Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
moura

GNR suspende buscas dos dois suspeitos de carjacking

09 | 02 | 2010   12.17H

Seis dias após a primeira tentativa de carjacking e a partir das diligências realizadas e informações recolhidas, "nada aponta para que os homens", que ainda estão a monte, "se encontrem nas zonas" de Moura e Barrancos, disse o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, major José Candeias.

Por isso, justificou, a GNR "suspendeu o forte dispositivo de busca e batida com o fim de detetar e deter os dois indivíduos que supostamente se encontrariam" na zona e substitui-o por um "patrulhamento reforçado".

O "patrulhamento reforçado" nos concelhos de Moura e Barrancos, explicou, pretende "contribuir para manter e preservar o sossego" das populações.

Segundo o oficial, "o processo já está nas mãos da Polícia Judiciária" que continua as investigações para intercetar os dois homens que "já estarão noutra zona".

Além dos dois suspeitos a monte, do grupo, supostamente constituído por cinco elementos, fazem parte outros dois homens, que estão em prisão preventiva, e um outro homem, que foi morto quinta-feira pela GNR.

Os dois homens detidos no Estabelecimento Prisional de Beja estão indiciados, cada um, pela prática de quatro crimes - um de homicídio na forma tentada, um de roubo consumado, um de roubo na forma tentada e um de posse de arma proibida.

Segundo a GNR, a perseguição ao grupo começou quarta-feira à tarde, após uma primeira tentativa de "carjacking" em Barrancos.

O grupo foi surpreendido por militares da GNR a "assaltar, com recurso a arma de fogo, uma condutora" na Estrada Nacional 258, entre Moura e Barrancos.

Os suspeitos, ao se aperceberem de que os guardas se aproximavam, "dispararam sobre eles e atingiram a viatura da GNR, na zona do tejadilho junto à janela", tendo conseguido fugir a pé.

O dispositivo policial iniciou uma operação para os tentar intercetar e, ao início da manhã de quinta-feira, a GNR foi informada de outra situação de "carjacking", já concretizada na zona de Santo Aleixo da Restauração (Moura).

No âmbito da operação policial, uma patrulha cruzou-se, cerca das 08:30, com a viatura roubada, na qual "seguiam três indivíduos, que novamente ameaçaram os militares com recurso a arma de fogo".

Ao desobedecerem a uma ordem de paragem, "os militares dispararam sobre o veículo automóvel para o imobilizar, tendo um dos tiros atingido o condutor, que empunhava uma arma na direção do veículo da GNR".

A GNR conclui que "da ação resultou a morte do suspeito" e os outros dois que seguiam na viatura "acabaram por ser detidos, sem oferecer resistência".

No interior do veículo roubado, sublinhou a fonte da GNR contactada pela Lusa, foram encontradas "duas armas, uma caçadeira e uma pistola de calibre de guerra", que foram "apreendidas".

Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: 123RF
GNR suspende buscas dos dois suspeitos de carjacking | © 123RF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE