'Feitiço' da Ensitel vira-se contra o 'feiticeiro' nas redes sociais
A história remonta a Fevereiro de 2009, quando Maria João Nogueira, conhecida na blogosfera como Jonasnuts e responsável pelos blogs Sapo, escreveu no seu blogue um problema que teve com a empresa Ensitel, depois de ter recebido um telemóvel como prenda.
A cliente explica com pormenor os problemas no telemóvel, os passos que deu junto da empresa Ensitel, as contradições entre funcionários e na política da empresa.
A história que começou há quase dois anos e que já tinha envolvido os tribunais, voltou a conhecer no final deste Dezembro novos contornos. A semana passada a cliente recebeu uma citação pessoal por parte dos advogados da Ensitel para que apagasse os posts no seu blog, onde explicou a sua experiência como cliente.
A Ensitel está agora a braços com uma crise de reputação online muito maior do que alguma vez poderia ter previsto. A sua página de Facebook está a ser alvo de centenas de mensagens de pessoas que souberam da situação e mostram o seu desagrado para com a empresa, colocam links para os posts do referido blog e explicam que nunca mais serão clientes. Muitas mensagens estão a ser apagadas pela empresa, de acordo com os relatos dos utilizadores.
O assunto tem sido amplamente divulgado em dezenas de blogues, muitos deles lidos por milhares de portugueses e as reacções na rede social Twitter foram de tal forma que "#Ensitel" foi a hashtag (o assunto) mais usada pelos portugueses ontem à noite.
Um caso Streisand Effect
O assunto que vai agora a tribunal e desencadeou uma "onda" de solidariedade para com a cliente nas redes sociais é apontado como mais um caso de Streisand Effect. Esse fenómeno de Internet associado a um caso de 2003, que envolveu a cantora e actriz Barbara Streisand, diz respeito a um assunto que alguém procura evitar a todo o custo que seja divulgado online e que ganha o efeito perverso de ser muito mais divulgado do que poderia ter sido inicialmente.
O Destak tentou contactar a Ensitel sobre o assunto, mas a empresa diz que não está disponível nesta altura para prestar esclarecimentos e remete para mais tarde ou outro dia um comunicado ou resposta. JT
Ler o último post da saga "Ensitel" no blogue da cliente
Actualização 19h50:
12 comentários
PM
Veja-se a "revolução" que surgiu nas redes sociais em relação a uma situação individual entre uma consumidora e a ENSITEL (não querendo tomar partidos nem dizer que a Srª Maria João Nogueira não tenha razão), quando à pouco tempo atrás relativamente a um assunto referente a todo o País (Orçamento de Estado) não se viu tanta solidariedade com os que tentavam defender o Povo Português, contra cortes em rendimentos e aumentos da despesa do consumidor...
Se forem pesquisar melhor, verão que esta situação já sucedeu em praticamente todas as Lojas do País (de qualquer entidade), mas apenas se centram na ENSITEL porque foi o nome que surgiu nos vossos Perfis Twitter e Facebook.
Esta "Revolução" deveria ser "lançada" aos responsáveis pela criação das Leis, pois tal como a Srª Maria João Nogueira refere no seu Blog, o próprio Tribunal não lhe deu razão, pelo que se trata de mais um problema de leis mal elaboradas e que ao invés de nos protegerem como consumidores, acabam por nos prejudicar...