Logótipo XL |Automotor |Classificados |Correio da Manhã |Destak |Jornal de Negócios |Máxima |Record |Rotas & Destinos |Semana Informática
AR

PS leva a plenário debate sobre 'lei da rolha' aprovada no PSD

15 | 03 | 2010   19.58H

Proposta por Pedro Santana Lopes no congresso do PSD, esta norma pune com a suspensão de membro do partido até dois anos ou com a expulsão os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, diretrizes e regulamentos desta força política, especialmente se o fizerem nos 60 dias anteriores a eleições.

Para Francisco Assis, o país “não está perante uma mera questão interna do PSD, porque os partidos têm responsabilidade públicas”.

“Quando um partido adota uma norma desta natureza fere a democracia no seu conjunto e ofende o sistema partidário no seu todo. Por isso, repudiamos que o PSD tenha seguido por este caminho, já que constitui um péssimo sinal que se dá à sociedade portuguesa”, alegou o líder parlamentar do PS.

Segundo Francisco Assis, a aprovação desta polémica norma em congresso “demonstra bem o estado a que chegou o PSD”.

“Vamos suscitar esta discussão na Assembleia da República, porque esta questão não tem apenas a ver com a vida interna do PSD, mas com o funcionamento em geral da democracia portuguesa. Sempre que um partido cerceia a liberdade de expressão aos seus militantes, é toda a democracia que fica afectada”, argumentou o líder parlamentar socialista.

Ainda de acordo com o Assis, o PS, nesta primeira fase, vai colocar esta questão estatutária do ponto de vista política, mas admite numa segunda fase “estudar as formas mais adequadas de concorrer para a resolução deste assunto”.

Numa referência indirecta à polémica sobre o voto por braço no ar no PCP, Assis acrescentou: “já há uns tempos atrás o Parlamento pronunciou-se sobre modelos de organização interna de outros partidos que ofendiam princípios democráticos fundamentais, como o direito ao voto secreto”.

3 comentários

  • Dois comentadores dois fascistas e puros, então vamos lá comparar os pais com filhos. se educação que o pai der ao filho for sempre a dizer-lhe, filho lembras-te quando havia o SALAZAR, nós nem podias quase falar, nem tossir junto de outros homens isso é muito bom ,é i gual ao que se passa no PSD.
    GALILEU | 15.03.2010 | 21.31H
  • Agora brincamos ao jogo do gato e do rato com a politica do golpe baixo.
    O PS deve ter muito a ver com as politicas internas do PSD. Se calhar esqueceram a ditadura da disciplina de voto....
    Navyseal | 15.03.2010 | 20.46H
  • Mas leva o quê?
    Só mesmo do PS.
    Há coisas que me fazem rir.
    Será que eles não fizeram e fazem o mesmo??
    Eu digo sim!
    Garanto!
    joao | 15.03.2010 | 20.05H
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE