Açores

Governo desvaloriza exigência de alteração dos horários da SATA para as Flores

12 | 10 | 2010   21.23H

“Existe a possibilidade de ligações diárias entre as Flores e Lisboa e, no inverno, também é possível todos os dias fazer a ligação Lisboa/Flores, exceto aos sábados e domingos”, afirmou o secretário regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava perante o Conselho de Ilha reunido em Santa Cruz das Flores, acrescentou que esta ligação aérea não é possível ao fim de semana no inverno porque “desaparece o voo Lisboa/Horta e o primeiro voo de Lisboa chega a Ponta Delgada às 14:05”.

Desta forma, uma eventual ligação de Ponta Delgada às Flores que pudesse servir os passageiros deste voo proveniente da capital portuguesa correria o risco de chegar às Flores “a horas a que já não é permitida a operação no aeroporto”.

Este problema está relacionado com outra questão levantada pelo Conselho de Ilha, relativa à certificação da iluminação noturna da pista do aeroporto das Flores.

Sobre esta matéria, o presidente do executivo regional, Carlos César, revelou que chega às Flores nas próximas semanas uma comissão da NAVE que vai avaliar as condições de segurança operacional do aeroporto, nomeadamente no que se refere à iluminação noturna.

O relatório desta comissão deve estar concluído antes do final do ano, podendo depois a ANA avançar com a obra, com a qual já se comprometeu, segundo revelou Carlos César.

Entre outras questões que o Conselho de Ilha das Flores colocou ao executivo regional, que iniciou hoje uma visita estatutária àquela ilha, está a extensão do cabo de fibra ótica até ao Grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo).

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, salientou que esta extensão foi integrada no contrato de exploração, gestão e manutenção das redes de alta velocidade, cuja adjudicação já foi decidida.

Segundo José Contente, “falta agora que o Governo da República passe à fase seguinte”, ou seja, que entregue a obra.

Foto: DR
Governo desvaloriza exigência de alteração dos horários da SATA para as Flores | © DR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE