PUBLICIDADE
Figueira da Foz

Tartaruga morta, com 400 quilos, detectada na Costa de Lavos

03 | 06 | 2010   20.14H

Uma tartaruga já cadáver, com cerca de 400 quilos, foi hoje descoberta no areal a sul da Figueira da Foz, perto da praia da Costa de Lavos, disse à agência Lusa fonte da autoridade marítima.

“A tartaruga estava já cadáver quando foi detectada, pela manhã, numa zona da orla costeira entre o parque de campismo e a praia da Costa de Lavos”, disse o comandante do porto da Figueira da Foz, Malaquias Domingues.

O responsável revelou que o animal foi observado no local por uma equipa de biólogos, contactados pela autoridade marítima, que estimaram o seu peso em cerca de 400 quilos.

A tartaruga, que se encontra numa zona de difícil acesso, só deverá ser retirada da praia “entre hoje e amanhã [sexta feira]” com recurso a maquinaria pesada da autarquia da Figueira da Foz, frisou.

Malaquias Domingues garantiu ainda que o animal “não representa perigo para a saúde pública”, embora as autoridades tenham constituído um perímetro de segurança em redor do cadáver.

Dada a dificuldade de acesso ao local, que implica uma longa caminhada pelo areal ao longo da costa, a tartaruga não tem sido alvo da curiosidade popular.

“Houve alguns curiosos, mas poucos. Não tem havido excursões”, sublinhou.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE