PUBLICIDADE
Madeira

Inaugurada primeira mesquita no Arquipélago da Madeira

14 | 12 | 2009   21.14H

Na cerimónia, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim agradeceu o “trabalho desenvolvido pela comunidade islâmica em prol da Região e a forma generosa como se integrou com o povo da Madeira”.

Alberto João Jardim criticou o facto das actuais sociedades terem “caído no materialismo despido de humanismo”, comentando: “Apesar da Europa ter atingido o desenvolvimento, a perda dos valores da espiritualidade acabará por ser a decadência de uma forma de viver”.

O presidente da comunidade islâmica em Lisboa, Abdool Karim Vakil, considerou, por seu lado, que “Portugal é um exemplo ímpar de respeito mútuo e convívio harmonioso entre etnias, que vivem lado a lado, contribuindo para o desenvolvimento da Madeira”.

Salientou que esta inauguração surge num “contexto europeu algo estranho, onde existem manifestações de xenofobia e islamofobia”.

Para ele, “todas as religiões são caminhos diferentes que nos conduzem ao mesmo Deus”. Apelou ao esforço de todos, no sentido de “transformarem as espadas em arados, fazendo do actual mundo de desavenças um lugar melhor”.

A cerimónia de inauguração da mesquita contou com a presença dos embaixadores do Irão, Arábia Saudita e representantes da Líbia, e elementos de diversas religiões da Madeira.

Em declarações à agência Lusa, o imã da Madeira, Abdel Lasri, referiu que a comunidade islâmica “está a crescer e agora tem mais condições para receber as diferentes culturas, o que é importante para ligação com a comunidade madeirense”.

Adiantou que o grupo é composto por cerca de 700 pessoas, sendo a maioria africana mas existindo também cidadãos do Paquistão, Cazaquistão, Bangladesh, Índia e alguns árabes.

“Esta é uma evolução extraordinária, porque o anterior espaço era reduzido, sem condições e esta é uma outra visão do ponto de vista da prática do culto”, acrescentou o presidente da comunidade islâmica, Abdoul Karim.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: DR
Inaugurada primeira mesquita no Arquipélago da Madeira | © DR

2 comentários

  • 15.12.2009 | 06.44Hcomentário reprovado
  • 15.12.2009 | 03.33Hcomentário reprovado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE