literatura

Livro que de contos e expressões portuenses é líder de vendas

17 | 02 | 2010   15.07H

Para além disso, a publicação está “no top de vendas das principais cadeias livreiras nacionais”, ocupando o número 1 dos rankings criados pela Fnac, pela Livraria Leitura/Bulhosa Livreiros e pela Book House, refere a editora Lugar da Palavra, em comunicado enviado à Lusa.

“Não tenho explicações para isto. Fizemos 300 exemplares, para nós e para os amigos, no âmbito de um curso de formação de adultos… Acho que é por falar do calão e da linguagem à moda do Porto. Pode estar relacionado com o espírito bairrista das pessoas do Porto. É um sucesso com que não estávamos a contar”, disse à Lusa João Carlos Brito, o formador do curso e mentor da publicação.

O livro partiu de um exercício proposto numa oficina de escrita criativa de um curso de Animação Turística.

O professor sugeriu às 14 formandas que adulterassem “livremente contos tradicionais, recriando características típicas do Porto” e o resultado foram sete contos, que transformam A Branca de Neve e os Sete Anões em A Geninha da Branca e os Sete Traficantes e O Capuchinho Vermelho em A Garina da Sé.

Daí surgiu a ideia de criar um glossário das expressões usadas, que acabou por se transformar num “levantamento e estudo sobre o linguajar do Porto”, reunindo 500 vocábulos com expressões tipicamente portuenses, como “vai no batalha” (é mentira) ou “está um grizo” (está frio).

“Custa a acreditar como é possível, mas a realidade é que um livro publicado por uma pequena editora está no top de vendas das principais cadeias livreiras nacionais”, sublinha a editora Lugar da Palavra, em comunicado.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: DR
Livro que de contos e expressões portuenses é líder de vendas | © DR

1 comentário

  • Só que existem muitas expressões que são de ambito nacional, essa do GRIZO è mais velha que a sé de Braga, não ne deem música.
    MM | 17.02.2010 | 16.17Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE