PUBLICIDADE
Vila Real

Primeiro-ministro inaugura hotel, estrada e armazém de vinho

05 | 10 | 2010   13.51H

Sócrates começa o dia com a reinauguração do Vidago Palace, precisamente 100 anos depois de ter aberto as portas pela primeira vez.

Este hotel foi projectado pelo rei D.Carlos, que costumava passar férias nas termas locais, mas por causa da sua morte foi o seu sucessor, D.Manuel II, que concluiu a obra, não o chegando, contudo, a inaugurar.

É que a cerimónia estava agendada para 5 de Outubro de 1910, precisamente o dia do golpe de Estado que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal. O edifício abriu as portas no dia seguinte.

“E é por esse motivo também que se diz que este não é o hotel da monarquia, é acima de tudo o hotel da República”, afirmou à Agência Lusa Rosário Pinto dos Santos, directora de Vendas e Marketing do Vidago Palace Hotel.

Precisamente 100 anos depois e após obras de requalificação, o Palace é reinaugurado pelo primeiro-ministro.

Ao hotel foi anexado um SPA termal, projectado pelo arquitecto Siza Vieira, e o campo de golfe passou de nove para 18 buracos.

A renovação desta emblemática unidade hoteleira está inserida no Aquanattur, um projecto turístico de Potencial Interesse Nacional (PIN) promovido pela Unicer que teve um investimento total de 80 milhões de euros.

No mesmo dia a Unicer relança a imagem das águas Vidago, com nova garrafa e rótulo, mais ao estilo “gourmet”.

À tarde, José Sócrates inaugura a variante à Estrada Nacional 322, entre São Martinho de Anta (Sabrosa) e a Auto-estrada 24 (A24), em Vila Real.

Esta nova estrada tem uma extensão de quase sete quilómetros, representa um investimento de cerca de 12,4 milhões de euros e vai servir de alternativa à sinuosa EN322.

O primeiro-ministro esteve presente no lançamento desta obra e, na altura, afirmou que se trata de “uma questão de justiça”.

“Não podíamos ter uma sede do concelho com tantas dificuldades para se ligar à rede nacional de auto-estradas. Queremos tornar o país mais igual e reduzir as desigualdades", disse então José Sócrates.

Nesta cerimónia, o governante vai estar acompanhado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e pelo secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos.

Também em Sabrosa, o primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Agricultura, António Serrano, inaugura o armazém de envelhecimento de vinho da Quinta do Portal, que foi desenhado pelo arquitecto Siza Vieira.

O espaço abriu as portas este verão às visitas turísticas, tanto para os amantes do vinho como da arquitectura.

Com um investimento de quatro milhões de euros, o edifício abarca as três áreas de actividade da quinta: vinha, vinificação e turismo.

O edifício possui uma área de implantação de 2050 metros quadrados e uma área de construção de 4722 metros quadrados de betão e aço.

Siza Vieira elegeu o xisto e a cortiça como materiais de revestimento da estrutura de betão e aço, onde vão ser armazenados os vinhos do Porto e Douro.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

5 comentários

  • Oição cá ó putos de merda: Então vocezeeeeeeeeeeeees já viram bem como o governo e o P.da Rep.passam os dias a passear à nossa custa e deixam a governação do país ao cuidado do jardineiro e do cozinheiro? Esta REPÙBLICA, é mesmo uma grande república! Se vocês tiverem idade e juizo, se não forem filhos , mesmo bastardos de algum Belmiro, tenham vergonha e muita moral e não defendam , nem votem mais em tamanha QUADRILHA. Estes gajos estão cheios de dinheiro lá fora e continuam a leva-lo e estão preparados, com aviões, para fugirem se esta merda dere para uma guerra civil, que é aquuilo que eu vou mais ouvindo.
    tenho pena desta juventude | 06.10.2010 | 00.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • João , não és o unico Português.
    Respeito aos restantes...a tua liberdade pára onde começa a dos outros
    joão ││ | 05.10.2010 | 20.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Até um Bordel inaugura, mesmo sendo proibido.
    O que importa a esse é aparecer.
    A maior das vergonhas é quem o convida, mas como se diz, quem convida sabe as razões.
    Razões que o povo paga.
    joao | 05.10.2010 | 17.35Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Parolo és tu ó tótó, a estrada já está aberta!!!
    Pedro | 05.10.2010 | 15.54Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • A estrada que o Socrates vai inaugurar já esta pronta a muito tempo. Só que ninguem podia la passar porque o Socrates tem que ser o primeiro...
    Parolos...
    Um Portugues | 05.10.2010 | 14.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE