PUBLICIDADE
sintra

Mau tempo fez cair eucalipto de 140 anos

01 | 04 | 2010   13.21H

O eucalipto foi plantado por D. Fernando II e por Elise Hensler, nas imediações do Chalet da Condessa, a 10 de julho de 1869, dia do seu casamento com o propósito de assinalar aquela data.

Segundo adiantou à agência Lusa Nuno Oliveira, da Parques de Sintra Monte da Lua, empresa pública que gere os parques e palácios de Sintra, a queda da árvore centenária “foi uma perda muito grande porque era um eucalipto muito emblemático”, com cerca de 140 anos de idade.

O responsável explicou que a chuva intensa dos últimos meses, combinada com o elevado grau de saturação dos solos e a própria localização do “Eucalyptus Oblíqua” junto de uma linha de água, precipitou a queda desta árvore centenária a 26 de fevereiro.

“Nada faria prever que aquele eucalipto pudesse cair. Era um exemplar magnífico mas quando chove muito os solos ficam saturados e o facto de as árvores na serra de Sintra desenvolverem raízes muito superficiais, porque têm sempre muita água, contribuiu para a queda”, disse.

Nuno Oliveira garante que a morte da árvore “não poderia ser evitada porque isso obrigaria a tomar medidas que não fossem adequadas”, pois não seria viável “meter blocos de cimento com esticadores para evitar que a árvore caísse”.

“Ficamos com pena mas na realidade não haveria nada lógico que pudesse salvaguardar aquele exemplar”, referiu.

Em 1838 D. Fernando II estava casado com a rainha regente D. Maria II (a sua primeira mulher), altura em que adquiriu um velho convento em ruínas no topo da serra de Sintra, que mais tarde transformou no Palácio da Pena.

Conhecido como o Rei Artista D. Fernando II casou em 1869 com uma cantora lírica, que havia sido tornada condessa, meses antes do casamento.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

2 comentários

  • Consequências da erosão dos 100 anos da república . . . !
    alexandre barreira | 02.04.2010 | 08.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • É um sinal evidente...do ALÉM...de que a Monarquia ainda tremula...mas não sucumbe...acho eu de que...?! Agora só se vêm machos, alguns feiosos pacaraças...Nada que se compare às Princesas...leves e graciosas de antanho...!
    Oremos então...?!
    Thémis | 01.04.2010 | 14.09Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE