Carlos Pinto Coelho recebe comenda das artes e letras de França
A condecoração será entregue numa cerimónia que decorrerá dia 19, na embaixada de França, em Lisboa.
A decisão de atribuir a comenda ao ex-diretor de programas da RTP é justificada pelo governo francês numa carta dirigida ao jornalista onde "saúda o papel relevante" que desempenhou na "aproximação" entre Portugal e França no "domínio cultural" e o "enriquecimento mútuo" que proporcionou entre os dois países.
"O seu interesse pelo nosso país honra-nos", acrescenta o texto dirigido a Pinto Coelho, coordenador e apresentador do magazine televisivo diário Acontece, emitido durante dez anos na RTP-2.
A comenda das artes e das letras francesa já foi atribuída a outras personalidades portuguesas, entre elas o ensaísta e professor universitário Eduardo Lourenço, residente em França, o ex-ministro Manuel Maria Carrilho, o escritor Vasco Graça Moura e a jornalista Teresa de Sousa.
Carlos Pinto Coelho mostrou-se lisonjeado com a decisão do Governo francês e recordou que já anteriormente havia obtido o reconhecimento das autoridades daquele país, nomeadamente quando o presidente Nicolas Sarkozy o convidou para moderar um debate entre os ministros da cultura dos 27 estados membros da União Europeia realizado em Paris, em setembro de 2008, a que chamou Estados gerais do Multilinguismo.
1 comentário