PUBLICIDADE
Flocos de Cereais

AFLOC entrega cabazes de pequeno-almoço a políticos

25 | 11 | 2010   13.17H

Apesar de serem considerados um bem essencial para um pequeno-almoço saudável e equilibrado à semelhança da fruta e do leite (sujeitos a taxa reduzida de IVA a 6%), os cereais de pequeno-almoço estão, ao contrário destes produtos, sujeitos à taxa normal de IVA (21%).

«Estamos perante uma situação de iniquidade e injustiça fiscal. A redução do IVA para a taxa mínima é uma questão de justiça fiscal, social e económica para a Indústria, o Retalho e os Consumidores Portugueses» afirma José Aguiar, Secretário-Geral da AFLOC. «Apelamos aos partidos políticos que promovam esta mudança, que serve os interesses de todos os Portugueses numa área tão importante como a alimentação» acrescenta.

Cada Português consome em média 2,8 Kg de cereais de pequeno-almoço por ano, o que torna Portugal num dos países da Europa com o maior consumo anual de flocos de cereais percapita. Este facto demonstra bem a relevância dos cereais de pequeno-almoço na alimentação base dos Portugueses. Em Portugal, esta indústria gera um volume de negócios na ordem dos 120 milhões de euros.

«Entendemos a actual situação do país mas é nosso dever alertar para os perigos que esta discriminação vai provocar. Desde a incapacidade de investimento por parte dos actuais operadores até ao aumento das importações paralelas, com consequentes quebras de receita para o Estado» refere José Aguiar. «Cerca de 80% das matérias-primas utilizadas pela indústria portuguesa na sua produção são de origem nacional, o que demonstra que esta medida terá um impacto transversal e muito positivo para a economia» conclui.

Recorde-se que no âmbito desta reivindicação, a AFLOC foi já recebida em audiências por todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, pela Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e pela Comissão de Orçamento e Finanças.

Foto: DR
AFLOC entrega cabazes de pequeno-almoço a políticos | © DR

1 comentário

  • Aos POBRES....É que NÃO...Nycles...?!
    4ª. Classe Salazarista | 25.11.2010 | 13.49Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE