PUBLICIDADE
Física

Estudantes portugueses conquistam 4 medalhas nas Olimpíadas Ibero-Americanas

08 | 10 | 2007   17.54H

Raul Pereira, da Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, e Pedro Ponte, da Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, alcançaram a 2.ª distinção mais alta, numa prova que reuniu 69 alunos de 18 países.

Os estudantes Pedro Carrilho, da Secundária Gabriel Pereira, em Évora, e João Guerreiro, do Colégio Valsassina, em Lisboa, completaram as medalhas, conquistando ambos o bronze.

João Guerreiro já tinha ganho o ouro nas Ibero-Americanas de Matemática, que se realizaram há duas semanas em Coimbra.

«É um excelente resultado pelo facto de todos os estudantes portugueses terem alcançado uma medalha, mas também porque o nível das provas subiu bastante este ano, aproximando-se muito da competição mundial», disse à Lusa José António Paixão, professor da FCTUC e um dos chefes da delegação nacional.

O responsável salientou ainda o desempenho do estudante Pedro Ponte, que somou 9,75 em 10 pontos possíveis no problema mais difícil da competição, o melhor resultado entre todos os participantes.

«Acabou por falhar o ouro porque a prova experimental não lhe correu muito bem», acrescentou.

O campeão absoluto destas olimpíadas foi o espanhol Adrián Rodrigo Escudero, que somou 40,80 pontos numa escala de zero a 50.

com Lusa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE