VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes abre quinta-feira
Das cinco peças que são representadas no festival, quatro são interpretadas por companhias estrangeiras, segundo o programa do festival. A iniciativa prolonga-se por cinco dias e inclui animação de rua (16:30), encontros com criadores (18:00 na sala ogival do castelo) e representação de peças (22:00 no castelejo).
“A Idade do Ouro”, um espectáculo de ´commedia dell´arte` cuja acção é transposta para a actualidade a interpretar, no dia 26, por alunos de um dos curso da Escola da Máscara ministrados pela Casa da Comédia, com direção e encenação de Filipe Crawford, abre esta edição do festival.
No dia seguinte, é a vez da companhia francesa Les têtes de Bois apresentar “Isabelle, Trois Caravelles et un Charlatan”, um espetáculo encenado por Mehdi Benabdelouhhab, com máscaras de Andrea Cavarra.
A ação desta peça começa em 1516 em Espanha, no tempo da Inquisição, e a história gira em torno de um ator que é acusado de heresia por ter feito uma peça interdita a relatar a história de Cristóvão Colombo e que apesar de condenado ao cadafalso vê ser-lhe concedida a graça de representar mais uma vez.
No dia 28, sobe ao palco “R & G La lacrimosa Storia di Romeo e Giulietta”, pela companhia italiana Scenica Frammenti, que consiste numa nova proposta da primeira versão de “Romeu e Julieta” encenada por esta companhia em 1964.
Encenada por Loris Seghizzi, trata-se de um espetáculo próximo de uma paródia antiga e que apela ao envolvimento do público.
“Fabula Buffa”, pelo Teatro Picaro de Itália, inspirada em contos populares e na ópera teatral “Mistero Buffo” (1969) do Prémio Nobel da Literatura Dario Fo, é representada no dia 29.
Dirigida por Carlo Bosso, com criação colectiva e interpretação de Ciro Cesarano e Fábio Gorgolini, esta peça é falada em dialetos locais italianos
No dia 30 cabe ao Spasmo Teatro (Espanha) encerrar o festival, com a apresentação de “Show Park”, uma comédia que gira em torno de um banco de um parque que “ganha voz” para contar cenas do quotidiano personificadas pelas pessoas que se sentam nele.
Com construção cenográfica de Doublet, “Show Park” é um espetáculo de forte componente musical e tem música de Chomi Ingelmo.
O VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes é uma iniciativa da Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), com direcção artística de Filipe Crawford.






