PUBLICIDADE
Actualidade

Centeno cumpre todas as condições para o cargo de governador do BdP

16 | 07 | 2020   15.15H

A antiga vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, considera que Mário Centeno "tem todas as condições" para ser governador, com um perfil que constitui "um alinhamento de interesses" com a exigência do cargo, e não "um conflito de interesses".

"Eu acho que muitas vezes as leituras mais de curto prazo, muito simples, muito mediáticas, das condições para que as pessoas exerçam as funções não podem ofuscar a necessidade de termos pessoas sérias, competentes, honestas, independentes, que pensam por si e no interesse nacional. E eu acho que Mário Centeno tem todas as condições para exercer bem essas funções. É uma pessoa conhecida na Europa, é uma pessoa influente, é uma pessoa que pertenceu ao Banco de Portugal", apontou a comissária europeia, em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas.

Elisa Ferreira salientou que "os bancos centrais têm sido bastante mais importantes do que aquilo que o comum dos cidadãos percebe, e ainda bem que assim é", sublinhando que, "quer ao nível da supervisão dos bancos, no caso português, quer ao nível da política macroeconómica, quer ao nível da política monetária, a presença de um Banco de Portugal, de um banco central, forte, é fundamental".

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE