PUBLICIDADE
Actualidade

Polícia em Hong Kong dispara gás lacrimogeneo sobre centenas de manifestantes

24 | 05 | 2020   09.09H

A polícia de Hong Kong usou hoje gás lacrimogéneo para dispersar centenas de manifestantes que contestavam o plano de Pequim de impor uma lei de "segurança nacional" à cidade.

Os defensores da democracia em Hong Kong criticaram a proposta da China, apresentada na sexta-feira, de promulgar uma lei de segurança nacional para proibir a "atividade separatista e subversiva", bem como a interferência estrangeira e o terrorismo no território, justificando que vai contra a estrutura de "um país, dois sistemas".

Hoje, multidões de manifestantes vestidos de preto reuniram-se no distrito comercial de Causeway Bay, na ilha de Hong Kong, para protestar contra a legislação proposta, gritando "Libertem Hong Kong" e "Revolução dos nossos tempos".

Destak/Lusa | destak@destak.pt

10 comentários

  • Recomendo a leitura de um livro que se chama: " Prisioneiros da Geografia - 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global " da autoria de Tim Marshall. Como se depreende pelo título, está escrito em brasileiro do Brasil e encontra-se por aí na internet, ou então em inglês. Fácil de ler e muito ensina acerca dos limites geográficos e das escaramuças que há. A China tem fronteiras com 20 países? A Rússia tem com 16 países e o Brasil com 10. Quanto às fragilidades chinesas, troco as portuguesas por elas. Agora teria que trocar a liberdade que não tenho em Portugal (como se constata pela ditadura policial-médica instalada por um falso governo socialista) pela aceitação de que o indivíduo vale menos que o colectivo e que é o colectivo que comanda. Com um pouco de azar à mistura ainda me tornava num dos milionários vermelhos que eles fazem à pazadas, quando aqui, nem na hora da morte serei lembrado pelo PR, já que trabalhei, descontei e continuo a pagar os impostos que me são devidos e os calotes que não são meus.
    Dono dos Burros | 28.05.2020 | 01.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A CHINA antes de ser CHINA terrotorial foi povoada e habitada tendo varias etenias e por fim estados.A sobreposiçao do ESTADO agora dominante antes da RPC e depois custou milhoes de mortos,portanto nada é da CHINA por via natural mas sim da Força e negociatas com restantes paises com e sem fronteiras com território e para alem de Taiwan etc há mais territórios em disputa com INdia etc.É hoje um País poderoso mas com muitas fragilidades ,basta dizer que tem fronteiras com cerca de 20 paises e entre eles RUSSIA ,Vietname, INDIA,Paquistâo em que alguns têm armas nucleares também..Os jogos do poder têm sido brutais e ao menor desequilibrio teremos milhoes de desaparecidos,Viver em equilibrio será a salvação do mundo.
    Ermano | 27.05.2020 | 17.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ditadura= porrada=boca fechada. Todas as liberdades do indivíduo são controladas ao máximo para servir a ditadura.
    Ninguém deseja tal | 27.05.2020 | 17.23Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A evoluçâo e queda das grandes civilizaçoes e arranjos e rearranjos dos estados e influencias geo estrtégicas sao assunto muito complexo e dá origem a muitas narrativas e este espaço não é compativel com DOSSIER respetivo seu contraditório e variantes.As verdades sâo os vencedores que as controem a partir dos factos que mais os favorecem em cada tempo e era.Mas o que precepciono é um MUNDO cujo final vai ser trágico.Os sobrevivem«ntes se houver vâo voltar á idade do inicio dos tempos ou provavelmente extinçâo será total.Portanto nada de preocupações a morte é certa e as mortes totais podem acontecer.A TERRA continuará o seu trajeto sem a HUMANIDADE que já nâo suporta nem quer mais aturar.O mundo louco dos loucos em fase final.
    valentino | 26.05.2020 | 15.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Parece que se esquece que, Hong Kong, Macau e Taiwan são parte da CHINA. Parece que se esquece que, depois do século de humilhação (eu sei que o Ocidente não tem Cara, por isso nunca a pode perder. Cara no sentido da Face. Por exemplo, ainda hoje os Migueis de Vaconcellos são mais do que as suas mãezinhas e tudo fazem por vender Portugal - Costa e Marcelo são dois), que depois do século de humilhação a que o Ocidente submeteu a CHINA, só pode haver um retorno ao que sempre a CHINA foi. O IMPÉRIO DO MEIO, o REINO que está no centro. Parece que se esquece que, o retorno primeiro de Hong-kong e só depois de Macau, era bom que os portugueses percebessem a ordem e porquê, tem um acordo que em 2049, daqui a 29 anos, expira e em que Hong Kong e Macau deixam de ter os 'estatuto especial', nessa altura, também Taiwan estará de volta e a 25ª dinastia poderá comemorar o seu centenário. O resto é o estrebuchar dos imperialistas ocidentais que já no dia de hoje, imaginem o que será daqui a 29 anos, não têm força para pegar a gata pelo rabo e que em quase tudo dependem da FÁBRICA do MUNDO, que eles montaram na busca incessante do lucro. Podem não gostar de Marx, ou de Lenin por exemplo, cada um come do que gosta, mas fariam bem em perceber que: "o capitalista vai vender-nos a corda com que o havemos de enforcar". Acham que foi uma boutade esta frase apócrifa que é atribuída a Lenin?
    Dono dos Burros | 26.05.2020 | 13.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Que se entrevistem os fascistas de estado, os comunistas, para que todos saibam de que lado estão!
    Jesus Cristo laico | 25.05.2020 | 22.48Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Em portugl sempre foi um REGIME DE DEMOCRaTURA pois estâo sempre a convencer-nos que estamos numa democrai Liberal quando esta nem sequer é tb uma DEMOCRACIA onde sejam admitidos Valores Conservadores semelhantes ao RU ou EUA que serâo as DEMO mais abertas embora com seus pontos forts e fracos.Todos os pequenos e grandes vizinhos da CHINA olham com receio para o ESTADO COMUNISTA.India,Taiwan,Japâo,Coreia do sul,Vietnemae,PaQuistâo etc .A CHINA nda a palpar o pulso ao Ocidente e se tomar de assalto Hog Kon e Macau ser´notmalissimo que pa´ses vizinhos comçem a comprar armas sofisticadas e aumentar o Poderio nuclear existen em alguns deles e se nâo forem ajudados pelo OCIDENTE teraâo mais DEFESA e POBREZA.Simplificar a guerra só entre EUA e CHINA é subtrair informaçâo como se todos os vizinhos da CHINA fossem pró chineses que nâo é o caso parece.
    rogerio alves | 25.05.2020 | 15.27Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Perdeu-se alguma que tenha caído no chão? Defensores da democracia? Qual democracia? Esta ditadura ocidental, como a que vivemos em Portugal? Ah isto agora é uma democracia? Ah condenar os cidadãos a prisão-domiciliária sem julgamento, agora chama-se democracia? Só se for democracia indiana, lá também é assim, pela mão do primo Modi. Impor o fecho dos locais de culto, agora chama-se democracia? Nem Stalin o fez, antes pelo contrário, abriu o que o Trotsky e Lenin tinham fechado. Impor que todos têm que andar com um sinal vísivel agora é democracia, e só o malandro do Adolfo Hitler, avô do Costa, é que era ditador por obrigar o mesmo aos judeus? Vão dar banho ao cão mais esta DITADURA-"democrática".
    Dono dos Burros | 24.05.2020 | 15.11Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A força ditatorial chinesa está não tolera democracias e a de Hong Kong vai acabar depressa e de seguida acaba com a de Macau criando uma qualquer confusão com agentes treinados para o efeito! Quanto à Formosa é um osso muito duro de roer que só cai se os Estados Unidos deixarem de ser guarda-costas.
    Jesus Cristo laico | 24.05.2020 | 13.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Entâo ONU nada dizes aos teus amigos chineses ou já tomaram o comando das estruturas que contam na organizaçao ONU.
    Império surgente | 24.05.2020 | 11.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE