Escuteiros ameaçam processar Media Markt por campanha ofensiva
O chefe do Corpo Nacional de Escuteiros, Carlos Alberto Pereira, remeteu um ofício à empresa denunciando que «a campanha é clara, objectiva e intoleravelmente ofensiva para os 80 mil escuteiros portugueses e suas famílias» e solicita «a suspensão imediata da referida campanha publicitária e a cessação da menção aos escuteiros. De outro modo, teremos de agir judicialmente, quer civil, quer criminalmente», lê-se no ofício.
A Media Markt lamentou já «a errada interpretação que foi dada por alguns», sustentando que a campanha «baseia-se no nosso slogan usado a nível internacional "Eu é que não sou parvo", adaptado à língua materna de cada país», acrescentando que no caso teve «como ideia central a criação de uma nação fictícia - a Parvónia - onde vivem os seus originários cidadãos: os Parvos».
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a empresa defende que «todo o tom da campanha é humorado e bem disposto, não querendo nunca ofender, retratar de forma agressiva ou ferir a susceptibilidade de qualquer grupo ou entidade social».
Para a empresa, «os intervenientes são apenas caricaturas de personagens pertencentes da comitiva que, em contacto com uma nova realidade se comportam de uma forma patusca».
A Media Markt salienta que nunca quis «retratar classes políticas ou sociais nem (...) denegrir a imagem de grupos sociais tão importantes e fundamentais para a sociedade como o são todas as corporações de escuteiros, que para muitos jovens portugueses foram e são uma grande escola de vida».
Além da personagem do escuteiro, a campanha apresenta outros três cidadãos da "Parvónia" de visita a Portugal, anunciados como o presidente e a miss deste país imaginário e ainda um general.
«Todos os cidadãos da Parvónia têm como principal característica a sua parvoíce. São desligados do mundo, vivem no antigamente e basicamente...são parvos!», descreve o sítio da empresa na Internet.
Nuno Castela Canilho, dirigente do Agrupamento de Escuteiros 1037 da Mealhada e primeiro signatário de uma petição na Internet que soma já mais de 3.500 assinaturas, disse hoje à Agência Lusa que a petição exige a retirada do anúncio e um pedido de desculpas.
«A publicidade não precisava de um escuteiro para dar a ideia dos parvos», defendeu o dirigente escutista, sustentando que se não estivesse fardado era igual.
Nuno Canilho explicou que teve contacto com a campanha no domingo, sentindo-se "ultrajado" e "insultado" com a utilização "perfeitamente gratuita" da imagem escutista, que tem um movimento global de 30 milhões no mundo.
De acordo com Nuno Castela Canilho, os primeiros spots publicitários despertaram a atenção de «dirigentes, escuteiros e pais», apesar de nos novos anúncios da campanha o escuteiro ser ainda mais ridicularizado, sintetizando: «Afinal é o maior parvalhão de todos».
«A campanha está a piorar para os escuteiros», frisou o dirigente escutista, considerando que a Media Markt está a ignorar o protesto.
com Lusa
78 comentários
sou escuteira desde os 12 anos (já à 16 anos) e não gostando de ser alvo deste tipo de publicidade nas mais variadas áreas em que actuo, não nos escuteiros, apenas...limitei-me a ver o lado simples da coisa: é apenas um anuncio, efectivamente como tantos outros....contudo ao entrar aqui decidi deixar o meu testemunho como escuteira que sou e poderia ser outro qualquer tipo de voluntária nesta sociedade...o escutismo foi a forma como achei que deveria ser ultil nesta sociedade, e que me desculpem...nao coloquem as pessoas todas no mesmo saco...a verdade é que devem olhar para os escuteiros como alguem que serve esta nação, porque quem não o faz tendo uma farda destas vestidas, bem pode crer que não é digno de a vestir. e quem observa comportamentos menos bons deve efectivamente denunciá-los, não apenas comentá-los.
o escutismo é deveras um grande movimento, os mais desprendidos destas coisas, nunca deverão colocar isso em qustão...devem sim ajudar a que pessoas que cometem 'infracções' para com a sociedade deixem de pertencer a esta linda associação, porque apartir do momento em que o individualismo passa o pensamento de grupo tem que ser denunciado...(isto remetendo para os testemunhos de situações no Banco Alimentar)..
Sou chefe neste momento, e uma coisa vos garanto...não é facil ser escuteiro, porque não é facil ser voluntário, muito menos ser mae, pai, trabalhar, organizar uma casa, estudar (como é o meu caso) e depois ainda ter forças p ir ajudar quem precisa....se nem todos tem capacidade p ajudar os outros de uma forma permanente como nós de uma forma geral fazemos, por favor pelo menos motivem-nos e digam-nos para continuar..não nos digam que somos inuteis, porque mais uma vez não s os escuteiros que são inuteis, assim como os presidentes de camara, junta etc...não são inuteis...o sr ou a sr.ª X ou Y é que é inutil...
no meu agrupamento trabalhamos arduamente para ver outros crescer em grupo....não nos metam nesse saco nem a tantas outras pessoas que se esforçam para dar um futuro melhor a outros desprotegidos..nós trabalhamos a troco de nada, nem dinheiro, nem distinções....apenas gostava de mudar a ideia nem que fosse 0.0005% de quem nos acha inuteis e gostava que pensassem um pouco como esse tipo de citações desmotivam quem realmente trb. nós não somos bombeiros, não pertencemos à protecção civil, não somos INEM, pois cada um tem o seu lugar nesta vida...mas não se admirem...que um dia seja um escuteiro, em caso de urgencia, a salvar um de vós ou alguem que vos está proximo...pois a formação é algo permanente nesta associação...e que não nos é oferecida...nós pagamos do nosso bolso, das nossas poupanças que quem sabe deveria ir para a conta dos nossos filhos p um dia poderem estudar melhor...mas não gastamos em formação, para além da boa vontade estarmos em condiçoes de ajudar mais e mais o proximo...
Pior que a dita empresa, são os que comentam com ofensas este grupo a que a sociedade tento deve. Saudações para todos os escuteiros
NÃO LIGUES AS COLUNAS... DÃH
Mas para certas pessoas que aqui postam comentários, consigam compreender eu vou dar um exemplo. imaginem que em vez de escuteiros lá colocassem bem explicito "Adepto do .... " " Maior clube de fultebol português" e aparecesse vestido com a camisola do clube, concerteza já não acharias muita piada pois não, eu também não acho piada nenhuma a chamarem-me parvo
abraço
1 - Uma multi-nacional que consegue auto-denegrir-se:
2 - Os comentários citados de quem critica o escutismo, sentadinho no sofá e que não faz nada para tornar o mundo um pouco melhor.
Tenho o maior respeito pelos escuteiros, acho que é uma instituição de muito valor e util para a sociedade, em que a maior parte das pessoas que nela se deslocam são pessoas com valor e de boa indole, mas também sei porque não sou utópico, que neste corpo também há pessoas de má indole, e neste caso especifico acho que este sr: ofendido não esteve nada bem, se calhar porque não viu bem as coisas como ser imperfeito que é, acredito nos escuteiros e espero que continuém a dar o seu util contributo á sociedade.
Aceitamos plenamente as criticas dos gato fedorento, pq são criticas construtivas.. e tmb aceitamos a critica do filme "balas e bolinhos", mas este anuncio não..
Forte canhota para todos os Escuteiros.. e é ums dos maiores movimentos do mundo..
eu sou escuteira de arroios!!!!
é so para dizer ke o anuncio é um autentico ultrage para com os escuteiros
pelo amor d deus se voçes ñ gostam dos escuterios ñ façam anuncios sobre eles
ke depois é o ke se vê...
1º Um movimento com 100 anos não deve ser propriamente inútil.
2º Podem existir escuteiros "maus" (embora ache que não existem rapazes maus). Mas em todos os grupos da sociedade existem elementos menos bons. Será que é justo insultar um movimento com 70.000 por causa de uma chefe que cometeu algo que não é bonito?
3º O banco alimentar não é uma organização nossa. Nós participamos nela como muita gente que não é escuteira. Tal como participamos em muitas outras actividades de recolhas de fundos para associações com alto prestígio nacional. Se alguém tem conhecimento de desvio de alimentos do BA por parte de um escuteiro tem o DEVER de denunciar à autoridade, ao BA e se possível a chefia nacional do CNE. Mas acima de tudo à autoridade, é roubo. Não há mais nada a discutir sobre isto. Quem vê e consente faz parte do problema.
4º O escutismo é um movimento apolítico. Como cidadãos temos posições, mas o movimento não tem. E mesmo recomendações de voto são muito criticadas internamente.
5º Existe uma diferença entre fazer humor num programa de humor e fazer publicidade. Gostaria de saber se em vez de um escuteiro fosse um "preto" burro. Talvez grande parte de críticos da nossa posição iriam dar-nos-iam razão. Hoje somos nós, amanha outros, um dia qualquer um.
6º Quem nos culpa por não termos posição em "injustiças sociais" está a trocar a ordem. Culpe o governo que elege.
7º Os escuteiros não têm vergonha de estar ao mesmo nível que gays. Todos temos direito a indignação e ao respeito. Só uma mente provinciana, limitada e totalmente ultrapassada é que pensa que não.
8º Não confundir liberdade de expressão com libertinagem de expressão. Todos que querem saber, sabem a diferença. Não sejam tão amantes de uma presumível liberdade.
9º Quem pensa que o movimento escutista é “fascista” fique sabendo que este movimento em pleno estado novo, formava jovens na democracia. Os jovens através do voto escolhiam os seus líderes.
10º Este movimento é dos melhores movimentos para ser crescer em grupo. De tal forma bom que é bastante valorizado pelos recursos humanos. Novamente, talvez não sejamos assim tão maus com querem dizer.
11º.. Tinha mais uns tantos pontos, mas tenho de ir comprar uma maquina à MM ;)
Espero que a Media Markt não faça o mesmo que os cobardolas da Tagus!
Atenciosamente, Maria Luísa Aurélio
Agora, pensem na reacção de algumas pessoas que aqui têm escrito...
Quer dizer, uma pessoa com dois dedos de testa sabe que um escuta/escoteiro não é estúpido, ou qualquer outro adjectivo menos abonatório... Agora, a pub não retrata ninguem em particular.
Vejamos então, a partir de agora, todas as mulheres que não se revêem naqueles anuncios de Fairy e afins vão processar a marca porque não se reveem naquela figura??
nao so devia ser realizada uma petiçao para os escuteiros mas tambem para as entidades referidas anteriormente.
a MMprecisade ser responsabilizada pelo que fez.por isso assina a petiçao e apoia nao so os escuteiros mas tambem os outros penalizados!!!!!!
SEMPRE QUE FAZEM UM CHINFRIM COM UMA SUPER-HIPER-PROMOÇÃO QUALQUER, SE FORMOS VER NOUTRO HIPER ENCONTRAMOS AS MESMAS COISAS MAIS BARATAS !!!
SÃO UNS PARÔLOS, OS GAJOS...
YAH... CONHEÇO UM PINTOR DE AUTOMÓVEIS QUE USA OS JORNAIS DELES PARA REVESTIR OS CARROS QUANDO OS VAI PINTAR.
PARECE QUE O PAPEL É MAIS RESISTENTE QUE OS OUTROS E NÃO SEI QUÊ MAIS...
A melhor maneira de contestar, é não ir à Merdia Market.
Sou escuteira há muitos anos e a primeira vez que vi o anuncio nem reparei no escuteiro, nem no militar, nem em nenhum personagem em particular porque acheiro o contexto geral tao despropositado e de tao mau gosto que nem mais um minuto prendem a minha atençao.
Por isso penso que não se trata aqui de se o escuteirinho bem comportado ou nao,trata-se da ofensa que aquele anuncio é de facto para todas as pessoas independentemente do papel que cada um tem na sociedade! E para quem gosta tanto de criticar os escuteiros... ninguem disse que os escuteiros eram santos, somos pessoas, erramos e aprendemos com os nossos erros mesmo que sejam necessarios muitos chouriços, muitos copos de vinho, muitas noites de convivio quer no campo quer em qualquer outro lado que seja, porque esses sao sem duvida alguns dos melhores momentos!
isto tá dar k falar, há tantas coisas com k o CNE em particular s devia preocupar, vem agora com publicidade e ai ai a nossa imagem...
Precocupem-se em analisar não só a imagem que os média lançam, mas tb aquela k os nossos queridos scouts passam... mas ai e tal nos somos tds mt bem comportadinhos...
Há mt q o escutismo em mts locais é praticado ou usado para fins um tanto ...... . Aqui sim, deviam pensar na imagem e kal o verdadeiro papel k desepenham n sociedade.
Vivam a vidinha e façam a difrença naquilo k é realmt important.
Orgulho nos scouts,
não necessario k seja uma obcessão.
Nessa publicidade até q faltam alguns pormenores, o chouriço, copo do vinho e as benditas raposas matreiras......
Canhotas escutitas
A Campanha foi abortada...
http://www.meiosepublicidade.pt/2007/11/23/campanha-orgulho-hetero-da-tagus-ja-chegou-ao-icap/
(campanha em Nov 2007)
Agora imaginem que tinham colocado um gay a fazer a figura da Sanita no spot da MM.
Cairia o Carmo e a Trindade!
Não podemos ter 2 pesos e 2 medidas.
A Liberdade de expressão existe, com os limites que respeitem a Dignidade de cada um , seja Gay ou Escouteiro ou um Sem Abrigo.
-PANFLETOS IDIOTAS DE EMPRESAS COMERCIAIS E CARTAZES IDIOTAS NO MARQUÊS DE POMBAL- VENHA O DIABO E ESCOLHA- :
A medida de coacção aplicada ao nacionalista Vasco Leitão, julgo que terá como principal fundamento a tentativa de colocar um ponto final às actividades menos dignas de certos membros do PNR que causam grande alarme na sociedade.
Como se pode verificar Portugal é um País de culturas muito diversas. Há 500 anos os nossos antepassados voltaram-se para o mar e iniciaram uma epopeia que ficará para sempre gravada na nossa memória colectiva!.
O maior encontro de culturas alguma vez registado pela História Universal!.
Portugal deve acolher com o maior carinho quem o procura para viver em Paz e o ajuda a construir o Futuro.
Meus caros amigos os portugueses estão espalhados pelos "quatro cantos do Mundo" e sempre foram muito acarinhados e respeitados.
Se todos os nossos emigrantes, espalhados pelo Mundo, fossem na sua totalidade obrigados a regressar à Pátria, Portugal essa "jangada de pedra, qual Titanic" logo se afundaria no oceano!.
Os primeiros a serem lançados ao mar seriam os que colam cartazes idiotas e se manifestam com ideais importados de outras paragens, desadequados da nossa forma de estar de sentir e de bem receber!.
Lá dizia o poeta "... e se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa connosco...!.
Quanto aos panfletos idiotas de Empresas comerciais que tentam "abocanhar" a 100% todo o mercado, servem para acender a lareira que tem estado um frio louco...Eles é que são os Parvos!.
Não levar a mal o uso do nosso uniforme como imagem de representação de uma pessoa idiota? Se vocês se julgam idiotas, muito bem, estão no vosso direito. Eu cá não me julgo idiota nenhum, e acho que há uns quantos milhões de escoteiros que concordam comigo... mero palpite... não acham que a nossa sociedade já nos vê demasiado como um grupinho de crianças e adultos que se fingem crianças, todos juntos a brincar e a cantar à volta da fogueira? E acham que esta campanha ajuda para alguma coisa? correct answer: Não ajuda nada. Daí que me sinto ofendido. Porque a imagem que nós nos esforçamos por transmitir à sociedade é denegrida por estas campanhas e outros sketches como referido pelo outro comentário. Não, não concordo com o sketch, e sim teve piada... mas ali era o referir de um pai a gozar com o filho por se juntar aos escoteiros, e não alguém com o uniforme escotista(ou partes dele), a auto-flagelar-se de uma maneira ridícula e idiota.
Existe uma ligeira diferença entre uma coisa e outra, e acho que a razão é suficiente para nos sentirmos ofendidos. Cada um é como é, afecta-se como cada qual, e ninguém é obrigado a sentir-se ofendido. Mas eu sinto-me, e vocês?
bem, deixem-me dizer, que a mim a publicidade não me diz grade coisa. quando quero comprar, considero as opções e vejo onde vendem mais barato e melhor.
vendo bem, o que os escUteiros conseguíram, foi que à custa deles a MM tivesse publicidade gratuita... parvos...
p.s. viper, qual é a empresa que não explora os trabalhadores por tostão e meio ?
O slogan é despropositado e ofensivo para qualquer pessoa que não compre nas lojas deles!
parece-me que este tipo de publicidade tem efeitos contrários aos que se pretendem!... A MIM NÃO ME APANHAM LÁ, É QUE EU NÃO ALIMENTO PARVOS!
Os publicitários estão neste momento a "esfregar as mãos" e a dizer que é desta forma que se conseguem grandes lucros!.
Quanto mais idiota e ridículo for o "slogan" melhor fica na memória colectiva!.
Trata-se de uma manobra claramente mercantilista e não deveria ser-lhe dada nenhuma relevância pública sob pena de terem sido cumpridos os objectivos!.
Onde já se viu confundir liberdade de expressão (pela qual tanta gente deu a própria vida), com publicidade de mau gosto ?! Defender a liberdade de uma empresa que apela ao consumo desenfreado e explora trabalhadores por tostão e meio, achando que fazem muito bem e estão no seu direito e não se defende um movimento com 100 anos, que defende valores sociais e que influenciou positivamente directamente e indirectamente milhares de portugueses !!!!!!!!!!
SÓ MESMO NA PARVÓNIA !
Afinal toda esta gente deveria estar retratada naquela publicidade.
O parvo mais parvo é aquele que consegue rir-se quando é ultrajado !
Sinceramente....
querem meter lá quem ? o cidadão comum ? para se rirem dele ? claro... se for outro está bem. alguém aqui nestes comentários bem diz que quem não deve não teme...
sr. José chaves...sabe que esta campanha passou em todos os países onde a MM está presente ? sabe-me dizer qual é a riqueza gerada pelos escuteiros e a gerada por estas companhias multinacionais que insultam os portugueses ?
lembra-se do Sr. Scolari ter sido chamado de burro num programa de humor nacional ? acham que ele se importou ? ( é óbvio que se importou... mas claro que aquilo é uma brincadeira )
ora eu por essa lógica, seria forçado a processar todas as pessoas que contassem as típicas piadas do Joãozinho.
Portugal precisa é de pessoas que não se deixem levar pelo absurdo. É uma pena que quem diz defender a democracia, venha contrariar desta forma a liberdade de expressão....
Grupos de meninos vestidos de idiota, liderados por idiotas vestidos de menino
Por favor,pensem a Media Markt para além de estar a insultar claramente com os escuteiros,generais,misses e presidentes,tambem estão insultar claramente(conforme eles dizem da noticia) os povos lestes que não tem a culpa disto.
Resumindo e concluindo estão a insultar claramente todo o mundo.
"E PARVO NÂO SOU EU,POR NÂO COMPRAR NADA A MEDIA MARKT"!!!"
Para além de ser escuteiro e que tenho uma promessa que estou a tentar comprir da melhor forma possivel sou Português e não admito que uma empresa que é multinacional estrangeira insulte claramente o meu povo!!!
É bom que haja humor, mas não faz sentido que o humor passe por ridicularizar quem trabalha em prol da difusão de valores anti-consumistas exactamente para promover o consumismo.
O anúncio é grave, mais do que por atacar os escuteiros, por ser claramente xenófobo.
Louvo os escuteiros por estarem a tomar uma atitude firme contra a lógica do vale-tudo para fazer dinheiro.
Resta apelar a todos os presidentes, generais e misses que se unam aos escuteiros contra esta campanha...
Por favor... a reacção é mais parva que a própria campanha (que até afasta clientes, mas isso são opções de gestão).
Já ouviram falar no direito de expressão?!? Só falta agora virem os presidentes (de junta, de câmara, de clubes de futebol) barafustarem porque se sentem ofendidos... Cresçam!