FLiP 8

A ferramenta linguística essencial

29 | 09 | 2010   13.39H

 Entre as principais novidades desta nova versão do FLiP, destacam-se a inclusão do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a compatibilidade com o OpenOffice.org e léxicos suplementares para as variedades do português de Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Desenvolvido pela empresa portuguesa Priberam, o FLiP 8 é a oitava versão do pacote de ferramentas linguísticas para Microsoft Windows que inclui, entre outros, correctores sintácticos e estilísticos, correctores ortográficos, dicionários temáticos, o Dicionário Priberam, hifenizadores, dicionários de sinónimos, conjugadores de verbos, auxiliares de tradução e conversores para o novo Acordo Ortográfico para português europeu e português do Brasil.

“O FLiP 8 é actualmente o mais completo software de tratamento linguístico existente no mercado, com uma ampla oferta de opções para quem escreve em Português nos quatro cantos do mundo”, afirma Carlos Amaral, Administrador da Priberam.

“O desenvolvimento de versões cada vez mais abrangentes e compatíveis com um número cada vez maior de produtos e plataformas permitiu à Priberam consolidar a competitividade que caracteriza o nosso produto há quinze anos, quando foi lançada a primeira versão do FLiP.”

As principais novidades do FLiP 8

Uma das grandes novidades da oitava versão do FLiP é a inclusão de léxicos suplementares para as variedades do português de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (as versões anteriores do FLiP já suportavam o português de Portugal e o português do Brasil). Foram ainda incluídos léxicos para a Galiza e Macau.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é uma das novas funcionalidades disponíveis no FLiP 8, sendo possível fazer a consulta offline das mais de 97.000 entradas, daquele que é, na sua versão online, o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet e um dos sites portugueses mais visitados.

Pela primeira vez, o FLiP reúne num só produto, entre dezenas de outras funcionalidades, a possibilidade de verificar e corrigir documentos e de consultar o significado das palavras, sem necessidade de ligação à Internet.

Tal como já acontecia na versão anterior, o FLiP 8 permite ao utilizador escolher a ortografia dos documentos com ou sem o Novo Acordo Ortográfico e inclui uma versão melhorada do conversor automático de textos para a nova ortografia.

A compatibilidade do FLiP 8 com o OpenOffice.org possibilita que os utilizadores que recorrem a plataformas abertas usufruam das ferramentas linguísticas desenvolvidas pela Priberam.

“Em alguns mercados em que a Priberam está presente, nomeadamente no Brasil, o OpenOffice.org está em franca ascensão. Face a esta tendência, a Priberam considerou ser este o momento oportuno para tornar o FLiP compatível também com OpenOffice.org, o que aliás já acontecia com o FLiP:mac 2, a versão para Macintosh”, explicou Carlos Amaral.

A nova versão do FLiP inclui ainda milhares de novas palavras, tanto no léxico geral como nos dicionários temáticos – antitabágico, bariglossia, biomarcador, canónigos, despublicar, desrepublicanizar, editorializar, extrudido, flurtamona, fulanizar, helitransporte, hiperligar, interoperacionalidade, luso-afro-asiático, mangueirada, microalga, melgar, nabice, neurodegenerativo, nomofobia, ostracizar, partidocracia, prossulfurão, senologia, sisífico, transeuropeu, unidose, vuvuzela e zingarelho – e a detecção de novos tipos de erro.

São exemplo dos últimos a detecção de erros na grafia de porque, por que e porquê (Porque motivo é que cortaram água?) e a detecção de erros no uso de maiúsculas iniciais caso estejam seleccionadas as novas regras do Acordo Ortográfico (Nasceu a 15 de Março; Neste Verão as temperaturas estão muito elevadas; Eles viajaram de carro pelo Sul de Portugal.)

Para quem tem o FLiP 5, o FLiP 6 ou o FLiP 7, estará disponível, apenas por download, a versão de actualização pelo preço de € 40,49 (+ IVA).

Novas embalagens

Atenta à cada vez maior consciencialização ecológica, a Priberam disponibiliza aos consumidores que adquirirem o FLiP 8 pela Internet duas opções: a compra por download, sem qualquer suporte físico associado, ou uma nova embalagem, fabricada com materiais reciclados e tintas e colas amigas do ambiente, que permite ainda reduzir o valor dos portes.

Foto: DR
A ferramenta linguística essencial | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE