PUBLICIDADE
Entrevista

Aprenda a proteger os seus filhos dos malefícios da internet

27 | 08 | 2010   16.10H

Quais os principais perigos da internet para os menores, por idades?

Os principais riscos a que crianças e jovens, mas adultos também, estão expostos através da Internet são aquilo a que chamo os cinco Cês e que constituem as principais categorias de risco: Conteúdos, Contactos, Comércio, Comportamentos e Copyright (Direitos de Autor). As crianças mais pequenas estão mais expostas ao acesso inadvertido a conteúdos impróprios. No entanto, à medida que crescem e que desenvolvem e aprofundam a sua utilização, vão estando potencialmente expostas aos restantes riscos.

Que cuidados é que os pais devem ter com a utilização da internet?

Os pais devem assumir a sua responsabilidade e promover a sua literacia digital, além de falarem com filhos/educandos e tentar colocar o computador numa zona comum da casa. Para além disso, devem definir regras de utilização e garantir o seu cumprimento, conhecer novas ferramentas e manter o controlo da Internet pelas crianças e jovens e regular os encontros offline. Por fim, compete aos pais compete acompanhar a utilização dos filhos, adequando a forma de acompanhamento à idade dos filhos.

No caso de existir uma situação de risco para a criança, os progenitores devem recorrer às autoridades?

Se a situação configurar uma ilegalidade ou um acto criminal, sem dúvida. Para os ajudar a perceber os eventuais contornos legais da situação podem recorrer aos serviços públicos ou às organizações não-governamentais de protecção de crianças e jovens.

Que ferramentas de filtragem de conteúdos da internet é que estão disponíveis em Portugal?

Graças à Internet, este tipo de ferramentas são as mesmas que aquelas que estão disponíveis em qualquer outro país. As questões mais relevantes que se colocam neste âmbito é o facto de existirem poucas ferramentas em língua portuguesa, o que para alguns pais pode constituir um obstáculo de monta. O outro aspecto prende-se com o custo de algumas destas soluções. No entanto, apesar de existirem muitas aplicações comerciais, felizmente existem também muitas e boas ferramentas gratuitas.

No blog do Projecto MiudosSegurosNa.Net, os leitores podem aceder ao artigo 6 Filtros de Conteúdo Gratuitos - http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt/11145.html  - onde são apresentadas ligações para programas gratuitos neste domínio e ligações para artigos semelhantes.

Quais os crimes contra crianças e jovens mais frequentes?

Infelizmente não existem estatísticas em Portugal sobre esta matéria. No entanto, a minha sensibilidade diz-me que o crime mais comum consiste no acesso e/ou apropriação ilegal/ilegítima de contas de email, mensageiros ou perfis de redes sociais, para fins difamatórios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE