PUBLICIDADE
TGV

Governo "vai ter de dar explicações" sobre a sua "teimosia" - Pedro Mota Soares

17 | 09 | 2010   11.12H

Em declarações â agência Lusa, o presidente da bancada democrata cristã adiantou ainda que o CDS-PP requereu “com carácter de urgência” o envio pelo Governo do despacho de anulação do concurso.

“Já requeremos com carácter de urgência que o governo envie ao Parlamento este despacho porque o governo vai ter que dar explicações sobre esta matéria e sobre a sua teimosia sobre os factos evidentes com os quais o CDS confrontou o governo há três meses”, disse.

Segundo um despacho publicado hoje em Diário da República, o Governo anulou o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa-Poceirão.

A decisão é justificada com a “significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira” de Portugal, situação decorrente da “grave e conhecida crise financeira mundial”.

“Esta notícia confirma o que o CDS sempre disse”, declarou Pedro Mota Soares.

“Há três meses o CDS propôs a suspensão do TGV por entendermos que no clima económico atual esta grande obra traria problemas que já são problemas graves em Portugal: o primeiro é que agravaria ainda mais a dívida pública o segundo é que esgotaria o crédito disponível, nomeadamente para as pequenas e médias empresas que têm hoje como uma das suas maiores dificuldades acederem ao crédito junto da banca”, acrescentou.

Para Pedro Mota Soares, no actual clima económico “estas grandes obras públicas têm um efeito pernicioso sobre a economia, nomeadamente porque esgotam o crédito disponível para as pequenas e médias empresas”.

“O que o governo está a fazer é dizer que não é possível construir esta linha de TGV exactamente porque não há crédito disponível. E nesse sentido, quando o CDS há três meses apresentou a suspensão da construção do TGV tinha razão”, referiu.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

2 comentários

  • sabem que mais, politiquices e mesquinhices estamos fartos... será melhor monarquia??? será melhor ditadura??? será melhor novo modelo de democracia??? desta forma é que não podemos ser governados...
    Marco | 17.09.2010 | 12.41Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Mas com burros teimosos e incapazes não á nada a fazer senão envia-los ao abate.
    barbarrussa | 17.09.2010 | 12.14Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE