Cultura

Maria do Carmo Fonseca vence Prémio Pessoa

17 | 12 | 2010   12.08H

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é promovido pelo jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e destina-se a reconhecer pessoas de nacionalidade portuguesa que protagonizaram uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.

O júri do Prémio Pessoa é presidido por Francisco Pinto Balsemão, tendo como vice-presidente Fernando Faria de Oliveira. Integra ainda Alexandre Pomar, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto Moura, João José Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery.

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e presidente da Conferência Episcopal de Cultura, Bens Culturais e Comunicações, foi o vencedor do Prémio Pessoa 2009. Entre as personalidades distinguidas contam-se o historiador José Mattoso - vencedor da primeira edição do galardão (1987) -, a pianista Maria João Pires (1989), o escritor José Cardoso Pires (1997), os arquiteto Eduardo Souto Moura (1998) e Carrilho da Graça (2008), os cientistas António e Hanna Damásio (1992) e Manuel Sobrinho Simões (2002) e o constitucionalista Gomes Canotilho (2003).

Destak/Lusa | destak@destak.pt
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE