turismo

Hotel de quatro estrelas em construção em Fornos de Algodres

17 | 02 | 2010   13.16H

Segundo José Miranda, o equipamento, com a denominação "Estrela à Vista", está a ser edificado na Serra da Esgalhada, junto à sede do concelho, e vai ter 130 quartos, unidade de tratamentos 'spa' e piscina aquecida.

"Vai ser um hotel de quatro estrelas que visa, essencialmente, atrair equipas de futebol, estágios [desportivos], mas não só", admitiu, referindo que também irá "atrair a Fornos de Algodres grupos de turistas até hoje canalizados para outros mercados".

A unidade hoteleira, que está em construção no local onde já existem equipamentos desportivos do município, poderá funcionar como centro de estágio desportivo, tendo em conta a utilização "de todas aquelas infraestruturas existentes na Serra da Esgalhada", admitiu José Miranda.

Segundo José Miranda, a parceria público privada envolve o empresário Gurmecindo Oliveira, dono de hotéis em S. Pedro do Sul (Monte Rio), Penafiel (Termas de S. Vicente), Aguieira (Monte Rio) e Montemuro (Termas do Carvalhal).

Adiantou que as obras do hotel, o segundo edificado na área do município, estão na fase inicial, e que o prazo de execução é de um ano.

"Já foram feitas as escavações, estão a começar a ser feitas as fundações e prevemos que a breve prazo se comece a construção das infraestruturas", disse.

De acordo com o presidente da Câmara, "o terreno, o projeto e as infraestruturas são da responsabilidade da autarquia", que também "assume uma percentagem no capital da empresa Terras Serranas, SA, de 15 por cento", sendo os restantes 85 por cento do empresário privado.

Reconheceu que tendo em conta a atual crise económica, a parceria "foi muito difícil de conseguir", mas prevê "sucesso" para o projeto.

No concelho de Fornos de Algodres apenas existe um hotel, explorado pela fundação INATEL, localizado na aldeia de Vila Ruiva, que também foi edificado numa parceria da autarquia com aquela instituição.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE