PUBLICIDADE
Tecnologia

Engenheiro português ganha 100 mil euros em concursos da Vodafone

26 | 05 | 2010   21.49H

A aplicação "permite a pesquisa e o visionamento de imagens do Flickr, através do telemóvel, com recurso a critérios de busca como palavras chave, nome de utilizador, cores predominantes e localização, detetada através do módulo de GPS do telemóvel", esclarece hoje a Vodafone, numa nota de imprensa.

Ainda de acordo com a operadora, a nova aplicação já está disponível para download na Loja de Apps diretamente a partir do telemóvel ou em www.360.com (espaço dedicado ao serviço Vodafone 360).

Em declarações à agência Lusa, Pedro Melo Campos, engenheiro informático no Porto, contou que tudo começou quando alinhou num concurso anterior da operadora para promover uma nova plataforma de aplicações e alguns novos telemóveis - não venceu, mas estava no caminho certo.

"Apesar de não ter ganhado esse concurso, conheci algumas pessoas ligadas à criação de aplicações para telemóveis e, sendo freelancer, comecei a fazer trabalhos com elas e a desenvolver algumas aplicações para vários modelos, incluindo para a nova plataforma da Vodafone, o que me deu alguma experiência", recordou.

"Entretanto, abriu este concurso e eu fiz uma aplicação e submeti", revelou, explicando que, nessa primeira fase do concurso, "um júri nacional definido pela Vodafone escolheu a aplicação vencedora".

A segunda fase foi a nível europeu, tendo participado aplicações de oito países em que a Vodafone está instalada - Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Portugal e Reino Unido - e onde o novo serviço vai estar disponível.

Na final europeia, o vencedor foi escolhido pelo público online, tendo o FlickrShow sido o mais votado até sexta feira, o que valeu a Pedro Campos um prémio de 75 mil euros, montante a somar aos 25 mil euros obtidos na fase nacional.

Como na segunda fase cada participante tinha de fazer um vídeo relativo à aplicação, "também para apelar ao voto", é possível aceder ao do vencedor em www.youtube.com/watch?v=CXrZnI2jiFs.

Pedro Melo Campos concluiu um Mestrado Integrado em Engenharia Informática e de Computação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo passado um ano do curso na Universidade de Bristol, ao abrigo do programa Erasmus.

Trabalhou numa empresa de software de vídeo profissional para televisão e cinema, da qual saiu ao fim de um ano, para investir em ideias próprias, participando com colegas em projetos para telemóveis e para a Internet.

Mudou-se seguidamente para a Blip.pt, um empresa também de colegas, que faz programas para telemóveis e programação para a Net.

"Parte do prémio destina-se a investir numa das áreas da Blip.pt, a área de programação móvel", assegurou.

O concurso App Star da Vodafone já atribuiu um total de meio milhão de euros em prémios e a empresa considera que "a comunidade de ‘developers’ em Portugal, para além de evidenciar elevados parâmetros de qualidade e inovação nos trabalhos desenvolvidos, está a tornar-se, cada vez mais, uma referência a nível internacional".

Destak/Lusa | destak@destak.pt

2 comentários

  • Posso ajudá-lo com um empréstimo para resolver todos os seus contatos esforço financeiro por e-mail: bforest.loanlenders02@gmail.com Empréstimo offerd Agora ..
    Bforest Loan Firm | 05.06.2010 | 17.05Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Parabéns!
    Um orgulho para o nosso país!
    Alberto Silva | 27.05.2010 | 12.06Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE