Logótipo XL |Automotor |Classificados |CorreioManhã |Destak |JNegócios |Máxima |MInteriores |PCGuia |Record |Rotas |Sábado |SInformática
Red Bull Air Race

CDS-PP: Votação da proposta em Lisboa é ilegal

09 | 02 | 2010   15.16H

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa acusou hoje o presidente da autarquia de ter participado “ilegalmente” na votação da proposta da Red Bull Air Race, ao ser simultaneamente autarca e presidente da Associação de Turismo.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

“Ele é o representante legal da associação, não pode fazê-lo. Está a atribuir um subsídio a si próprio”, disse hoje à Lusa o vereador democrata-cristão António Carlos Monteiro.

Na declaração de voto que apresentou, o vereador afirma que o presidente da Câmara, António Costa (PS), e presidente da Direção da Associação Turismo de Lisboa, “participou ilegalmente na votação da proposta pois encontrava-se impedido, nos termos do disposto na alínea a) do nº 1 do artigo 44º do Código do Procedimento Administrativo”.

“À luz dos estatutos da Associação Turismo de Lisboa, o cargo do presidente da direção tem carácter executivo (vide artigos 26º e 27º) pois tem competências delegadas para representar a associação e para ‘orientar a actividade do Turismo de Lisboa’”, argumentou.

Questionado sobre se a votação deverá ser repetida, António Carlos Monteiro respondeu que “esse é um problema do presidente da Câmara”.

“A decisão foi tomada de forma ilegal, disso não há dúvidas”, sublinhou.

Para isso, contribuiu igualmente “a ausência de visto do Tribunal de Contas” e o não ser “apurado ao abrigo de que rubrica do orçamento a verba é cabimentada, o que viola o POCAL [Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais]”.

“Espero que as entidades inspetivas atuem”, afirmou, referindo-se ao Tribunal de Contas, Inspecção-geral de Finanças e Inspecção-geral da Administração Local.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Câmara de Lisboa escusou-se a comentar a matéria.

O protocolo para a realização em Lisboa da Red Bull Air Race foi aprovado em reunião do executivo municipal lisboeta na semana passada.

A proposta foi viabilizada com os votos favoráveis dos vereadores da maioria socialista e dos vereadores independentes do movimento Cidadãos por Lisboa (eleitos na lista do PS) e os votos contra do PSD, PCP e CDS-PP.

Foto: José Rebelo CM
CDS-PP: Votação da proposta em Lisboa é ilegal | © José Rebelo CM

4 comentários

  • ...SERA QUE O DITO BEBE MESMO DAQUILO ? PRESIDENTE ANTONIO COSTA , PARA A PROXIMA MAIS CUIDADO COM CERTAS TOURADAS ... É QUE HA COISAS QUE SÓ PODEM MESMO ACABAR A CORNADA
    ACIDO BORICO PALHETAS... | 09.02.2010 | 18.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Bom, o touro está a ficar bravo . . . !
    alexandre barreira | 09.02.2010 | 17.25Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Os ...Presidentes...podem tudo...? Pelo menos é o que noto depois do fatidico 25 do 4.
    Judiaria | 09.02.2010 | 17.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • É pá, levem essa merda lá para o Norte de volta que não faz falta nenhuma a Lisboa! Já chega de conversa de merda sobre este assunto!
    VivaPortugal | 09.02.2010 | 16.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
OE

Debate 12 de Março

Acha que o Governo vai conseguir cumprir as metas apresentadas no Orçamento de Estado de 2010?

PUBLICIDADE

Dia 12 de Março

  • leão

    Amor: Converse de forma directa e honesta com o seu parceiro. Que os seus mais belos sonhos se tornem realidade.
    Saúde: Uma ida ao médico poderá ser-lhe muito útil para alcançar o equilíbrio.
    Dinheiro: Antes de investir procure o conselho de um especialista.

ver outros signos
PUBLICIDADE