Detido no aeroporto de Lisboa fica em prisão preventiva
Cerca das 20:00, o advogado José Galamba, que defende o suspeito, disse aos jornalistas à porta do TCIC que o juiz determinou prisão preventiva para o cidadão espanhol, sobre quem pende um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciais espanholas.
José Galamba disse, contudo, desconhecer a existência do mandado de detenção europeu contra Andoni Fernandéz que, segundo revelou, identificou-se perante o juiz do TCIC, Carlos Alexandre, mas não prestou quaisquer declarações sobre os factos de que está indiciado.
O causídico revelou que o seu constituinte basco está indiciado pelos crimes de terrorismo e adesão e apoio ao terrorismo. Quanto à alegada falsificação de passaporte, alegou que essa questão não se coloca porque se trata de um crime instrumental que se integra nos outros dois.
José Galamba disse desconhecer, em rigor, se há intenção de Espanha em pedir a extradição do arguido basco, insistindo nada saber sobre o mandado de detenção europeu ou um eventual processo de delegação de competências com vista a ser julgado em Espanha.
Questionado sobre se durante a audição no TCIC foram exibidas provas do alegado envolvimento do seu constituinte com a actividade terrorista da ETA, José Galamba escusou-se a revelar o que aconteceu, alegando que isso são "pormenores" e "minudências".
Andoni Fernández vai pernoitar hoje no Estabelecimento Prisional (EP) da Polícia Judiciária (PJ), tendo o advogado de defesa dito desconhecer se será transferido em breve para outro EP, designadamente a cadeia de alta segurança de Monsanto.
Andoni Fernández tinha deixado às 17:05de hoje o EP da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, para ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre, do TCIC.
Paralelamente, cabe à 3.ª Secção Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa apreciar o mandado de detenção europeu, que visa entregar a Espanha Andoni Fernández, suspeito de pertencer à organização separatista basca ETA.
Andoni Fernández, detido na quinta feira no aeroporto de Lisboa, é suspeito de ter ligações à casa de Óbidos onde foi desmantelada em fevereiro uma célula da organização separatista basca e onde foram encontrados centenas de quilos de explosivos.
Andoni Fernández foi intercetado no aeroporto de Lisboa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com passaporte mexicano falso.
A ETA é considerada uma organização terrorista pelas autoridades espanholas.






1 comentário