rtp1

Lá em cima há planetas sem fim

03 | 11 | 2009   08.44H

Algumas estrelas portuguesas, como Nuno Markl, Francisco Mendes, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho, Carla Chambel e Sílvia Alberto decidiram vestir a camisola do Ano Internacional da Astronomia 2009 e explicar o B-Á-BÁ dos grandes mistérios do Universo.

Explicar o que são buracos negros num minuto é uma tarefa de peso para um cientista, quanto mais para gente vinda de outras áreas. Mas essa será a premissa do projecto que a partir desta semana ganha projecção na RTP1.

A série 1 Minuto de Astronomia promete abordar temáticas tão complexas como o Big Bang, a matéria negra ou os planetas extra-solares. Tudo numa linguagem clara a acessível, capaz de desconstruir complexos conceitos científicos, na voz de figuras como Vítor de Sousa, Maria Gambina, Luís Represas ou Helena Coelho.

Exibidos diariamente, com direito a repetição ao longo do dia, os segmentos de um minuto representam um desafio para os astrónomos improváveis que abraçaram tal causa. É o caso de Sílvia Alberto. «É para mim um prazer colaborar neste projecto que vai levar a astronomia ao grande público, duma forma leve e informal», conta a co-apresentadora do concurso O Último Passageiro.

A informação abordada em cada episódio será explicada ao detalhe na webpage www.1minutoastronomia.org. A série 1 Minuto de Astronomia também poderá ser acompanhada via Facebook, Twitter e Vimeo. O lançamento do programa de televisão constitui um dos eventos fortes das comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009). 1 Minuto de Astronomia é patrocinado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica.

Vera Valadas Ferreira | vferreira@destak.pt
Foto: DR
Lá em cima há planetas sem fim | © DR

1 comentário

  • I received my first credit loans when I was 32 and this supported my relatives very much. Nevertheless, I need the commercial loan once again.
    PaulaHawkins18 | 11.03.2012 | 20.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE