PUBLICIDADE
Teresa Paiva

«Se dormíssemos melhor era mais fácil sair desta crise»

23 | 02 | 2011   09.30H

Concluiu que Portugal é um país privado de sono. Porque é que deixámos de dormir tanto como devíamos?

De facto, o actual estilo de vida e as grandes mudanças culturais das últimas décadas em Portugal levaram a uma situação muito preocupante. Basicamente deitamo-nos tarde e acordamos cedo. Na minha juventude, por exemplo, a TV encerrava à meia-noite. E de manhã, os engarrafamentos obrigam a acordar cada vez mais cedo. Para não falar nas novas tecnologias, que não distinguem o dia da noite. Ou seja, as pessoas convenceram-se que não há nem limites nem limitações, aspecto que tem implicações no sono e com a vida em sociedade.

Quais as diferenças para os outros países europeus?

Nos países do Norte da Europa que conheço, como por exemplo a Alemanha, Inglaterra, Holanda, França e países nórdicos, a televisão não inicia programas interessantes às 23h; as crianças e jovens deitam-se muito mais cedo, os centros comerciais tem horários restritos. A noite é mais respeitada. Por isso, embora se queixem de uma restrição do sono, não atinge as nossas proporções.

As consequências desta privação de sono são graves?

Graves e múltiplas: mau rendimento intelectual, mau aproveitamento escolar nos jovens, irritabilidade, problemas de memória e emocionais. Isto no curto prazo, porque a longo há risco acrescido de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, insónia, depressão, cancro da mama, útero e próstata, e claro os acidentes. Um jovem à saída de madrugada de uma discoteca ao fim-de-semana, depois de ter consumido álcool, é uma verdadeira bomba-relógio. Os acidentes de viação e de trabalho têm muitas vezes como causa a falta de horas dormidas.

A obesidade é uma consequência porque enquanto dormimos não vamos ao frigorífico!?!

Também! Mas o que acontece é que no sono há controlo do metabolismo e produção de hormonas que reduzem o apetite. Quando não dormimos, esses mecanismos deixam de funcionar, ou funcionam pior. Já a hipertensão, resulta do aumento matinal do cortisol, que acontece quando há privação de sono.

A falta de sono pode explicar que aspecto da crise?

A irritabilidade geral e o tom desagradável de muitos diálogos; as dificuldades cognitivas e de memória que atrasam o encontrar de soluções (o povo diz, e é verdade, que o travesseiro é bom conselheiro); o ar desgastado e envelhecido nítido de muitas pessoas com cargos dirigentes.

E a crise agrava, por sua vez, a falta de sono. Dormir mal é um dos sintomas da depressão e da ansiedade, não é?

Sim, há muitas pessoas preocupadas com o futuro, frustradas por terem expectativas defraudadas, com problemas concretos de sobrevivência por existirem vários desempregados na família, preocupadas com os filhos que não arranjam emprego, nem têm perspectivas de o arranjar. A insónia e a depressão andam de mãos dadas, isto é, cada uma pode provocar a outra, e pode-se curar uma depressão sem curar a insónia, e vice-versa. Estes factores agravam ainda mais os problemas.

Os últimos números indicam que voltámos a subir no consumo de ansiolíticos e antidepressivos. Que efeito têm sobre o sono, e a qualidade desse sono?

São números expectáveis, dadas as actuais circunstâncias. A grande questão é que esses fármacos têm efeitos nocivos a longo prazo sobre a memória. Encontrar a solução certa para quem sofre de ansiedade ou depressão não é fácil, porque não dormir também é prejudicial. Defendo que o tratamento deva ser muito bem equacionado em termos clínicos e ajustado caso a caso.

Defende que os problemas do sono começam na infância. As nossas crianças precisam de aprender a dormir?

Para mim é muito claro e seguro que sim. Iniciei com a professora Helena Rebelo Pinto um projecto designado 'Sono-Escolas', que tem como objectivo divulgar nas escolas conhecimentos básicos sobre o sono e a sua relação com a saúde, a educação e o comportamento social. Mas que pretende também estruturar um sistema de observação e registo do sono dos alunos, sensibilizar as crianças e os jovens para a importância de dormir bem e para a aquisição de bons hábitos de sono. E ajudar os professores a conseguirem intervir para melhorar o sono dos seus alunos.

E como é que tem sido a adesão das escolas?

Tem sido enorme, com muitos pedidos de acções de esclarecimento e para entrar no projecto em todas as regiões do País. E a imaginação das escolas, dos alunos e dos professores espanta-nos diariamente. Muitas preparam já acções especiais para comemorar o Dia Mundial do Sono, que é a 18 de Março.

Mas que efeitos é que a falta de sono tem na maturação do corpo e do cérebro das crianças e dos adolescentes?

É particularmente nefasta nesta fase, porque é durante o sono que é produzida a hormona do crescimento. Para além disso, o sono é fundamental na organização de memórias e processos cognitivos...

Quem não dorme não aprende, ou aprende menos?

Exactamente, e os pais têm de ter consciência disso. Chegam tarde e querem estar com os filhos, mas depois os filhos acabam por se deitar tardíssimo. Com consequências mais graves do que a birra para acordar de manhã...

A sociedade continua a associar o dormir à preguiça. É quase pecado dizer que se gosta de dormir - porquê?

Há uma tradição cultural ambivalente em muitos aspectos: por um lado diz-se que «quem dorme muito aprende pouco», mas por exemplo Einstein gostava imenso de dormir; depois há a crença de que «deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer», o que está longe de ser verdade...

Isso são óptimas notícias, mas como é que explica a 'culpa' por dormir...

Porque também há uma ambivalência mal sã relativamente à própria noção de prazer, que acaba por ser apresentada de forma equívoca. Deve dizer-se que é tão mau dormir pouco, como dormir demais.

Gosta de dormir?

Gosto de dormir, o que não me tem feito mal nem em termos profissionais, nem em termos de saúde, nem em termos de boa disposição.

--------------------------------------------------------------------------------

Apneia e ressonar levam a procurar ajuda

Os seus livros são simples e directos. Bom Sono, Boa Vida conta, por exemplo, a história dos problemas de sono de vários tipos de pessoa com que o leitor se pode ir identificando. Recentemente, em parceira com Helena Rebelo Pinto, editou livros para ajudar as crianças a compreender o que é o sono e a sua importância (e de caminho pais e professores). Para lá do seu trabalho clínico, está envolvida em vários projectos nacionais e internacionais nesta área, que pretendem descobrir mais sobre o cérebro dos esquizofrénicos, através da monitorização dos seus ciclos de sono, ou de que forma o sono, e a falta dele, afecta os neurónios dos adolescentes. A apneia do sono é, assim como o ressonar, uma das causas que leva mais doentes ao seu consultório, porque para além do medo de «não acordar», sentem-se cansados, apesar de aparentemente terem «dormido bem».

Isabel Stilwell | editorial@destak.pt
Saiba mais sobre:
Foto: Rowan Seddon-Harvey
«Se dormíssemos melhor era mais fácil sair desta crise» | © Rowan Seddon-Harvey

25 comentários

  • A DORMIR JÁ ANDAM OS PORTUGUESES TODOS QUALQUER DIA NEM ACORDAM
    ZE | 20.03.2011 | 12.36Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esta madrugada, porque só de madrugada é que já consigo fazer alguma coisa cá com o graveto, mas antes de ir mijar, e então, lá com a minha coxa, lá coçamos na coisa e não é que me lembro aqui desta fofinha e comecei a rir-me. A minha aleijada, diz logo, com voz de macha! Ó homem, mas porcaraio te estás a rir, merda! e não é que ainda me começo a rir mais e a porra do meu graveto,pumba mi dobrou! A minha velha que queria cocegas, não é que me começa a precionar para eu dizer porque me estava arir e eu disse-lhe: Olha lembrei-me duma cara linda que costumo vêr na internet.Ai o que eu disse! Tive que pegar no portátil e lhe mostrar a cara linda! Então não é que a velha diz: Sacana de merda, será que eu não seja melhor que essa! Pôs-me da cama para fora e mandou-me ir fazer uma cegóvia a pensar nesta cara linda! E continuo a rir-me, a rir-me, para esquecer o que estou a ser roubado, por estas quadrilhas que nos governam (a eles)
    pica miolos | 17.03.2011 | 19.19Hver comentário denunciado
  • Eu, desde que vies-te com esta treta para aqui, cada vez durmo menos, só de pensar em ti! É verdade! Já te vi algumas vezes e se arranjasses esse penteado, podes crer que de corpinho , nem és nada má, pelo que deves ser uma mulher e peras! Eu não te deitava fora, ai não!
    pica miolos | 16.03.2011 | 11.51Hver comentário denunciado
  • Mas eu até acho graça a esta matrafona! Com o olhar que ela emprega, ainda deve ser mulher de fazer levantar armas e se desse um jeito à porra do corte de cabelo, eu se calhar até a papava. Enfim, há gostos para tudo! Antes esta, do que os amigos do Pinóquio. Mas ainda estou a olhar bem para cara da mulher! Ela nem é má de todo, porra! Arranje esse cabelo, carago, que eu ainda lhe dou umas beijocas!
    estou a ficar doido pela mulher | 15.03.2011 | 16.16Hver comentário denunciado
  • Esta velha, parece uma árvore de Natal Russa! Esta merda faz-me rir como ó caralho! Porra , esta gente do Destak, arranja cada matrafona para aqui!
    esta gaja pôs-me a piça nas seis! | 14.03.2011 | 00.46Hver comentário denunciado
  • apenas deixo uma frase:
    Quem nos quer por a dormir é o governo. Só faltava mesmo isso.
    Luis Carvalho | 09.03.2011 | 18.34Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Esta velha do que precisa não é de dormir, ela precisa é de um chá que a mande para a quinta das tabuletas! Isto é só iluminados/as! Será que esta velha ainda seja capaz de gastar meias solas? HUUUUUM! Deve ter as beiças já negras, ferrugentas e frias! PORRA!
    minha rica pilinha! | 04.03.2011 | 23.33Hver comentário denunciado
  • claro que esta senhora tem razão no que diz o que ela não tem culpa é dos portugueses terem tido governantes a condizer com a mentalidade da esmagadora do povo português; não misturem as coisas!
    malacueco | 04.03.2011 | 16.38Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Dorme melhor quem não tem problemas ou quem não se preocupa com os outros. para um desempregado, pensar no que vai dar amanhã aos filhos talvez não o deixe dormir. A crise pode passar mas não deve ser para ele.
    a.cardoso | 28.02.2011 | 23.09Hver comentário denunciado
  • Para a PONTO G:
    Estás muito desfasada da realidade,quanto à mentalidade da maioria das mulheres em relação ao sexo. Há muitas,até podres de boas,que não têm o minímo de raça a dar uma queca. São mudas,passivas,complexadas,paradinhas de todo.
    Não dão o minímo feedback ao parceiro sobre se estão ou não a ter prazer.
    Estão agrilhoadas na educação beata que tiveram.
    Na faixa etária entre os 40-50 anos,em que as de raça dão quecas fenomenais,do outro mundo,a maioria até se ofende com um palavrão dito no calor do clímax. Não se entregam,não fantasiam,não são maradas pela coisa.
    Admito que tu sejas das raçudas.
    Feliz o homem que te tem.
    Virgo | 28.02.2011 | 18.08Hver comentário denunciado
  • O Prolema é precisamente o facto de estarmos todos a dormir profundamente e há muito, mesmo muito tempo!!! É que enquanto dormimos, os bandidos fazem o que querem e ainda lhes sobra tempo... Esperem só até o pessoal começar todo a ACORDAR!!! TÁ NA HORA!!!
    anónimo | 25.02.2011 | 10.47Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • TANTA IGNORÂNCIA JUNTA... ENTÃO AGORA A CULPA DA CRISE É DOS PORTUGUESE QUE SOFREM DE INSÓNIAS???? FAÇAM-ME O FAVOR!!!!!
    MARIA | 25.02.2011 | 08.52Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • nao tem jeito nao senhora teresa paiva, povo portugues e muito ignorantes!!! vao continuar dependentes de remedios para dormr, cigarros, noitadas nas porcarias de discotecas!!!!claro q dormir fator importantisssimo para nosso organismos!!senao fosse nao existia dia e noite!!!!!!a ignorancia e o PECADO DE UM POVO quer ser desenvolvido mas nao muda mentalidade !!!!!!
    dormir faz bem para corpo, alma, inteligencia, | 24.02.2011 | 07.32Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • o que favorece um bom sono é uma boa dose de sexo com muita paixão,e desejo.
    Se a mulher não atingir pelo menos um bom orgasmo(o ideal serão 3),então o sono não será reparador.Os homens fumadores e obesos estão cada vez menos aptos a proporcionar ás mulheres,bons orgasmos,pois muitos já sofrem de disfunção eréctil,e resta-lhes os vibradores para compensar a incapacidade dos seus parceiros....mas não é a mesma coisa!....Por isso é que há cada vez mais divórcios,porque uma sexualidade sem chama e prazer,desmotiva qualquer mulher.Também há homens(poucos)que têm de recorrer a amantes,e/ou(prostitutas) porque as legítimas estão muitas vezes indisponíveis,com as famosas dores de cabeça....
    Esta crise é uma pescadinha de rabo na boca.....
    Esta doutora dorme bem,porque está bem na vida,não lhe falta dinheiro,e já deve estar reformada,e que reforma!.....não tem de levantar-se cedo,e, sem preocupações com o custo de vida, e sem o espectro do desemprego,quem é que não dorme sem sobressaltos!......É fácil falar de barriga cheia.....
    ponto g | 24.02.2011 | 00.15Hver comentário denunciado
  • SERGIO
    Desculpe!
    O ser humano tem ritmos.
    Depende desse ritmos o dormir melhor ou pior.
    Não critique, não sabe quem sabe e o que sabe.
    Atrás destas coisas há saberes, pode que não tivesse entendido ou atingido.
    A mente humana é assim mesmo, limitada.
    Nunca concorde ou discorde, apenas opine.
    A critica nem sempre é construtiva.
    Mas nem sempre pode ser destrutiva.
    E como sabe, a língua Portuguesa..... é bifida!
    joao | 23.02.2011 | 23.52Hver comentário denunciado
  • Caro João, faço questão de lhe transmitir uma pequena síntese da tal que "... colocou esta situação, acho que não sabe o que diz." Para na próxima pensar antes de criticar:
    http://www.wook.pt/authors/detail/id/48369
    Sérgio | 23.02.2011 | 21.33Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Depende com quem se dorme.
    Nem todos os sonos são salutares.
    Quem colocou esta situação, acho que não sabe o que diz.
    Desculpem, eu gostava de actualmente dormir com .......
    joao | 23.02.2011 | 20.12Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • é verdade mais no veráo as 23,30 da noite é de dia e as 4.30 é de dia.
    1972-noruega | 23.02.2011 | 18.27Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Então é assim:
    Isto é um trecho do The Sleepers do Walt Witman.
    Prontos!
    Já disse!
    ZZZZZZZZ | 23.02.2011 | 17.30Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • The blind sleep, and the deaf and dumb sleep,
    The prisoner sleeps well in the prison, the runaway son sleeps,
    The murderer that is to be hung next day, how does he sleep?
    And the murder'd person, how does he sleep?
    ZZZZZZZZ | 23.02.2011 | 17.24Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • O meu Paizinho (que descanse em paz), sempre me disse que dormir era meio sustento, mas esta senhora não deve estar a par da realidade portuguesa, pois não?!...Se os meus problemas fossem resolvidos com o sono, passava a vida a engolir xanax, conversa para boi dormir nada mais...Os meus filhos (6/7 anos) também não é preciso mandá-los para a cama, eles vão por eles e bem cedo por sinal, porque ainda não sentem o peso da responsabilidade e dormem 10 horas seguidas, chegam da escola todos rotos só querem comer e dormir...Agora os adultos a história é bem diferente, digo eu de que...Eu e muitos portugueses vamos para a cama descansar só o esqueleto, porque a cabeça não para de pensar na vida ingrata que levamos, e já não são tão poucos quanto isso...Com todo o respeito minha senhora, vá-se tratar...Toda a gente sabe que dormir pouco faz mal...
    fzappa | 23.02.2011 | 14.27Hver comentário denunciado
  • E se saíssemos desta crise tb seria mais fácil dormir, não lhe parece?
    Patrícia | 23.02.2011 | 14.10Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • concordo 100%
    adelino | 23.02.2011 | 14.02Hdenunciar comentário
    Tem a certeza que pretende denunciar este comentário? sim não
  • Não concordo . . . !
    Há 36 anos . . . !
    E 10 meses . . . !
    A dormir . . . !
    Ela acha que Portugal . . . !
    É um país . . . !
    Privado de sono . . . ? !
    alexandre barreira | 23.02.2011 | 13.26H
  • Mais uma venda da banha da cobra patrocinada e promovida pelo Destak. É a falta de sono que explica tudo, afinal!!! Como a banha da cobra que também cura tudo, afinal!! Esta gente devia era tomar um soporífero e deitar-se a descansar.
    MUDEM DE RAMO | 23.02.2011 | 10.53Hver comentário denunciado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE