Dia do não fumador

Efeito de deixar tabaco começa após 20 minutos de paragem

16 | 11 | 2007   10.38H

Apesar dos efeitos de deixar de fumar começarem a sentir-se logo 20 minutos depois, só passados 10 a 15 anos é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador, explicam pneumologistas.

Na véspera do Dia Nacional do Não Fumador, que se assinala amanhã, os dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia indicam que bastam 20 minutos sem fumar para que a tensão arterial desça.

Também o risco de enfarte diminui ao fim de 24 horas sem tabaco. Para sentir uma redução na tosse e no cansaço tem de se esperar entre um e nove meses e um pouco mais, cerca de 12 meses, para ver decrescer para metade o risco de contrair doença coronária.

Para além disso, o tabaco é responsável por 90% dos casos de obstrução pulmonar e a cada oito segundos morre uma pessoa no Mundo com uma doença relacionada com o tabagismo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

Médicos aprendem a ensinar
Mais de 500 profissionais de saúde frequentaram já os cursos de formação para 'ensinar' doentes a deixar de fumar da Sociedade de Pneumologia, que com a iniciativa pretende preparar os centros de saúde para os desafios da nova lei do tabaco.

Estes cursos pretendem colmatar a falha, a nível nacional, da formação dos médicos, por se acreditar que pode ser uma ferramenta essencial para ajudar a diminuir o consumo de tabaco.