Doença de Alzheimer

Dia Mundial assinala-se hoje sob o tema "Demência. É altura de agir"

21 | 09 | 2010   08.42H

A Associação Alzheimer Portugal assinala a data com várias acções e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências.

O director executivo da associação, António Costa, estima que existam em Portugal 153 mil pessoas com demência e, dessas, 90 mil tenham Alzheimer.

O tema das comemorações deste ano aponta para “a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores”.

A Alzheimer's Disease International aproveita a oportunidade para lançar o Relatório Mundial sobre a Doença de Alzheimer 2010, com enfoque no impacto económico da doença a nível global.

A celebração do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer foi lançada na abertura da conferência anual da Alzheimer's Disease International, em Edimburgo, a 21 de Setembro de 1994, evocando o décimo aniversário da organização que congrega associações de todo o mundo.

Para assinalar a data, a Associação Alzheimer Portugal promove o III Congresso Nacional de Envelhecimento Cerebral e Doença de Alzheimer, no Porto, e um lanche animado com “Fados e Guitarradas” no Centro de Dia Alzheimer Portugal.

O dia ficará ainda marcado por um almoço-convívio no Parque da Cidade (Porto), pela III Mostra de Saúde de Vila Nova de Gaia e por ação de informação sobre a doença que decorrerá na Casa da Juventude de Esposende e no Lar de Idosos de Travassos, em Fafe.

No Cine Teatro de Pombal decorrerá uma iniciativa com o tema ”Lembrar Alzheimer” e em Almeirim, no Parque Central da Cidade, será distribuída informação sobre a doença.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
Foto: DR
Dia Mundial assinala-se hoje sob o tema "Demência. É altura de agir" | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE