PUBLICIDADE
Publicidade

Escuteiros ameaçam processar Media Markt por campanha ofensiva

31 | 01 | 2008   11.12H

O chefe do Corpo Nacional de Escuteiros, Carlos Alberto Pereira, remeteu um ofício à empresa denunciando que «a campanha é clara, objectiva e intoleravelmente ofensiva para os 80 mil escuteiros portugueses e suas famílias» e solicita «a suspensão imediata da referida campanha publicitária e a cessação da menção aos escuteiros. De outro modo, teremos de agir judicialmente, quer civil, quer criminalmente», lê-se no ofício.

A Media Markt lamentou já «a errada interpretação que foi dada por alguns», sustentando que a campanha «baseia-se no nosso slogan usado a nível internacional "Eu é que não sou parvo", adaptado à língua materna de cada país», acrescentando que no caso teve «como ideia central a criação de uma nação fictícia - a Parvónia - onde vivem os seus originários cidadãos: os Parvos».

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a empresa defende que «todo o tom da campanha é humorado e bem disposto, não querendo nunca ofender, retratar de forma agressiva ou ferir a susceptibilidade de qualquer grupo ou entidade social».

Para a empresa, «os intervenientes são apenas caricaturas de personagens pertencentes da comitiva que, em contacto com uma nova realidade se comportam de uma forma patusca».

A Media Markt salienta que nunca quis «retratar classes políticas ou sociais nem (...) denegrir a imagem de grupos sociais tão importantes e fundamentais para a sociedade como o são todas as corporações de escuteiros, que para muitos jovens portugueses foram e são uma grande escola de vida».

Além da personagem do escuteiro, a campanha apresenta outros três cidadãos da "Parvónia" de visita a Portugal, anunciados como o presidente e a miss deste país imaginário e ainda um general.

«Todos os cidadãos da Parvónia têm como principal característica a sua parvoíce. São desligados do mundo, vivem no antigamente e basicamente...são parvos!», descreve o sítio da empresa na Internet.

Nuno Castela Canilho, dirigente do Agrupamento de Escuteiros 1037 da Mealhada e primeiro signatário de uma petição na Internet que soma já mais de 3.500 assinaturas, disse hoje à Agência Lusa que a petição exige a retirada do anúncio e um pedido de desculpas.

«A publicidade não precisava de um escuteiro para dar a ideia dos parvos», defendeu o dirigente escutista, sustentando que se não estivesse fardado era igual.

Nuno Canilho explicou que teve contacto com a campanha no domingo, sentindo-se "ultrajado" e "insultado" com a utilização "perfeitamente gratuita" da imagem escutista, que tem um movimento global de 30 milhões no mundo.

De acordo com Nuno Castela Canilho, os primeiros spots publicitários despertaram a atenção de «dirigentes, escuteiros e pais», apesar de nos novos anúncios da campanha o escuteiro ser ainda mais ridicularizado, sintetizando: «Afinal é o maior parvalhão de todos».

«A campanha está a piorar para os escuteiros», frisou o dirigente escutista, considerando que a Media Markt está a ignorar o protesto.

com Lusa

78 comentários

  • Escuteiros Catolicos de Mocambique; pedimos conferencia com os irmaos Escuteiros
    Jossias | 23.09.2019 | 15.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Irra! Vocês são mesmo chatos! É a terceira vez que tento postar um comentário e vocês cortam-no!... Terei que pôr isto no nosso “site” e denunciar o “destak”?... Bom, dizia eu,se os gestores da Media Markt queriam arranjar um sector juvenil que personalizasse a parvoíce, poderiam pegar sobretudo em duas figuras:( 1)-,@s “encapad@s”e “praxistas” universitári@s;(2)- as várias “jotas” partidárias, prenhes de arrivismo político (novos “boys” e “girls”…)e de “empreendedorismo” capitalista (perdão!...”economista de mercado”é a versão pós-moderna! ). Pegar n@s esco/uteir@s...é no mínimo uma forma de miopía!...Ou…talvez não! …No fim , o que os defensores DESTA actual sociedade querem é gente conformista e sem pretensões a “mudar o Mundo”- o que não é propriamente o caso de , pelo menos, certo Esco/u/tismo! J.A.Paiva – eco-escoteiro monitor da Terra Viva!-AES e pedagogo social
    José A.R.Paiva | 16.10.2009 | 12.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Foi infeliz a campanha publicitária da MM. Como escoteiro tomo a atitude única que uma empresa realmente sente: nunca mais comprarei nada na MM. Talvez resulte, se todos os escoteiros fizerem o mesmo...
    Carlos Lapa | 24.09.2008 | 12.10H
  • Boa Zé Eduardo, também me saíste cá um parvalhão... Então ofende-se assim 80 milhões de parvos?
    Pacheco | 12.09.2008 | 16.38H
  • Se era pra retratar a Parvónia até acho que podia estar melhor: p.ex. se fosse mostrado APENAS um grupo de Escuteiros Então os Escuteiros não são: um grupo de meninos vestidos de parvos, comandados por um parvo vestido de menino ?
    Ze Eduardo | 09.08.2008 | 22.41H
  • olá boa tarde,
    sou escuteira desde os 12 anos (já à 16 anos) e não gostando de ser alvo deste tipo de publicidade nas mais variadas áreas em que actuo, não nos escuteiros, apenas...limitei-me a ver o lado simples da coisa: é apenas um anuncio, efectivamente como tantos outros....contudo ao entrar aqui decidi deixar o meu testemunho como escuteira que sou e poderia ser outro qualquer tipo de voluntária nesta sociedade...o escutismo foi a forma como achei que deveria ser ultil nesta sociedade, e que me desculpem...nao coloquem as pessoas todas no mesmo saco...a verdade é que devem olhar para os escuteiros como alguem que serve esta nação, porque quem não o faz tendo uma farda destas vestidas, bem pode crer que não é digno de a vestir. e quem observa comportamentos menos bons deve efectivamente denunciá-los, não apenas comentá-los.
    o escutismo é deveras um grande movimento, os mais desprendidos destas coisas, nunca deverão colocar isso em qustão...devem sim ajudar a que pessoas que cometem 'infracções' para com a sociedade deixem de pertencer a esta linda associação, porque apartir do momento em que o individualismo passa o pensamento de grupo tem que ser denunciado...(isto remetendo para os testemunhos de situações no Banco Alimentar)..
    Sou chefe neste momento, e uma coisa vos garanto...não é facil ser escuteiro, porque não é facil ser voluntário, muito menos ser mae, pai, trabalhar, organizar uma casa, estudar (como é o meu caso) e depois ainda ter forças p ir ajudar quem precisa....se nem todos tem capacidade p ajudar os outros de uma forma permanente como nós de uma forma geral fazemos, por favor pelo menos motivem-nos e digam-nos para continuar..não nos digam que somos inuteis, porque mais uma vez não s os escuteiros que são inuteis, assim como os presidentes de camara, junta etc...não são inuteis...o sr ou a sr.ª X ou Y é que é inutil...
    no meu agrupamento trabalhamos arduamente para ver outros crescer em grupo....não nos metam nesse saco nem a tantas outras pessoas que se esforçam para dar um futuro melhor a outros desprotegidos..nós trabalhamos a troco de nada, nem dinheiro, nem distinções....apenas gostava de mudar a ideia nem que fosse 0.0005% de quem nos acha inuteis e gostava que pensassem um pouco como esse tipo de citações desmotivam quem realmente trb. nós não somos bombeiros, não pertencemos à protecção civil, não somos INEM, pois cada um tem o seu lugar nesta vida...mas não se admirem...que um dia seja um escuteiro, em caso de urgencia, a salvar um de vós ou alguem que vos está proximo...pois a formação é algo permanente nesta associação...e que não nos é oferecida...nós pagamos do nosso bolso, das nossas poupanças que quem sabe deveria ir para a conta dos nossos filhos p um dia poderem estudar melhor...mas não gastamos em formação, para além da boa vontade estarmos em condiçoes de ajudar mais e mais o proximo...
    sandry | 10.03.2008 | 15.18H
  • Ate ja o pessoal de africa esta do nosso lado, pah media market deseparece.. Obrigado a todos os que estao do lado dos escuteiros. MEDIA MARKET SUCKS
    O.O | 28.02.2008 | 19.51H
  • Liga dos Escuteiros de Moçambique solidariza-se com a indignação dos membros do CNE e AEP. A campanha publicitária da Media Markt sem cultura e sentido.
    Leonardo Adamowicz, Escuteiro Chefe | 28.02.2008 | 18.56H
  • Acho essa publicidade uma aberração, os Escuteiros deviam-se unir todos contra essa publicidade, e esses que dizem mal dos escuteiros são aqueles que têm inveja de não o serem porque se calhar não os aceitaram como tal e agora deitam abaixo esta colectividade, e que se ñ fossem os Escuteiros ñ sei o q seria de mim, ja ñ consigo viver sem o Escutismo.
    Joao Cruz - Secretário Agrup. 367 Anais - Ponte d | 28.02.2008 | 13.30H
  • Todos os auncios para serem eficazes têm o seu quê de estúpido e de genial , e o que me surpreende é que os escuteiros tenham esta reacção tão baixinha ... será que tão nobre instituição está assim tão mal representada ? é isto o CNE ? onde está a edoineidade e perseverança que deveriam fazer valer todo o valor do escutismo ? fazer tanto alarido com um anúncio que á beira de outros até não é nada de especial , é digno de canalhada que não tem arcaboiço para ser escuta . sejam adultos e procurem dar importãncia ao que é realmente importante e que vos serve de alicerce . bem hajam todos e tentem ser mais clarividentes , pois actualmente já existe muito em que pensar e para mudar .
    Serafim Felício | 22.02.2008 | 18.50H
  • Não achei nenhuma piada a este anúncio. Não percebo qual é a piada deste anuncio ridiculo. Nunca fui nem tenciono ir, não me apanham com os pés nessa loja NOJENTA que não sabe ver o quando ofendeu os escuteiros com este anúncio. Se fosse com políticos e esses todos que se acham importantes, aposto que também não iam gostar muito da brincadeitra como nós (escuteiros) de todo o Portugal ou Mundo nao gostamos. Os escuteiros são capazes de ter feito coisas bem melhores do que esses politicos, etc. Com os escuteiros aprende-se coisas que duram para toda a vida e que nos ajudam a viver como ser humanos, por dentro e por fora. Se não houvessem os escuteiros não sei o que seria de mim. Obrigado Baden Powell (BP) por teres fundado o escutismo.
    UMA CANHOTA - III SEC | 19.02.2008 | 16.38H
  • achei este anuncio uma estupidez e a media market devia ser processada, podiam ter gozado com outra pessoa qualquer menos um escuteiro porque os escuteiros fazem MUIITO mais que as pessoas ignorantes que estao contra os escuteiros. As pessoas deviam ter vergonha do que dizem porque nao sabem o quanto um escuteiro e util. Estou muito ofendida com este anuncio e nunca mais vou por os pes nesta loja NOJENTA!
    III sec | 19.02.2008 | 16.22H
  • Não acho nenhuma piada ao anuncio em causa, admiro os escuteiros e a causa que os move.
    Pior que a dita empresa, são os que comentam com ofensas este grupo a que a sociedade tento deve. Saudações para todos os escuteiros
    João Monteiro | 10.02.2008 | 15.15H
  • bem antes de mais, eu sou escuteiro. Sentir ofendido ou não por causa disto? é 1 bela questão. Só queria perguntar à administração da Media Markt porque não colocaram 1 pessoa vestida de bombeiro voluntário, vestida de policia, vestida de outro qualquer grupo da sociedade? Tal como estes grupos merecemos respeito. Eu acredito seriamente que a intenção de quem fez este anúncio não foi de ofender ninguém, mas acho que é um anuncio que ofende não só os escuteiros, escoteiros como também os militares e as misses. Não acho que seja justo. Somos retrógados? A religião católica é retrógada? Tal como já o disseram aqui. Eu respeito a opinião de cada um mas acredito que pelo menos alguns de nós têm escuteiros/escoteiros nas nossas familias e eles não devem ter achado piada nenhuma. Há humor e humor. Humor inteligente? Neste caso não. Humor PARVO? Isso sim. Agradeço tudo o que aprendi nos escuteiros a quem mo ensinou. Força CNE e AEP. Continuem com o bom trabalho
    Alexandre | 08.02.2008 | 14.51H
  • Mesquinho no minimo, ofender-se com ninharias, ainda não ouvimos protestar pessoas relacionadas com os outros intervenientes no anúncio, porque será?
    a verdade | 07.02.2008 | 11.32H
  • Ó ;) TENS BOM REMÉDIO...
    NÃO LIGUES AS COLUNAS... DÃH
    -O^O- | 07.02.2008 | 09.43H
  • Já diz o velho ditado, quando não se sabe falar do assunto mais vale estar calado.
    Mas para certas pessoas que aqui postam comentários, consigam compreender eu vou dar um exemplo. imaginem que em vez de escuteiros lá colocassem bem explicito "Adepto do .... " " Maior clube de fultebol português" e aparecesse vestido com a camisola do clube, concerteza já não acharias muita piada pois não, eu também não acho piada nenhuma a chamarem-me parvo
    abraço
    Alberto Martins | 07.02.2008 | 08.04H
  • Óh sr: chefe dos putos tá muito ofendidinho?, não quer ser da parvónia?, então seja da patetónia, são uns meninos birrentos com soninho, que tal dormir uma sesta para ver se lhe passa a birra!!!
    chatice de putos | 06.02.2008 | 22.30H
  • Exactamente esta multinacional não respeita os moços foi logo pôr o moço a fazer as necessidades dentro da máquina de lavar ao menos punham o moço atrás duma moita ou de um pinheiro como é devido, vê-se mesmo que não são da parvónia,e blá blá blá blá e blá blá......!!!!!!
    chatice de putos | 06.02.2008 | 22.23H
  • Para poupar palavras e não perder mais tempo com isto... tenho a lamentar fortemente duas situaçoes:
    1 - Uma multi-nacional que consegue auto-denegrir-se:
    2 - Os comentários citados de quem critica o escutismo, sentadinho no sofá e que não faz nada para tornar o mundo um pouco melhor.
    Chefe Escuteiros (III sec) Agr 851 | 06.02.2008 | 21.17H
  • Nota:
    Tenho o maior respeito pelos escuteiros, acho que é uma instituição de muito valor e util para a sociedade, em que a maior parte das pessoas que nela se deslocam são pessoas com valor e de boa indole, mas também sei porque não sou utópico, que neste corpo também há pessoas de má indole, e neste caso especifico acho que este sr: ofendido não esteve nada bem, se calhar porque não viu bem as coisas como ser imperfeito que é, acredito nos escuteiros e espero que continuém a dar o seu util contributo á sociedade.
    a verdade | 06.02.2008 | 15.44H
  • Mª do Rosário com todo o respeito, não concordo nada que o anuncio tenha intenção de ofender alguém, e nem tém cabimento que assim seja, assim como não tem cabimento que as pessoas se ofendam, com uma coisa que não foi feita com o fim que lhe querem atribuir, o que assim sendo torna o individuo que assim sente, como um ser mesquinho e mal intencionado, é como já dizia a minha avózinha " sabes no que pensa a porca?, é na porcaria."
    a verdade | 06.02.2008 | 15.29H
  • Parvos são aqueles que pensam que ser escuteiro é ser um(a) menino(a) que não fazem nada na vida. mas enganam-se.. ser escuteiro é criar um mundo melhor, é ser um bom cidadão e não ser uma pessoa inculta...sim pq os escuteiros é uma escola, que nos ensinam a viver, ajudar, a divertir-nos... Parvos são os que fizeram este anuncio, e tenho a certeza que estas pessoas não são pessoas que tem caracter...
    Aceitamos plenamente as criticas dos gato fedorento, pq são criticas construtivas.. e tmb aceitamos a critica do filme "balas e bolinhos", mas este anuncio não..

    Forte canhota para todos os Escuteiros.. e é ums dos maiores movimentos do mundo..
    Tyr | 06.02.2008 | 15.24H
  • oi

    eu sou escuteira de arroios!!!!


    é so para dizer ke o anuncio é um autentico ultrage para com os escuteiros

    pelo amor d deus se voçes ñ gostam dos escuterios ñ façam anuncios sobre eles

    ke depois é o ke se vê...
    mª do rosario | 06.02.2008 | 14.01H
  • Nos escuteiros há gente boa, e gente que não presta, como em todo o lado e é preciso respeitar as pessoas que se deslocam nas instituições, por isso não vamos generalizar e ofender uma instituição, que em termos gerais até é saudável e util, só porque houve alguém que esteve menos bem, e que errou como humano, tomando a posição que tomou.
    a verdade | 06.02.2008 | 12.22H
  • São mesmo tristes, fui escuteiro, e nada me serve, mas que cambada de florzinhas de estufa... mais nada az dizer será que querem dinheiro para mais uma boa acção através deste processo.. tsss... coitados.. ou seja se lhes chamasse deficientes isso sim seria ofender alguém, mas não os escuteiros.
    Preto do Magoito | 06.02.2008 | 09.58H
  • Como é que existe tanta gente deprimente...a falarem mal de um anúncio meramente humorístico, e quando brincam com os padres e presidentes da junta e com todos os politicos? Ninguém leva a mal. Agora vem um grupinho de calções que se chateia com um anúncio? Devem ser tolos... Brinquem e não levem a mal, façam mais anuncios Media Markt
    Santas... | 06.02.2008 | 09.52H
  • EU SOU ESCUTEIRO E NAO FIQUEI NADA OFENDIDO... SE CALHAR QUEM SE PICOU FORAM OS PAROLOS DA CHEFIA QUE JA MAMAM E CHULAM OS AGRUPAMENTOS...
    CHEFE DO AGRUP. 324 | 06.02.2008 | 02.47H
  • Não sei qual é a imagem que têm do movimento. Mas deviam ter pensado em alguns pontos que são essenciais.
    1º Um movimento com 100 anos não deve ser propriamente inútil.
    2º Podem existir escuteiros "maus" (embora ache que não existem rapazes maus). Mas em todos os grupos da sociedade existem elementos menos bons. Será que é justo insultar um movimento com 70.000 por causa de uma chefe que cometeu algo que não é bonito?
    3º O banco alimentar não é uma organização nossa. Nós participamos nela como muita gente que não é escuteira. Tal como participamos em muitas outras actividades de recolhas de fundos para associações com alto prestígio nacional. Se alguém tem conhecimento de desvio de alimentos do BA por parte de um escuteiro tem o DEVER de denunciar à autoridade, ao BA e se possível a chefia nacional do CNE. Mas acima de tudo à autoridade, é roubo. Não há mais nada a discutir sobre isto. Quem vê e consente faz parte do problema.
    4º O escutismo é um movimento apolítico. Como cidadãos temos posições, mas o movimento não tem. E mesmo recomendações de voto são muito criticadas internamente.
    5º Existe uma diferença entre fazer humor num programa de humor e fazer publicidade. Gostaria de saber se em vez de um escuteiro fosse um "preto" burro. Talvez grande parte de críticos da nossa posição iriam dar-nos-iam razão. Hoje somos nós, amanha outros, um dia qualquer um.
    6º Quem nos culpa por não termos posição em "injustiças sociais" está a trocar a ordem. Culpe o governo que elege.
    7º Os escuteiros não têm vergonha de estar ao mesmo nível que gays. Todos temos direito a indignação e ao respeito. Só uma mente provinciana, limitada e totalmente ultrapassada é que pensa que não.
    8º Não confundir liberdade de expressão com libertinagem de expressão. Todos que querem saber, sabem a diferença. Não sejam tão amantes de uma presumível liberdade.
    9º Quem pensa que o movimento escutista é “fascista” fique sabendo que este movimento em pleno estado novo, formava jovens na democracia. Os jovens através do voto escolhiam os seus líderes.
    10º Este movimento é dos melhores movimentos para ser crescer em grupo. De tal forma bom que é bastante valorizado pelos recursos humanos. Novamente, talvez não sejamos assim tão maus com querem dizer.
    11º.. Tinha mais uns tantos pontos, mas tenho de ir comprar uma maquina à MM ;)
    Um tipo que usa o opera | 05.02.2008 | 23.08H
  • Nos escuteiros haverá gente boa e gente má, como em todo o lado. Mas, por vezes, mesmo que nos interroguemos sobre a necessidade de andarem todos vestidos de igual, de gostarem tanto de acampamentos, e de chefes e de amores secretos, há coisas que nos deixam mal impressionados relativamente aos escuteiros. Uma delas é, sem dúvida, esse tal "banco alimentar", que, num país como este, às tantas faz parecer serem já os meninos ricos à porta de supermercados a pedir comida às pessoas "pobres". É deprimente e deixa-nos apreensivos olhar para a situação do lado de fora, exprimentem, tavez percebam melhor o que quero dizer. Sente-se uma hipocrisia organizada e, por isso, revoltante. Depois, numa dessas acções, vejo eu uma senhora que chefiava o grupo de crianças inocentes e crédulas que por ali andavam a pedir para o "banco alimentar", a retirar um chocolate que alguém oferecera e a, de repente, enfiá-lo na sua carteira. Quando os nossos olhos se trocaram ela petrificou de vergonha. Eu nada lhe disse, depois. Bastara ela ter percebido o que eu pensara. Por isso, se bem que a ideia inicial do escutismo me parece conter algum sentido, o facto é que cada vez mais nos dá a sensação de tudo ter acabado numa organização de gente rica que, em vez de estar interessada em irradicar a pobreza do mundo, promove antes a caridadezinha, a qual mantém a pobreza no mundo. Às vezes imaginamos que a pobreza nunca deixará de existir porque os pobres são úteis aos ricos para estes exercerem essa tal "caridadezinha", e se sentirem superiores a a alguém. Tantas boas intenções deram início a tantas instituições, que depois acabaram por perverter o sentido original... Se os escuteiros não soubessem de tudo isto, estariam somente tão incomodados quanto as misses ou os generais.
    (º+º) | 05.02.2008 | 13.03H
  • acho incrivel os escuteiros ficarem ofendidos com um anuncio de televisao,nesse caso o herman e os gatos fedorentos ja nao tinham dinheiro para pagar tantas multas.chama-se a isso falta de humoracho graça ao anuncio e nao vejo mal nenhum sao quatro personagens que fazem um papel como nas novelas e anuncios se o anuncio fosse com cenas eroticas com escuteiros ja nao fazia mal nenhum antes pelo contrario os escuteiros eram machos.meus amigos isto e uma bricadeira tenham humor.e a MEDIA MARKT que nos de anuncios iguais ou melhores que este.
    AM-ALFRAGIDE | 05.02.2008 | 01.45H
  • Eeu cá achei um piadão.... é que realmente os escuteiros, escoteiros e afins têm mesmo cara de parvónios.... e as fardinhas não ajudam mesmo nada!!!... muito bem enquadrado ao lado da miss cabeça oca.
    Eu que nunca fui escuteira, mas ja ajudei a socied | 04.02.2008 | 22.47H
  • Os escuteiros é uma forma de ensinar jovens a andar na vida de uma forma correcta e saudável, é uma forma de contributo para a sociedade em vários aspectos, portanto é uma instituição muito util para a sociedade, e não deve cair no erro de se ofender só porque vestiram um dos protagonistas do anuncio de escuteiro, mas sim encarar o momento como deve ser encarado, como um momento engraçado, essa sim será uma atitude coerente com o vosso propósito, pois neste mundo há de tudo seja em que nação ou instituição há pessoas parvas, inteligentes, burras ou espertas, e devemos tratar as coisas pelo nome que elas têm, e não por aquele que muitos mal intencionados querem que nós tratemos.
    a verdade | 04.02.2008 | 15.28H
  • Concordo com a comentadora Maria Luísa Aurélio. "Enganam-se aqueles que pensam que os escuteiros são menininhos de farda que não querem ofender ninguém, os escuteiros são activistas..." Não são, de facto, uns menininhos quaisquer. Servem uma ideologia - a católica - retrógada, chauvinista, primária e completamente desfazada da realidade do século em que vivemos. E reagiram como qualquer fundamentalista, islâmico ou não.
    Espero que a Media Markt não faça o mesmo que os cobardolas da Tagus!
    Paulo Dias | 04.02.2008 | 15.10H
  • Ou eu sou parvo!!! ou então tapado não consigo perceber onde é que está a ofensa aos escuteiros, ou então é por não ser da parvónia!!!, aliás acho mesmo mesquinho as pessoas estarem a ofenderem-se com coisas sem importancia, é mesmo de quem quer protagonismo, ou de quem não tem mais nada para fazer.
    olho vivo, Portugal | 04.02.2008 | 15.04H
  • Se querem processar, que processem! Mas eu acho que o Juíz é que não é parvo!
    Alberto | 04.02.2008 | 14.45H
  • Claro que é muito fácil apelar agora à liberdade de expressão. Mas lembro-me perfeitamente que não há muito tempo uma campanha publicitária da cerveja Tagus foi retirada do ar porque atentaria contra os homosexuais... Agora atenta-se contra uma organização que mobiliza milhoes de jovens no mundo inteiro e 80 mil em Portugal. A MM ainda se desculpa tentando dizer que apenas são chamados de parvos...apenas?? É muito fácil olhar para um grupo de escuteiros e chamar-lhes bando de parvos...é fácil ir com a maré e dizer o que mais convém social e politicamente! Meninos comportadinhos? Não, não é por aí...rapazes e raparigas que têm um modo de vida diferente, que se regem por valores diferentes e que por isso fazem toda a diferença nesta sociedade onde é bom ser-e o "menino mal-comportado". Enganam-se aqueles que pensam que os escuteiros são menininhos de farda que não querem ofender ninguém, os escuteiros são activistas, remam muitas vezes contra a maré, e como se pode ver neste caso, não ficam calados quando atacam os seus principios. Acho uma falta de respeito contra esta organização, tal como o acho contra os restantes retratados no anúncio. Não é ridicularizando pessoas que se atraem os que "ainda são parvos e não vão à Media Marht"! Sejam mais inteligentes que isso meus senhores!

    Atenciosamente, Maria Luísa Aurélio
    Maria Luísa Aurélio | 04.02.2008 | 14.17H
  • LOL, os próprios escuteiros meteram-se ao mesmo nível que os gays fanáticos... realmente, que desespero!
    TugaLitoral | 04.02.2008 | 13.23H
  • Até é ridiculo, não há sequer tempo de antena para um tipo que não estava relacionado com o anuncio, e passou a estar devido á sua reação, ou seja passou a ser cidadão da parvónia.
    olho vivo, Portugal | 04.02.2008 | 12.44H
  • E já agora, uma pergunta: falam dos extremistas e dos terroristas islâmicos, etc etc, e que são maus e afins e que não se pode fazer caricaturas nos jornais sobre Alá ou Maomé ou o que quer que seja...

    Agora, pensem na reacção de algumas pessoas que aqui têm escrito...
    Al-Beto | 04.02.2008 | 10.39H
  • Opá eu acho é que falta uma grande dose de sentido de humor a estas pessoas...

    Quer dizer, uma pessoa com dois dedos de testa sabe que um escuta/escoteiro não é estúpido, ou qualquer outro adjectivo menos abonatório... Agora, a pub não retrata ninguem em particular.

    Vejamos então, a partir de agora, todas as mulheres que não se revêem naqueles anuncios de Fairy e afins vão processar a marca porque não se reveem naquela figura??
    Al-Beto | 04.02.2008 | 10.38H
  • eu acho esta coisa da MM estar a gozar com os escuteiros, com as misses, com os militares e com as pessoas de leste uma incrivel falta de civismo e uma ma educaçao incrivel!!!
    nao so devia ser realizada uma petiçao para os escuteiros mas tambem para as entidades referidas anteriormente.
    a MMprecisade ser responsabilizada pelo que fez.por isso assina a petiçao e apoia nao so os escuteiros mas tambem os outros penalizados!!!!!!
    O bom escuteiro e cidadão | 04.02.2008 | 09.56H
  • os escuteiros que estejam calados que eu sei por fonte segura que quando fazem o banco alimentar eles ficam com parte da comida que as pessoas oferecem para os mais desfavorecidos para usarem nos seus passeios e acampamentos. Estejam mas é calados !!! Há cpisas bem piores neste país e ninguém se ofende.
    J.S. | 03.02.2008 | 19.56H
  • Coitadinhos dos betinhos dos escuteiros, e seus respectivos papás não estão habituados a viver em liberdade de expressão se a campanha os ofende também o faz com os militares ,misses e cientistas VIVA A MEDIA MARKT VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
    JJS | 03.02.2008 | 16.01H
  • Cara -O^O- , não é preciso escrever a GRITAR, por que de outra forma passa a ser considerado na net uma espécie de mal educado, que não entende que aqui não se grita. ;)
    ;) | 03.02.2008 | 09.16H
  • EU ACHO PIADA À MM...
    SEMPRE QUE FAZEM UM CHINFRIM COM UMA SUPER-HIPER-PROMOÇÃO QUALQUER, SE FORMOS VER NOUTRO HIPER ENCONTRAMOS AS MESMAS COISAS MAIS BARATAS !!!
    SÃO UNS PARÔLOS, OS GAJOS...

    YAH... CONHEÇO UM PINTOR DE AUTOMÓVEIS QUE USA OS JORNAIS DELES PARA REVESTIR OS CARROS QUANDO OS VAI PINTAR.
    PARECE QUE O PAPEL É MAIS RESISTENTE QUE OS OUTROS E NÃO SEI QUÊ MAIS...
    -O^O- | 03.02.2008 | 01.10H
  • 02.02.2008 | 22.29Hcomentário reprovado
  • Por certos comentários reparei que existem mais parvos do que pensava.
    A melhor maneira de contestar, é não ir à Merdia Market.
    A L | 02.02.2008 | 22.00H
  • De Facto sao inumeras as campanhas menos correctas, no caso da media markt nao se trata so de afectar os escuteiros... porque os escuteiros antes de serem escuteiros sao pessoas, iguais a todas as outras e ja que falamos em liberdade de expressao nao podemos esquecer que cada um tem o direito de comprar o que quer, quando quer e ONDE quiser, nao tem que ser tomado por parvo. Ha muito tempo que as campanhas da media markt deviam ter sido processadas...esta ultima e o degredo total e uma falta de respeito para com a liberdade de cada pessoa.
    Sou escuteira há muitos anos e a primeira vez que vi o anuncio nem reparei no escuteiro, nem no militar, nem em nenhum personagem em particular porque acheiro o contexto geral tao despropositado e de tao mau gosto que nem mais um minuto prendem a minha atençao.
    Por isso penso que não se trata aqui de se o escuteirinho bem comportado ou nao,trata-se da ofensa que aquele anuncio é de facto para todas as pessoas independentemente do papel que cada um tem na sociedade! E para quem gosta tanto de criticar os escuteiros... ninguem disse que os escuteiros eram santos, somos pessoas, erramos e aprendemos com os nossos erros mesmo que sejam necessarios muitos chouriços, muitos copos de vinho, muitas noites de convivio quer no campo quer em qualquer outro lado que seja, porque esses sao sem duvida alguns dos melhores momentos!
    Rita Duarte | 02.02.2008 | 21.52H
  • Uiuiuiui
    isto tá dar k falar, há tantas coisas com k o CNE em particular s devia preocupar, vem agora com publicidade e ai ai a nossa imagem...
    Precocupem-se em analisar não só a imagem que os média lançam, mas tb aquela k os nossos queridos scouts passam... mas ai e tal nos somos tds mt bem comportadinhos...
    Há mt q o escutismo em mts locais é praticado ou usado para fins um tanto ...... . Aqui sim, deviam pensar na imagem e kal o verdadeiro papel k desepenham n sociedade.
    Vivam a vidinha e façam a difrença naquilo k é realmt important.
    Orgulho nos scouts,
    não necessario k seja uma obcessão.
    Nessa publicidade até q faltam alguns pormenores, o chouriço, copo do vinho e as benditas raposas matreiras......
    Canhotas escutitas
    sapiense | 02.02.2008 | 14.17H
  • Sobre a Cerveja Tagus e a Campanha Hetero, foi o que foi....mas ai era politicamente incorrecto.
    A Campanha foi abortada...
    http://www.meiosepublicidade.pt/2007/11/23/campanha-orgulho-hetero-da-tagus-ja-chegou-ao-icap/
    (campanha em Nov 2007)

    Agora imaginem que tinham colocado um gay a fazer a figura da Sanita no spot da MM.
    Cairia o Carmo e a Trindade!

    Não podemos ter 2 pesos e 2 medidas.
    A Liberdade de expressão existe, com os limites que respeitem a Dignidade de cada um , seja Gay ou Escouteiro ou um Sem Abrigo.
    anónimo | 02.02.2008 | 12.45H
  • Joao Loureiro, tenho a informar que um escOteiros é um membtro da Associação de Escoteiros de Portugal (www.aep.pt) existe tb outra associação ligada ao movimento escotista que é o corpo nacional de escutas (estes sao escutas, mas usualmente xamados de escUteiros. No entanto a designação correcta e escuta, dado que nasceram depois dos escoteiros e adoptaram essa designação). Esclarecido??
    V.F. | 02.02.2008 | 01.38H
  • COMENTÁRIO:
    -PANFLETOS IDIOTAS DE EMPRESAS COMERCIAIS E CARTAZES IDIOTAS NO MARQUÊS DE POMBAL- VENHA O DIABO E ESCOLHA- :

    A medida de coacção aplicada ao nacionalista Vasco Leitão, julgo que terá como principal fundamento a tentativa de colocar um ponto final às actividades menos dignas de certos membros do PNR que causam grande alarme na sociedade.

    Como se pode verificar Portugal é um País de culturas muito diversas. Há 500 anos os nossos antepassados voltaram-se para o mar e iniciaram uma epopeia que ficará para sempre gravada na nossa memória colectiva!.

    O maior encontro de culturas alguma vez registado pela História Universal!.
    Portugal deve acolher com o maior carinho quem o procura para viver em Paz e o ajuda a construir o Futuro.

    Meus caros amigos os portugueses estão espalhados pelos "quatro cantos do Mundo" e sempre foram muito acarinhados e respeitados.
    Se todos os nossos emigrantes, espalhados pelo Mundo, fossem na sua totalidade obrigados a regressar à Pátria, Portugal essa "jangada de pedra, qual Titanic" logo se afundaria no oceano!.
    Os primeiros a serem lançados ao mar seriam os que colam cartazes idiotas e se manifestam com ideais importados de outras paragens, desadequados da nossa forma de estar de sentir e de bem receber!.
    Lá dizia o poeta "... e se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa connosco...!.

    Quanto aos panfletos idiotas de Empresas comerciais que tentam "abocanhar" a 100% todo o mercado, servem para acender a lareira que tem estado um frio louco...Eles é que são os Parvos!.
    M.C.M | 01.02.2008 | 23.40H
  • acho um exagero esta coisa toda da petição. tambem eu fui escoteira e guia de portugal, e não acho muito correcta esta campanha. mais grave ainda acho o facto de estarem a gozar notoriamente com os cidadãos de paises de leste!! e quanto a isso ninguem diz nada!!
    ana | 01.02.2008 | 22.56H
  • txeeee há aki tanto escoteiro... oh, nao há... epah que surpresa, e se houver... tenham vergonha na cara se defendem esta campanha...
    Não levar a mal o uso do nosso uniforme como imagem de representação de uma pessoa idiota? Se vocês se julgam idiotas, muito bem, estão no vosso direito. Eu cá não me julgo idiota nenhum, e acho que há uns quantos milhões de escoteiros que concordam comigo... mero palpite... não acham que a nossa sociedade já nos vê demasiado como um grupinho de crianças e adultos que se fingem crianças, todos juntos a brincar e a cantar à volta da fogueira? E acham que esta campanha ajuda para alguma coisa? correct answer: Não ajuda nada. Daí que me sinto ofendido. Porque a imagem que nós nos esforçamos por transmitir à sociedade é denegrida por estas campanhas e outros sketches como referido pelo outro comentário. Não, não concordo com o sketch, e sim teve piada... mas ali era o referir de um pai a gozar com o filho por se juntar aos escoteiros, e não alguém com o uniforme escotista(ou partes dele), a auto-flagelar-se de uma maneira ridícula e idiota.

    Existe uma ligeira diferença entre uma coisa e outra, e acho que a razão é suficiente para nos sentirmos ofendidos. Cada um é como é, afecta-se como cada qual, e ninguém é obrigado a sentir-se ofendido. Mas eu sinto-me, e vocês?
    Escoteiro | 01.02.2008 | 22.56H
  • A todos aqueles que não sabem o que dizem, e que estão por aqui dizendo barbaridades contra os escuteiros, lembrem-se que não gostamos de ser gozados pessoalmente, logo em grupo pior. Uma Associação Nacional é claro que tem que defender a sua tese, devido a ser umas das duas com poderes escutistas neste país, logo deve fazer o seu papel, defender o seu nome. Cresçam quem faz estes comentarios parvos
    Joao | 01.02.2008 | 22.25H
  • Infelizmente só num país de fracos de espírito é que se dá tanta importância a um spot que deve ser levado na brincadeira! Já alguém processou os Gato Fedorento por causa dos sketches? A esses todos acham piada! E acho bem que achem :) O único país da Europa em que também houve polémica com anúncios da MediaMarkt foi na Polónia, em que uma claque de futebol Polaca era toda composta por ladrões. UFA! Jamais irei à Polónia! Serei roubado certamente! A quem reclama com os spots publicitários eu chamo de gente que não tem mais nada com que se preocupar! E é isto(polémicas) que o país quer para esquecer os verdadeiros problemas da nação. Deixem-se mas é de hipócrisias, porque afinal eles são uma das maiores cadeias de lojas de electrónica da Europa, e se fossem assim tão maus e ofensivos, já cá não andavam...
    Stewie | 01.02.2008 | 21.01H
  • V.F. o que é um escoteiro ?

    bem, deixem-me dizer, que a mim a publicidade não me diz grade coisa. quando quero comprar, considero as opções e vejo onde vendem mais barato e melhor.

    vendo bem, o que os escUteiros conseguíram, foi que à custa deles a MM tivesse publicidade gratuita... parvos...

    p.s. viper, qual é a empresa que não explora os trabalhadores por tostão e meio ?
    Joao Loureiro | 01.02.2008 | 20.28H
  • A Media Markt tem um tipo de publicidade medíocre e de muito mau gosto!
    O slogan é despropositado e ofensivo para qualquer pessoa que não compre nas lojas deles!
    parece-me que este tipo de publicidade tem efeitos contrários aos que se pretendem!... A MIM NÃO ME APANHAM LÁ, É QUE EU NÃO ALIMENTO PARVOS!
    PRESIDENTE DA PARVÓNIA | 01.02.2008 | 20.01H
  • Acho muita piada às pessoas que veem falar em liberdade de expressao, sera que nunca ouviram dizer que a liberdade de cada um acaba onde começa a do outro? Caso nao saibam nao podem andar por aí na rua a insultar e a chamar parvos a que quiserem e vos apetecer. há que ter alguma dignidade. Eu nao falo por ofender os escoteiros, mas sim todos os que nao mao a esse espaço comercial, basicamente quer dizer que só pk nao vou lá sou parva?? simplesmente nao faz sentido nenhum, é andar a chamar nomes às pessoas gratuitamente... Acho que o país devia ter mais consideração pelos escoteiros e escutas dado que dão a conhecer, atraves do seu movimento, o país pelo mundo fora. Apresentam os seus costumes, lingua, hábitos, tradiçoes onde quer que vão. Caso nao saibam ao acampamento mundial foram representar Portugal mais de 800 escoteiros, um dos maiores contigentes de escoteiros... e é assim que nos agradecem?? acho que sim, continuem assim que vao longe... Claro sem falar na educação nao formal que prestamos aos jovens... mas o k é isso perante todo este comercialismo??
    V.F. | 01.02.2008 | 19.32H
  • COMENTÁRIO:

    Os publicitários estão neste momento a "esfregar as mãos" e a dizer que é desta forma que se conseguem grandes lucros!.

    Quanto mais idiota e ridículo for o "slogan" melhor fica na memória colectiva!.

    Trata-se de uma manobra claramente mercantilista e não deveria ser-lhe dada nenhuma relevância pública sob pena de terem sido cumpridos os objectivos!.
    M.C. | 01.02.2008 | 19.27H
  • Acho muita piada aos comentários! Só prova que a publicidade, embora ultrajante, alcança os seus objectivos ! Os parvónios.
    Onde já se viu confundir liberdade de expressão (pela qual tanta gente deu a própria vida), com publicidade de mau gosto ?! Defender a liberdade de uma empresa que apela ao consumo desenfreado e explora trabalhadores por tostão e meio, achando que fazem muito bem e estão no seu direito e não se defende um movimento com 100 anos, que defende valores sociais e que influenciou positivamente directamente e indirectamente milhares de portugueses !!!!!!!!!!
    SÓ MESMO NA PARVÓNIA !
    Afinal toda esta gente deveria estar retratada naquela publicidade.
    O parvo mais parvo é aquele que consegue rir-se quando é ultrajado !
    Sinceramente....
    Viper | 01.02.2008 | 18.39H
  • ei pá vão mas é trabalhar vocês ( entenda-se o vocês como pessoas que criticam a publicidade )

    querem meter lá quem ? o cidadão comum ? para se rirem dele ? claro... se for outro está bem. alguém aqui nestes comentários bem diz que quem não deve não teme...

    sr. José chaves...sabe que esta campanha passou em todos os países onde a MM está presente ? sabe-me dizer qual é a riqueza gerada pelos escuteiros e a gerada por estas companhias multinacionais que insultam os portugueses ?

    lembra-se do Sr. Scolari ter sido chamado de burro num programa de humor nacional ? acham que ele se importou ? ( é óbvio que se importou... mas claro que aquilo é uma brincadeira )

    ora eu por essa lógica, seria forçado a processar todas as pessoas que contassem as típicas piadas do Joãozinho.

    Portugal precisa é de pessoas que não se deixem levar pelo absurdo. É uma pena que quem diz defender a democracia, venha contrariar desta forma a liberdade de expressão....
    Joao Loureiro | 01.02.2008 | 18.09H
  • Apesar de achar o slogan, de uma estupidez confrangedora, aqui segue a definição que conheço de "Escuteiros":
    Grupos de meninos vestidos de idiota, liderados por idiotas vestidos de menino
    ZS | 01.02.2008 | 14.43H
  • E onde estava o senhor BLABLABLA para se manifestar contra ela? estava? alguém criticar outro por coisas que o próprio faz...
    Onório | 01.02.2008 | 11.16H
  • Se há pessoas mt sensiveis, o problema é delas e não dos outros. Uma campanha publicitária que diz "Eu é que não sou parvo" tem que ser protagonizada por alguem, tenha farda ou esteja vestido normalmente, claramente vai encaixar no esteriotipo de algum grupo de pessoas, portanto é ridiculo acusar a empresa de mau gosto pois simplesmente seria impossivel fazer uma publicidade com este slogan sem incomodar ninguem... tenham juizo ! A liberdade de expressão é mais importante que defender qualquer tipo de pessoas estupidas que se sentem ofendidas por tudo e por nada.
    Roberto Magalhães | 01.02.2008 | 10.51H
  • E a invasão do Iraque? Não foi um insulto à humanidade? Onde estiveram os meninos escuteiros para se manifestarem contra ela? A publicidade enganosa dos bancos que levou portugal à dívida colectiva, também cheia de sorrisos e de humor... Onde estavam os meninos e meninas ecuteiros quando isso acontecia? E muitas outras coisas mais. Xenófobos? Que termo é esse?...
    BLABLA | 01.02.2008 | 10.44H
  • sempre ouvi dizer q os escuteiros sao muidos vestidos de parvos, liderados por um adulto com mania que é muido XD XD XD
    fpvsm | 01.02.2008 | 04.29H
  • Parvos são todos aqueles que não actuem a prol de uma melhor democracia,deixem uma empresa multinacional que diz que humorada faça o que entender desses dois neurónios que não insulta claramente só faz humor(que é fora do prazo).
    Por favor,pensem a Media Markt para além de estar a insultar claramente com os escuteiros,generais,misses e presidentes,tambem estão insultar claramente(conforme eles dizem da noticia) os povos lestes que não tem a culpa disto.
    Resumindo e concluindo estão a insultar claramente todo o mundo.
    "E PARVO NÂO SOU EU,POR NÂO COMPRAR NADA A MEDIA MARKT"!!!"
    Para além de ser escuteiro e que tenho uma promessa que estou a tentar comprir da melhor forma possivel sou Português e não admito que uma empresa que é multinacional estrangeira insulte claramente o meu povo!!!
    José Chaves | 01.02.2008 | 00.14H
  • Realmente não vale a pena comentar. O processo em tribunal chega. Mais acção, menos palavras. Somos parvos? Isso é o que muita gente julga...
    Miguel | 31.01.2008 | 15.26H
  • Os escuteiros são uma data de putos vestidos de parvos, comandados por um parvo vestido de muido.
    JM | 31.01.2008 | 14.42H
  • Os que aqui comentaram mostram bem não entender o teor do protesto.
    É bom que haja humor, mas não faz sentido que o humor passe por ridicularizar quem trabalha em prol da difusão de valores anti-consumistas exactamente para promover o consumismo.
    O anúncio é grave, mais do que por atacar os escuteiros, por ser claramente xenófobo.
    Louvo os escuteiros por estarem a tomar uma atitude firme contra a lógica do vale-tudo para fazer dinheiro.
    João | 31.01.2008 | 14.17H
  • O que acho engracado nisto tudo é que se os parvos aparecessem com equipamentos de um cube de futebol "caia o carmo e a Trindade"... "Então estão a dizer que os benfiquistas sao parvos???" Mas como é os escoteiros já é porque "os escoteiros são isto e aquilo..." bah
    Pedardo Pessoa | 31.01.2008 | 13.27H
  • Tenho um amigo que diz que os escuteiros sao miudos armados em homens e homens armados em parvos.
    Ze | 31.01.2008 | 12.56H
  • Afinal, parece que com isto os escuteiros demonstraram a todo o mundo que são... (hoops! o melhor é não dizer)
    PARVOS | 31.01.2008 | 12.34H
  • Na campanha do MM estão também um presidente, um general e úma miss.
    Resta apelar a todos os presidentes, generais e misses que se unam aos escuteiros contra esta campanha...
    Por favor... a reacção é mais parva que a própria campanha (que até afasta clientes, mas isso são opções de gestão).
    JS, Lisboa | 31.01.2008 | 12.24H
  • Não se preocupem, escuteiros! Então não são vocês que sempre ensinam "quem não deve não teme"?... Vá lá, se não são parvos, por que razão hão-de agora aborrecer-se com essas coisas mínimas?
    PARA A PARVÓNIA | 31.01.2008 | 12.22H
  • São mesmo parvos ou se quiserem palermas...

    Já ouviram falar no direito de expressão?!? Só falta agora virem os presidentes (de junta, de câmara, de clubes de futebol) barafustarem porque se sentem ofendidos... Cresçam!
    Pedro | 31.01.2008 | 12.16H
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE