PUBLICIDADE
prémios de cinema

'Um Profeta' com 13 nomeações para os César

22 | 01 | 2010   13.04H

Desde que foi apresentado pela primeira vez em França, no festival de Cannes, em Maio de 2009, "Um profeta" tem recolhido elogios da crítica, nomeações e prémios internacionais, como o Prémio Especial do Júri naquele festival.

O filme foi apresentado em Portugal no Estoril Film Festival, em Novembro de 2009, numa sessão que teve a presença do realizador.

Candidato de França a uma nomeação para os Óscares, "Um Profeta" é o claro favorito aos prémios César com 13 nomeações, entre as quais melhor filme, realizador, argumento original, banda sonora (Alexandre Desplat), fotografia e montagem.

O actor Tahar Rahim, considerado o melhor do cinema europeu que estreou em 2009, está nomeado para um César pelo papel do recluso Malik El Djebena.

Na categoria de melhor filme estão ainda nomeados "Bem-vindo" (Philippe Lioret), "Le concert" (Radu Mihaileanu), "As ervas daninhas" (Alain Resnais), que se estreia a 25 de Março em Portugal, "A l´origine" (Xabier Giannoli), "Rapt" (Lucas Belvaux) e "O dia da saia" (Jean-Paul Lilienfeld).

Os vencedores desta 35ª edição dos César serão conhecidos a 27 de Fevereiro.

A apresentação ficará por conta da actriz Marion Cotillard e na cerimónia será homenageado o actor norte-americano Herrison Ford com um César de carreira.

Será ainda prestada homenagem póstuma ao realizador francês Eric Rohmer, recentemente falecido.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE