PUBLICIDADE
Operação Zeus

Grau de culpa elevada ditou seis anos de prisão efetiva para major-general

25 | 09 | 2020   21.14H

Grau de culpa elevada e violação dos princípios da carreira militar levaram hoje o tribunal a condenar o major-general Raul Milhais de Carvalho e o coronel Alcides Fernandes a seis anos de prisão efetiva por corrupção passiva.

Na leitura do acórdão sobre o processo de corrupção nas messes da Força Aérea, relacionada com a sobrefaturação na compra de bens alimentares e outros produtos a empresas privadas, a juíza presidente, Susana Madeira, salientou que "quando mais se ascende na hierarquia militar" maior é o "grau de culpa" e a obrigação de "cumprir os deveres estatutários" da carreira militar, que exigem honra e lealdade à instituição.

O major general Raul de Carvalho e o coronel Alcides Fernandes foram hoje condenados a seis anos de prisão por corrupção passiva agravada (de elevado valor), tendo ainda aplicado aos dois militares de elevada patente a pena acessória de proibição de funções públicas durante quatro anos. Em contrapartida, ambos foram absolvidos do crime de falsificação de documento.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

2 comentários

  • Eu quando fui tropa, no tempo da guerra colonial, lembro-me que quando chegava uma vaca, os melhores bifes eram retirados para o comandante e lá ia o impedido leva-los a sua senhora a casa e de seguida levava os meninos à escola e a senhora ao cabeleireiro ficando ali à sua espera. Depois era retirada mais carne para os sargentos lateiros e mais oficiais, ficando os ossos e algum sebo para os soldados comerem com batatas ou uma sopa de couves com algumas lesmas. Gasolina para os carrinhos de sargentos e oficiais, era uma alegria, portanto eu pergunto : Se na politica a ladroagem passa de país para filhos, é sempre o mesmo sangue que por lá circula, porque não há.de nas forças armadas ser o mesmo ? TUDO ROUBA, em tudo o que é Estado e se não é diretamente em bens, é em subornos. ATENÇÂO: QUANTO MAIOR É GRAU DE IMPORTANCIA DO FUNCIONÁRIO, MAIOR É O ROUBO. Mas tudo rouba; o jardineiro rouba flores, o mecânico rouba peças de viaturas, etc..
    bruxo | 27.09.2020 | 15.19Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Ainda há quem diga que às forças armadas não são necessárias..
    Eu mesmo | 26.09.2020 | 07.08Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE