Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
Educação

Ministério abre inquérito urgente para saber porque se suicidou professor

12 | 03 | 2010   11.53H

Um professor de Música da Escola Básica 2.3 de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra, ter-se-á suicidado alegadamente por ser alvo da indisciplina dos seus alunos, noticiam hoje os jornais Público e i.

A fonte do Ministério da Educação precisou que o processo de inquérito é "urgente", embora não tenha um prazo determinado, e pretende conhecer o "enquadramento do professor" na escola e os "antecedentes e eventuais acontecimentos que antecederam o suicídio".

Segundo os jornais, o professor, com 51 anos e licenciado em Sociologia, vivia com os pais em Oeiras e foi colocado nesta escola no início deste ano letivo. A 09 de fevereiro, o professor parou o carro na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, no sentido Lisboa/Almada, e atirou-se ao Tejo.

No seu computador pessoal, noticiam os dois diários, deixou um texto que afirmava: "Se o meu destino é sofrer, dando aulas a alunos que não me respeitam e me põem fora de mim, não tendo outras fontes de rendimento, a única solução apaziguadora será o suicídio".

De acordo com o i, os problemas do professor ocorreram com "um grupo de alunos do 9º ano", que o insultavam na aula, e que motivaram "pelo menos sete" participações do professor à direção da escola, "alertando para o comportamento de um aluno em particular".

"Colegas e familiares do professor asseguram que a direção não instaurou nenhum processo disciplinar", escreve ainda o i.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: 123RF
Ministério abre inquérito urgente para saber porque se suicidou professor | © 123RF

10 comentários

  • É a 1a vez que aqui venho, mas tou surpreendida com os comentários que li... No final das contas todos defendem o mesmo, o método de ensino. Eu comparada convosco, segundo me apercebi pelos comentários, tou englobada na nova geração, mas ainda sou do tempo das reguadas. Não concordo com a marial porque apesar de tudo, não vai assim há tanto tempo que por lá passei e tenho plena consciência que o trabalho dos professores não é fácil, mas não tem só a ver com a sua vida privada, porque se formos por aí, então ninguém tem capacidade para desempenhar qualquer cargo em qualquer profissão. Quanto ao terem obrigação de ensinar... sem dúvida, mas só o irão conseguir também com o apoio dos encarregados de educação, porque esses DEVEM ser os primeiros a educar os filhos, é uma obrigação! Ao que se a marial está a dizer que não devem fazer ser docentes a administrar uma escola, ao menos teria de ser alguém sem filhos, dado que, segundo li num comentário, e é uma realidade, desde que saiu esta lei do não se poder tocar nos alunos... veio destabilizar ainda mais o à vontade para ensinar, dado que não se pode tocar nos meninos que quebram logo. Entendo que se salvaguarde os filhos, neste caso, na escola são todos alunos, mas também há que assegurar que os professores têm condições para poder ensinar, não é chegar à escola, (neste caso pais) e exigir tudo sem dar nada em troca. Eu não tenho filhos mas pelo que vejo hoje em dia, mais vale, porque no degredo da sociedade em que vivemos os pais devem-se preocupar mais em ensinar os filhos a respeitarem se querem ser respeitados. Em vez de apontarem só o dedo, começem a olhar por vocês abaixo, porque têem mais 4 a apontar para vocês.
    rosa | 14.03.2010 | 03.05Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Cara Marluz, obvio que tem razão. As familias desestruturadas são a maior causa de desestabilização de alguns professores, que devido ao facto de se encontrarem nessa situação ficam emocionalmente desequilibrados e transportam as frustrações e os traumas para a escola, o que afecta o seu desempenho e prejudica os alunos que não têm culpa nenhuma disso.
    Os alunos são crianças e adulescentes, precisam de serem conduzidos e ensinados por gente capaz. A escola tem de ser um local de exemplo e não um local de gente/professores mal dispostos e contrariados.
    Esta é mais uma razão para que as escolas sejam geridas, não por professores mas por gestores não docentes, de forma a detectar atempadamente esses professores desestabilizados devido à desestruturação familiar. Conheço casos de professores que por se terem divorciado ficaram afectados psicologicamente. Essas pessoas precisam de ajuda mas enquanto não estiverem tratadas não podem estar em cotacto com os alunos, pois tornam-se prejudiciais ao ensino.
    MariaL | 12.03.2010 | 16.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Seja nas escolas, nos tribunais ou por absurdo, nas casas de banho públicas, todas as pessoas se devem reger pelas mesmas leis. Ainda não percebi porque é que em certos locais de usufruto público há determinadas "condições especiais" que permitem este género de situações. Dever-se-iam dar exemplos pesados já: Conselho Directivo: rua, fiscalização da DREL: rua, alunos: Tribunal e se necessário, prisão. Visibilidade máxima dos castigos para todo o país.
    Anonimo | 12.03.2010 | 16.26Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Como eu costumo apregoar uma norma que gosto muito e faz muito sentido desde sempre ... Investir na Educação/Investigação é conseguir conquistar a Liberdade, progresso e Desenvolvimento de um País ... O que está a acontecer é simplesmente o contrário ... vemos que se gastam milhões em Magalhães ... mas o importante em si fica por fazer ... métodos falíveis ... os erros sistemáticos ao longo de sucessivos governos ... e o mais grave é a educação dos pais perante os filhos ... a escola é um meio e não um fim ... bem como uma sociedade cada vez mais com famílias desestruturadas e ausentes ... Muitos quês e porquês de uma educação que ao longo de + 30 Anos foi muito mal Educada e planeada ... Os frutos a colher são estes para mal de todos nós Nação ...
    Marluz | 12.03.2010 | 16.16Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • MARIAL,mexe na ferida.ZÉ BARNABÉ,é do meu tempo,ou por lá perto. Eu se levasse com uma régua nas mãos,ou com a cana da india pelas costas,metia o rabinho entre as pernas e nem queria que em casa soubessem,porque lá estava o bigodes com o cinto para dar resposta às minhas queixas.Era assim e creio que de todos os da minha geração,nenhum deu em drogado,ladrão,assassino,malandro,etc.,todos se fizeram homens,e pena tenho eu de muitos deles já cá não estarem,o que quer dizer,que o meu fim já não está longe.Na minha opinião,desde o 25/04/1974,o país foi entregue a gente anarquista e pelo que se tem visto,julgo ,que sem excepção,todos usam ainda calções,pelo que ,em parte,somos "todos" culpados,por os destinos desta NAÇÂO,ao longo deste trinta anos,andar nas mãos de uma rapaziada,que faz de Portugal um BORDELE e uma fossa de escória.
    Portugal,está muito doente.Portugal,está com muitas doenças e a continuar assim,dificilmente se vai arranjar tratamento para tantos males.São muitos os males que afectam este país e a solução,creio que vai ser mesmo o correr de muito sangue! Pena é,é que os princuipais causadores destas desgraças,estão sempre preparados para fugirem na hora em que se lhes devia-mos fazer a barba.
    falcão | 12.03.2010 | 15.39Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • No meu tempo, um par de estalos normalmente resolvia estas questiúnculas sem mais consequências!!! Mas hoje em dia não se pode tocar "nas meninas"..., pois podem ficar traumatizadas! E assim vai a sociedade, dos atrevidos, dos cobardes, do deixa andar e do assobiar para o lado...
    Zé Barnabé | 12.03.2010 | 14.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Caro Claro, por norma não costumo responder a comentários, sejam de quem forem e ou sejam de opiniões contrárias ou a favor das minhas. Mas como invocou cobardemente a morte de um professor para atingir os seus objectivos, tenho de lhe dizer que lamento a morte do mesmo, como lamento a morte dos alunos que se vão suicidando devido à incuria e incompetencia de alguns professores.
    Não pense o senhor Claro que é a ofender quem tem opiniões diferentes das suas que resolve o seu problema de professor. O problema dos professores é fruto deles próprios, por quererem "gerir" as escolas para não serem avaliados e controlados no seu desempenho.
    Reitero a solução preconizada no meu comentário anterior, à qual, o seu comentário, só veio dar razão!
    O que é muito feio da sua parte é o senhor aproveitar-se da morte de um colega seu para insistir nos disparates que os professores, erradamente, vêm defendendo.
    Pela minha parte, e duvido que pela sua, lamento a morte do professor e dos alunos. P.S.(repito que ão costumo responder aos comentários, pelo que não o farei mais vez nenhuma)
    MariaL | 12.03.2010 | 14.31Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • AI........marial...marial...As Escolas devem ser geridas por Professores, não por professores de caracacá...que possam tirar cursos tipo...aquele...?!!! Meu Pai foi Professor do Ensino Primário Elementar e tirou o Curso na Escola Normal de BRAGA. Exerceu desde 1931 até à hora da sua morte 1960, por aí. Morreu novo. Já nesse tempo havia quem ensinasse sem ter tal curso. Minha sabia ler, escrever e contar e não rtinha nem curso nem exames......MAS não dava erros ortográficos....e quando muito, um ou outro derivado das palvras dificeis. HOJE são Engenheirors feitos à pressão e dr.s e prfessores aos montes...Tudo a cem à hora... CLARO que há diferenças...Mas nós o povo, notámo-las bem.
    Uma coisa é certa; nunca vi o meu País desde que nasci e já lá vão umas décadas...como hoje...tão fragmentado e INSEGURO....Estou feliz; espero que bata no fundo e recomece de novo...com seriedade e motivação.
    trompeteiro | 12.03.2010 | 14.20Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • MARIAL, não devia dizer o que DEVE ser feito, pois assim as pessoas até podem pensar que você SABE do que está a falar, quando de certeza não é verdade, pois de outra forma não falava assim. Uma coisa é o que você está convencida ou gostaria de ver, a outra é uma opinião séria. Deixem de vir sistematicamente com SOLUÇÕES para os problemas e lutem antes para que eles sejam seriamente debatidos, que nunca são. Isso sim, mostraria já alguma maturidade de vivência num sistema democrático e minimamente civilizado. Assim, como faz, é conversa naquela onda ridícula de que todos têm as SOLUÇÕES para os problemas sem na realidade nunca se terem debatido com eles. Perante o suicídio de um professor, você estar a dizer isto não demonstra grande carácter! Talvez o melhor seria fazer um minuto de silêncio. A não ser que seja uma cassete paga para falar, claro...
    CLARO | 12.03.2010 | 13.40Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Suicidam-se professores, suicidam-se alunos. Quando é que esta gente se convence, e em especial os próprios professores, que as escolas têm de ser geridas por gestores qualificados e não pelos próprios professores?!
    Os professores devem limitar-se ao ensino. A gestão das escolas deve ser entregue a gestores sem vinculo ao ensino. No dia em que isso acontecer, acabam-se os problemas nas escolas. Mas os professores querem ser eles a "gerir" para fazerem os disparates que querem e lhes apetece sem que ninguem os avalie e observe o seu desempenho.
    Com a gestão das escolas entregue a pessoas não docentes, o trabalho dos professores ficará muito mais facilitado, pois limitam-se à tarefa que lhes compete, ensinar, e todos os restantes assuntos, como a indiciplina, o cumprimento dos horários, quer por professores, quer por alunos, etc... serão tratads pelo gestor, não perturbando, assim, o trabalho dos professores que com este modelo actual, perdem mais tempo a tratar de assuntos que lhes são alheios do que a ensinar que, essa sim, é a sua missão.
    MariaL | 12.03.2010 | 13.03Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE