Férias para voluntários em Cabo Verde
Esta semana ia propor-lhe os encantos da Capadócia, terra de fixações e antigos sonhos, mas um olhar mais atento à actualidade desaconselhou-me a opção. No que respeita a destinos, os últimos dias têm, aliás, sido férteis em recomendações. Detenho-me em duas: não voltar costas à nossa vocação atlântica e não desbaratar divisas no exterior.
Ora, como o bom senso ordena que, sobretudo em tempo de crise, se não desprezem os bons conselhos, resolvi aplicá-los às férias e assumir o desafio: ir para fora sem ser "cá dentro", privilegiando os países na rota das nossas antigas relações oceânicas e - fundamental! - sem gastar dinheiro à conta da viagem. Solução: férias em Cabo Verde em regime de voluntariado para a Fundação Tartaruga. Comece a fazer a mala que eu explico no caminho.
À borla em troca de ajuda
Precisa de ter mais que 18 anos, gostar de praia e vida ao ar livre e estar disposto a ajudar a Fundação Tartaruga em várias actividades de conservação destes animais. Preenchidos os requisitos, esta é a oportunidade perfeita para juntar o útil ao agradável, permitir-se uma experiência única e umas férias diferentes e baratas.
Além do bilhete de avião, que encontra a preços-pechincha em vários operadores, só tem que contribuir com 12 euros diários para ajudar nos custos de estadia porque, alojamento, alimentação e despesas logísticas estão incluídos.
São obrigatórios seguro médico e de viagem e a duração mínima para se voluntariar no projecto são duas semanas, mas os estagiários podem contar com seis.
Cinco praia e tarefas à escolha
A Fundação actua em cinco praias na ilha da Boavista, com projectos em Curral Velho, Fundo das Figueiras e Boa Esperança. Serão esses areais, banhados por águas cálidas, que lhe servirão de cenário às férias e à colaboração. As tarefas são múltiplas e animadas: das caminhadas-patrulha em busca de ninhos, à contagem de ovos, passando pela recolha de dados, acompanhamento de turistas, apoio em actividades de lazer e sensibilização junto de escolas, unidades balneares e hoteleiras.
Pode colaborar a fazer cartazes, a mapear e sinalizar locais, participar em escavações, acções de limpeza de praia, mergulho, workshops, jogos e peças de teatro organizadas para envolver as comunidades locais.
Viu? Ainda bem que fez a mala: as tartarugas e o oceano não precisam do seu dinheiro para lhe agradecer o contributo. Formulário de inscrição, guia do voluntário, mapas, contactos e informações em: turtle-foundation.org.





6 comentários
Eventualmente estou mesmo interessada. Gostaria que me esclarecessem sobre isso. Atenciosamente, leonor