperar tê-las, sem as procurar. Para isso há que usar aquilo que neste país se fez durante o Estado-Novo, ler nas entrelinhas. Ler o que não está lá, porque a Censura tinha cortado. Perceber que por exemplo: a ferra dita dura, não era uma ferradura. Somos nós que temos que estar de olhos e ouvidos abertos, espírito crítico e na hora de votar, os que votam, os que acham que vale a pena votar, optarem sem medos. Não indico sentido de voto. Somos todos diferentes, apesar de haver umas paneleiras, que nos querem fazer todos iguais a elas. Igualdade, só existe em regimes de ditadura, que é isso que os fascitas-ambientais e os fascitas-do-género querem fazer, fazer com que os frangos saiam todos da linha de engorda, com 900 gramas. É possível. Faz-se.
    Dono dos Burros | 30.03.2020 | 15.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não vou por cereja em cima de coisa nenhuma, contudo, vejamos: O Virus surgiu numa cidade com ONZE MILHÕES DE ALMAS, população superior à de Portugal, portanto se morresse um milhão, não era nada para a CHINA. Por outro lado o VIRUS, pelo que me apercebi, praticamente não se espalhou pela CHINA e não me digam que foi só pelo facto de a CIDADE ter sido FECHADA, porque no final de contas o VIRUS se espalhou com facilidade por quase todo o MUNDO, não é verdade ? Agora para mim, este VIRUS foi FABRICADO, mas por quem, ao mando de QUEM ? O facto de ter surgido na China, não quer dizer que tenha lá sido FABRICADO. A MÁFIA da União Europeia tem todo o interesse em se ver livre dos encargos com os velhos e mais incapazes, por outro lado deixou entrar os desgraçados lá de africa através do Mediterrânio para terem mão de obra ESCRAVA e também não me digam que não tem sido esta U.Europeia que tem feito para que estes desgraçados venham para a Europa. A Europa está cheia destes tristes e chegou a hora do EXTREMINIO e até estou admirado esta PANDEMIA ainda não ter chegado aos campos desses refugiados, PORQUÊ ! Quanto aos dois LOUCOS, o BRASILEIRO E O AMERICANO, está mais do que visto - DEIXAR MORRER METADE DA POPULAÇÃO e claro que as principais vitimas são os pretos e quem vive nas favelas, isto no Brasil e na América o Trump e aqueles gajos do BARRETE BRANCO enfiado na cabeça , sabe que aquela gente preta e outros imigrantes não têm proteção nenhuma na saúde e claro, é para morrerem. Agora o que vejo é muito TEATRO destes governantes, tudo gente muito boa e se for preciso atiram farpas uns aos outros, quando na minha opinião, este VIRUS foi criado em CONLUIO entre TODOS.
    bruxo | 30.03.2020 | 14.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • tirando as teorias da conspiraçâo perguntaria se faltam ou nâo faltam condiçoes de tratamento ao POVO e equipamento a quem deve usá-lo. Foi noticai que as escolas médicas etc consideram uso de máscaras e oculos na populaçao em geral uma mais valia.Máscaras podem custar entre 10 centimos a 300 euros conforme as carateristicas de filtrçao e uso ,ou com ou sem visira as célebres P2 e P3.Usadas em algumas profiçoes nao da saude ,pesquisei net estâo esgotadas no mercado nacional.Como vamos circular depois desta primeira onda sem vacinas e medicaçao eficaz?A atividade produtiva tem que arrancar mas com a proteçâo possivel ,já que risco zero não existe.Máscaras ciência diz SIM,OMS e DGS diz NÂO?Quem tem credibilidade a ciencia ou os politicos?
    Mascarenhas | 30.03.2020 | 12.44Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Colega BRUXO, só faltou a cereja no topo da pirâmide de chocolate, ou seja, dizeres o nome dos gajos. Os anglo-sionistas que precisam de um pretexto para fazerem desaparecer a COLOSSAL dívida ( olá gasparzinho, onde está meus mongolóide do PSD?, estás a trabalhar para eles) que o seu Império com pés-de-barro tem neste momento. Os que desde as guerras napoleónicas nunca deixaram de mandar nos governos desta parte do mundo dito civilizado.
    Dono dos Burros | 30.03.2020 | 12.25Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Meus Caros Comentadores: Ora vamos lá ver: O Planeta está a rebentar pelas costuras ; a população mundial é demasiada; China e Indonésia são suficientes para povoar o Planeta. Houve a Primeira Guerra Mundial que matou muita gente e a Segunda também, mas não escolheu idades ou deficientes, foi o que apareceu pela frente. Daí para cá tem havido conflitos aqui e ali mas que nada resolvem para a diminuição da população mundial e claro, morrem velhos, novos ou deficientes, é o que calha. Este VIRUS foi muito bem ESTUDADO E PROGRAMADO para matar só gente a partir de uma determinada idade, ou, gente deficiente, gente que só dá prejuízo aos Estados. Quem tem sido as vitimas deste VIRUS ? Tem sido IDOSOS e raramente uma criança ou jovem e quando morre um jovem ou criança, logo correm investigar qual a razão porque ela não resistiu ao vírus e porquê ? Para verem se o vírus está a sofrer alguma mutação; a mesma preocupação acontece quando algum IDOSO resiste ao vírus, caso como aquela IDOSA com 102 anos em Itália. Isto é uma GUERRA BIOLÓGICA , destinada ao EXTREMINIO DE TODOS OS IDOSOS a partir de xis idade, DEFICIENTES E MAIS INCAPAZES, DADOS COMO INUTEIS À SOCIEDADE. Meus caros, isto é o extermínio de um determinado grupo etário da sociedade por um GRUPO DE ESQUIZOFRENICOS paranoicos ,sádicos, que estão com o puder mundial nas mãos. Por outro lado fizeram de nós, sobretudo dos idosos, PRISIONEIROS para que se resistirmos ao Virus venha-mos a MORRER DEVIDO AO ISOLAMENTO.
    bruxo | 30.03.2020 | 11.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Meus Caros Comentadores: Ora vamos lá ver: O Planeta está a rebentar pelas costuras ; a população mundial é demasiada; China e Indonésia são suficientes para povoar o Planeta. Houve a Primeira Guerra Mundial que matou muita gente e a Segunda também, mas não escolheu idades ou deficientes, foi o que apareceu pela frente. Daí para cá tem havido conflitos aqui e ali mas que nada resolvem para a diminuição da população mundial e claro, morrem velhos, novos ou deficientes, é o que calha. Este VIRUS foi muito bem ESTUDADO E PROGRAMADO para matar só gente a partir de uma determinada idade, ou, gente deficiente, gente que só dá prejuízo aos Estados. Quem tem sido as vitimas deste VIRUS ? Tem sido IDOSOS e raramente uma criança ou jovem e quando morre um jovem ou criança, logo correm investigar qual a razão porque ela não resistiu ao vírus e porquê ? Para verem se o vírus está a sofrer alguma mutação, a mesma preocupação acontece quando algum IDOSO resiste ao vírus, caso como aquela IDOSA com 102 anos em Itália. Isto é uma GUERRA BIOLÓGICA , destinada ao EXTREMINIO DE TODOS OS IDOSOS a partir de xis idade, DEFICIENTES E MAIS INCAPAZES, DADOS COMO INUTEIS À SOCIEDADE. Meus caros, isto é o extermínio de um determinado grupo etário da sociedade por um GRUPO DE ESQUIZOFRENICOS paranoicos ,sádicos, que estão com o puder mundial nas mãos. Por outro lado fizeram de nós, sobretudo dos idosos, PRISIONEIROS para que se resistirmos ao Virus venha-mos a MORRER DEVIDO AO ISOLAMENTO.
    bruxo | 30.03.2020 | 11.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Zelar pela verdade ou pela meia verdade?
    anónimo | 29.03.2020 | 18.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó pessoal acreditem no que vos vou dizer : Tenho estado para aqui a fazer comentários de merda e diga-se de passagem por estar para aqui fechado em casa, já me estou a passar. Estava aqui no computador e de repente as minhas tripas começaram a dar voltas, mas foi coisa rápida e corri para a casa de banho; já ia com o cinto desapertado, arreio as calças e levanto a tampa da sanita e precisamente no momento que me ia a assentar a tampa cai e eu começo a esguichar merda por todos os lados para cima da tampa, era só merda por todos os lados ! BORREI-ME TODO, mas de que maneira e então os azulejos era só merda e o chão !!!!!!!!!!!!!!! Estou farto de limpar merda, nunca pensei ter tanta merda dentro de mim, embora à muito tempo eu saiba que sou só feito de merda ! Agora só me cheira à merda, pelo que ESTOU CONVENCIDO QUE NA VERDADE VIVO NUM PAÍS DE MERDA.
    até ao meu regreso | 29.03.2020 | 17.31Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ele disse "Vai ter de ser." Ora, "Vai ter de ser" não é o mesmo de "Vai ter que ser", ou é? Preciso de um esclarecimento da D. Edite Estrela...
    anónimo | 28.03.2020 | 13.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • "zelar pela verdade durante o surto da covid-19 face a dúvidas e rumores"? Ai, sim? Não se preocupe! Pior do que covid-19 é o que já aí anda: é o covid'zer.
    anónimo | 28.03.2020 | 10.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ah pois, concordo com o Adeus, e assim não é preciso a eutanásia declarada; a eutanásia dissimulada passa despercebida e ninguém desconfia. Só desconfiam do vírus e do vizinho do lado com um "chegue-se p'ra lá, não se aproxime de mim". Uma coisa é certa, "eles" querem reduzir em dois terços a população mundial! Isto é só o começo. Quando temos mosca ou mosquito em casa, o que fazemos? Vá uma bisnagada de spray para acabar com eles. Isto é a mesma coisa. Não me venham com tretas da cobra whuan e do morcego ou do pangolim!
    anónimo | 28.03.2020 | 10.15Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ó sr. Presidente em tempos de guerra mentira como terra, já o disse. Mas vejamos o seguinte : Na internet são lançados vírus para isto e para aquilo, com fins determinados, porque a ciência consegue fazer praticamente tudo o que o cientista quer. Na ciência da saúde já também se faz tudo e mais alguma coisa, portanto, eu que sou desconfiado em tudo, até já desconfio de mim próprio, ponho o seguinte pensamento: Este vírus está a matar essencialmente pessoas fragilizadas e idosos não é verdade ? ORA SE AS PESSOAS QUE MORRERAM ATÉ AGORA FORAM 60 E SOBRETUDO GENTE VELHA QUE ESTAVA EM LARES a uma média de 1000 € cada uma que fica ao Estado por mês em pensões e medicamentos , são SESSENTA MIL EUROS POR MÊS ,ou seja 720.000 € por ano que o Estado poupa com a morte desta gente e segundo o que li, está previsto que serão uns 700.000 que vão morrer com esta doença, o que quer dizer que 700.000 X 12.000€ ano dá 8.400.000 € ano que Estado mete ao bolso ! Ora isto se aplica a todos os países e como os governantes de todos os países, incluindo os de Portugal são tudo GENTE BOA, digam-me lá se este vírus foi fabricado ou não com determinado fim.
    adeus | 27.03.2020 | 10.59Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O isolamento e emergencia , falta de total transparencia ,desemorgo,baixa de rendimentos ,empobrecimento gerl e politica de transferencias vai começar a minar o país e poder´surgir uma revolta e insurreiçao total em pleno confronto com qualquer tipo de forças.provocará tantas mortes como o virus?ou nâo acontecerá?Ver video s inclusivé a do canal SKy Newes Australiano-origem e indecisoes da china e OMS ,verdade????
    Otilai | 27.03.2020 | 10.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Em tempo de guerra, mentira como terra !!!!!!!
    Jornalista | 26.03.2020 | 14.57Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A verdade se vier filtrada quando transmitida ao PR pelos boys and girls nao´e a realidade.A verdade no terreno e na comunidade cientifica ou especializada nao é a mesma que está a ser transmitida.A VERDADE ESTÀ AMORDAÇADA.ou nao?
    Bastos | 26.03.2020 | 10.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não percebi nada. Mas o desGoverno mente? Algum desGoverno mente? Nunca, jamais em tempo algum dizem a verdade, o que é bem diferente de mentir. Mentir mentimos nós, os que trabalhamos, quando dizemos que estamos doente e temos que ficar em casa, e os PIDES das baixas andam à nossa cata, porque sabem que somos mentirosos. Leio muito e vejo em todo o lado a mesma conversa esfarrapada. Ah as pessoas que estavam assintomáticas foram os transmissores em massa do "vírus". Foram e daí? Se quando estão doentes, para terem uma baixa é o cabo dos trabalhos. Se os deputados que agora andam cagados de medo, acham que eles são todos uma cambada de oportunistas e que precisam de mais descontos no lombo e menos dias de subsídios, querem que as pessoas fiquem em casa como? Espero que o "vírus" seja um justiceiro vermelho e que não se esqueça de atacar os deputados do CDS, do PSD e do PS, por esta ordem. O resto? É folclore que não vai a lado nenhum, nem os do PCP. Agora temeram pela vida. Mas qual é o perigo? Morrer? Ninguém cá fica. Só ficam os que resistem, os melhores. Tal como no Capitalismo que defendem. Qual é problema, não estou a ver.
    Dono dos Burros | 26.03.2020 | 01.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Até ao fim da guerra? Estamos a falar de uma guerra? Uma guerra? Aonde? Claro! Se há um combate coletivo... há uma guerra! Qual guerra? Ahhhhhhhh A guerra Química!
    anónimo | 25.03.2020 | 20.09Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE