PUBLICIDADE
Actualidade

Descongelamento das carreiras faz receitas da CGA aumentarem acima do previsto durante o 1.º semestre - CFP

03 | 09 | 2020   15.04H

A receita da CGA aumentou 4,4% no primeiro semestre deste ano, acima do crescimento de 1% previsto para o conjunto do ano, sendo este comportamento parcialmente devido ao aumento das contribuições em resultado do descongelamento das carreiras.

No relatório sobre a evolução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) no primeiro semestre deste ano, hoje divulgado, o Conselho de Finanças Públicas (CFP) indica que a receita proveniente das quotas e contribuições da CGA aumentou 6% até junho, apesar da redução de 3% do número subscritores - refletindo o facto de a CGA estar encerrada a novos subscritores desde 01 de janeiro de 2006.

No conjunto dos primeiros seis meses de 2020, esta receita atingiu 1.792 milhões de euros, mais 101 milhões de euros do que no período homólogo. "A massa salarial dos subscritores aumentou 1,1% na sequência do descongelamento das progressões na carreira dos funcionários públicos", refere o CFP, assinalando que o efeito preço (massa salarial) mais do que compensou o efeito volume de sinal contrário (redução de 3% do número de subscritores).

Destak/Lusa | destak@destak.pt

1 comentário

  • GRANDE NOTÍCIA PARA QUEM NADA VÊ RECEITAS PARA CGAPOSENTAÇÃO AUMENTOU MAS A DÍVIDA PÚBLICA AUMENTOU MUITÍSSIMO MAIS VERGONHA
    Povo | 03.09.2020 | 16.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE