BE pede esclarecimentos sobre queixas de doentes crónicos que pretendem vacinar-se
Segundo o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), estes centros de saúde "estão a exigir, como condição para a vacinação, a existência de uma consulta prévia com o médico de família, não obstante os doentes serem portadores de uma credencial emitida por um especialista hospitalar a comprovar a sua patologia".
"Existem milhares de doentes que não têm sequer médico de família. Esta exigência implicaria, à partida, sujeitarem-se à marcação de uma consulta de recurso e ao compasso de espera que lhe é inerente", critica o BE.
O BE acrescenta que o que "tem acontecido é que os médicos da consulta de recurso estão a informar os doentes de que eles próprios não poderão passar a devida credencial para efeitos da vacinação contra a infecção pelo vírus da gripe A e que essa responsabilidade cabe única e exclusivamente ao médico de família".
Na prática - alerta o BE - os doentes crónicos que não têm médico de família "podem estar actualmente a ser impedidos de acederem à vacinação".
Estes alegados procedimentos foram denunciados pelo BE em requerimento enviado à ministra da Saúde, Ana Jorge, por serem "explicitamente contrários às medidas anunciadas e prometidas pelo Governo" e por "comprometerem seriamente o Plano de Contingência Nacional do Sector da Saúde para a Pandemia de Gripe".
A Lusa tentou obter um comentário do Ministério da Saúde, mas até ao momento tal não foi possível.




3 comentários
...mas aurbezes dou rezon ó sinhor loussão, e, num gustei nada de bêr o nosso manda chube ein bês de mandar soli, a dezer aquilo ao Home...Ele que num sadesquessa coi oije é o prumeiro mas aminhão será o xegundo...e xer xegundo é igal a urtimo.