PUBLICIDADE
Depeche Mode em Lisboa

Super-Dave

15 | 11 | 2009   16.06H

A sala estava lotada e a ânsia era muita- como estaria Dave Gahan, que tirou um tumor, viriam de todo. Vieram, com energia e entrega, para um concerto de carreira ante um público transversal em gerações e estilos, onde só faltou fulgor e brilhância antigas.

Para descrever o concerto, pode dizer-se que foi um crescendo: aos primeiros temas, do novo disco Sounds of The Universe, que apesar de interessante não resulta ao vivo, a banda parecia precisar de aquecer, a própria voz de Gahan também, e por arrasto, o público.

Chegou a temer-se que agora, finalmente, 30 anos de carreira depois, e porque não, os Depeche Mode acusassem a idade e se tivessem tornado naquelas bandas que só são uma mera sombra do que foram. Não se tornaram, ainda não.

Com o passar do concerto, Dave Gahan soltou-se (em danças muito à Elvis Presley para o seu hábito), o grupo também, Martin Gore, o público também. Sentia-se de novo o mesmo de em 2006- a dada altura, músicas marcantes atrás de músicas marcantes, de tantas vidas, da própria música, como é que World in My Eyes é deles e soa assim, quando Policy of Truth também, e Enjoy The Silence e I Feel You, e Never Let me Down.

Dave Gahan, esse, tem tantas vidas que já lhes deve ter perdido a conta, e a sua entrega e forma após tanto passado de drogas e problemas tornam o espectáculo que encabeça numa celebração à vida, à música, aos anos 80 e 90 e 2000, à resiliência (um cartaz no público dizia:’Is it a Bird? Is it a Plane? No, it’s Super Dave!).

Após 2h de concerto com direito a encore, quase todos os hits do grupo foram tocados (alguns com inovações desnecessárias) e o público pareceu ficar em paz com o grupo. Esperamos que não tenha sido o último concerto dos Depeche Mode (que prometeram voltar em breve) em Portugal, esperamos vê-los em melhor forma ainda. Se tiver sido, foi já uma celebração do público ao grande grupo britânico, com um super-homem ao leme, que mudou o panorama da música pop.

Patrícia Naves | pnaves@destak.pt
Foto: Filipa Estrela
Super-Dave | © Filipa Estrela
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE