PUBLICIDADE
8 avos final

Argentina despede Grécia e Coreia do Sul apura-se à custa da Nigéria

22 | 06 | 2010   21.26H

O encerramento dos Grupos A e B ditam assim os primeiros encontros da próxima fase: o Uruguai defronta a Coreia do Sul enquanto a Argentina mede forças com o México, numa reedição do encontro do Mundial 2006, igualmente nos oitavos de final, em que a alvi-celeste levou a melhor no prolongamento.

Revolução Maradona dá pleno

Com a qualificação praticamente garantida, após duas vitórias no primeiro par de jogos, o seleccionador argentino Diego Maradona revolucionou a equipa. De fora ficou a maioria dos habituais titulares - Di María incluído -, com Messi a liderar um conjunto de reservas com o valor de Maxi Rodriguez, Diego Milito ou Aguero.

A precisar de ganhar, a Grécia nada fez para inverter a tendência que o jogo teve ao longo dos 90 minutos, onde apenas a sua baliza esteve em perigo - um remate de Samaras à parte, após o reatamento.

Sem risco, sem ambição, a campeã europeia em 2004 viu o adversário consumar o pleno de vitórias com golos de Demichelis (78'), na sequência de um canto apontado pelo recém-entrado Di María, e de outro suplente utilizado, Martin Palermo (89') - recarga a um remate de Messi, que continua sem assistir ou marcar na competição.

Coreia do Sul 2-2 Nigéria: Olegário sereno

No outro encontro do Grupo B, arbitrado sem problemas de maior pelo português Olegário Benquerença, a Nigéria esteve a um golo de conseguir roubar o apuramento à Coreia do Sul, mas vai mesmo para casa depois de empatar a dois golos.

Marcou primeiro, por Uche (12'), deixou o rival tomar conta do marcador com golos de Lee Jung-So (38') e Park Chu-Yong (49'), mas apesar de ter conseguido voltar à luta pela vitória - Ayegbeni empatou aos (69') da marca de penálti - não chegou a consegui-la.

Os três pontos somados pelos africanos ficaram curtos para a soma sul-coreana, quatro. A festa seria asiática.

Classificação final do Grupo B:

1. Argentina, 9 pontos (7-1)

2. Coreia do Sul, 4 pontos (5-6)

3. Grécia, 3 pontos (2-5)

4. Nigéria, 3 pontos (3-5).

Rui Alexandre Coelho | rcoelho@destak.pt
Foto: Jonathan Brady/EPA
Argentina despede Grécia e Coreia do Sul apura-se à custa da Nigéria | © Jonathan Brady/EPA
Palermo entrou em campo e depressa assinou o 2-0 final
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE